O que é uma não conformidade? Saiba como melhorar sua Gestão!
×

O que é uma não conformidade?


 

Afinal o que é uma não conformidade?

No âmbito dos sistemas de gestão é muito importante que as organizações identifiquem desvios e não conformidades, tomando as ações pertinentes para corrigir os problemas e evitar sua recorrência.

Para tanto existem ferramentas e metodologias apropriadas a serem utilizadas, para que seja possível identificar o problema, suas reais causas e a melhor forma de agir, acompanhar e garantir a eficácia das ações tomadas.

Este treinamento tem por objetivo descrever os conceitos de TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES PREVENTIVAS E AÇÕES CORRETIVAS, de acordo com itens normativos da NBR ISO 9001:2015, da NBR ISO 14001:2015 e da OHSAS 18001:2007.

Além disso, fornecer dados e informações de como executar tais tipos de ações dentro das organizações.

Por que realizar o tratamento das não Conformidades?

Melhoria contínua! Essa é uma expressão que ouvimos a todo momento dentro de uma empresa que possui um sistema de gestão. E para que esta melhoria contínua realmente aconteça, é necessário rever constantemente os processos e corrigir erros.

Erros. Parece chato alguém achar algum erro em nosso trabalho, mas não! Todos nós passamos por isso, pois os processos estão em constante transformação. Sempre podemos fazer algo de forma mais ágil ou mais fácil. Sempre podemos melhorar, pois também estamos em melhoria contínua!

Estes pontos de melhoria são as chamadas não conformidades. Agora, como funciona essa não conformidade dentro da ISO 9001? Quais as dicas para tratar uma não conformidade? Como definir se uma não conformidade é grande ou pequena? E como evitá-las?

Falhas comuns no Processo de Tratamento de Não Conformidade

O que se observa na MAIORIA DAS ORGANIZAÇÕES é a incidência de ações corretivas e ações preventivas que não funcionam. Como já verificamos, uma correta metodologia passa pela identificação do problema, determinação da causa raiz, verificação da abrangência, adoção das ações preventivas e corretivas e verificação de sua eficácia, devendo-se documentar e divulgar resultados.

Os problemas mais usuais estão relacionais a identificação do problema ou a determinação da causa raiz.

Ferramentas para Melhoria

Devemos considerar que o monitoramento contínuo dos processos é salutar e a eventual identificação de não conformidades reais e potenciais (riscos) é uma das fontes para a promoção de melhoria contínua de qualquer processo.

Portanto é importante que as organizações que pretendam adotar programas para alavancar melhorias adotem ferramentas apropriadas a este propósito.

Existem diversas ferramentas de melhoria contínua e para um maior aprofundamento nos estudos recomenda-se conhecê-las e identificar qual a mais adequada para aplicação em diferentes cenários e organizações.

Saiba mais sobre o Tratamento de Não Conformidades, acesse ao link O que é Não Conformidade na ISO 9001.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *