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Entenda o que é e para que serve a Responsabilidade Social

Entenda o que é e para que serve a Responsabilidade Social
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Segundo a ISO 26000:2010, Norma Internacional que estabelece Diretrizes sobre Responsabilidade Social, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se . Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento.

O que é Responsabilidade Social?

Segundo a ISO 26000:2010 é uma Norma Internacional que estabelece Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Ela Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.

De acordo com a ABNT NBR ISO 26000:2010 e ABNT NBR 16001:2012 e definição de Responsabilidade Social é:

“Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que: Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem-estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessadas; esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento, e esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.”

NOTA 1 Atividades incluem produtos, serviços e processos.

NOTA 2 Relações referem-se às atividades da organização dentro de sua esfera de influência.

A ABNT NBR ISO 26000:2010 ainda traz o significado do termo desenvolvimento sustentável como desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades.”

 

Responsabilidade Social como estratégia empresarial

Diante da definição de Responsabilidade Social, podemos concluir que se trata de um conjunto de ações realizadas pelas empresas visando cooperar para a melhoria de uma sociedade, entendida não só como os colaboradores, mas também o ambiente externo em que a empresa está inserida, as parcerias, partes interessadas (stakeholders), etc, tendo em vista ações de desenvolvimento principalmente relacionadas à educação, inclusão social, meio ambiente, entre outras ações benéficas à sociedade.

Várias empresas atualmente utilizam a responsabilidade social como estratégia de marketing para se destacarem no mercado e buscarem, também, a lucratividade. O destaque no mercado se dá através da divulgação das ações da empresa por meio de propagandas em mídia, redes sociais, destaques em embalagens do produto, divulgação de Balanço Social, Relatório de Sustentabilidade, entre outras estratégias de marketing criadas para fidelizar e atrair novos clientes, garantindo assim, seu espaço na vida do consumidor e de seus stakeholders. Contudo, importante destacar que as empresas garantem esse destaque no mercado com ações voltadas para a sociedade, esse é o objetivo focal, sendo uma forma quase de “assumir o papel do Estado” já que muitas vezes esse não consegue atender todas as demandas sociais e ambientais essenciais para a sociedade.

Empresas que desenvolvem e apoiam ações de responsabilidade social saem na frente de seus concorrentes, atingindo seu púbico alvo, melhorando a reputação da marca, fidelizando seus clientes e prospectando novos, pois boas ações sociais contribuem para a qualidade de vida da população, proporcionando inclusão social, atendem aos interesses econômicos e ambientais da sociedade, melhorando, assim, a perspectiva de vida da população.

Como divulgar a imagem corporativa através de programas de Responsabilidade Social?

Consumidores, clientes, doadores, investidores e proprietários estão, de várias formas, exercendo influência financeira sobre organizações em relação à responsabilidade social. As expectativas da sociedade sobre o desempenho das organizações continuam a crescer. Em muitos lugares, a legislação que defende o direito da comunidade de obter informações dá às pessoas acesso a informações detalhadas sobre as decisões e atividades de algumas organizações. Um número crescente de organizações está se comunicando com suas partes interessadas, inclusive produzindo relatórios de responsabilidade social para atender às necessidades das partes interessadas de informações sobre o desempenho da organização.

Estes fatores dão às organizações a oportunidade de se beneficiar com a aprendizagem sobre novas formas de fazer as coisas e solucionar problemas. Isso significa que as decisões e atividades das organizações estão sujeitas a uma investigação cada vez mais aprofundada por uma série de grupos e indivíduos. Políticas ou práticas adotadas pelas organizações em diferentes lugares podem ser rapidamente comparadas.

Portanto, cada vez mais as empresas vêm impulsionado sua imagem corporativa através de ações de Responsabilidade Social através do marketing, divulgando permanentemente  seus programas e ações de responsabilidade social empresarial por meio da divulgação do Balanço Social, Relatório de Sustentabilidade, buscando parceiros para aumentar o potencial organizacional e desenvolvendo programas que contribuam de maneira sustentável para a sociedade estimulando a conscientização ambiental, social e econômica em crianças, jovens e adultos.

Para mais esclarecimentos, visite o site de cursos On-line e saiba mais sobre Responsabilidade Social.

Elissa Buba Amaral
Consultora Jurídica.

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