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Exigências da nova ISO 9001:2015 que vão influenciar o seu negócio

Exigências da nova ISO 9001:2015 que vão influenciar o seu negócio
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As empresas tinham até setembro de 2018 para se adequarem à nova versão da norma.  No entanto, muitas empresas deixaram para depois, por falta de planejamento, por falta de recurso ou por problemas internos que impediram a continuidade do processo de migração. Embora o tempo tenha chegao do fim, ainda assim, é possível ser uma empresa certificada novamente.

 

O que é a ISO 9001:2015?

Entender como alguns conceitos funcionam na prática e que estejam claros para todos os profissionais interessados na ISO 9001 é fundamental para que a organização se adeque e alcance a certificação ISO. Destacamos que a norma mais conhecida e aplicada em todo mundo, para melhoria da qualidade dos processos de uma organização, é a norma 9001:2015.A ISO 9001 versão 2015 foi publicada em setembro de 2015 com o objetivo de manter a norma sempre relevante e atualizada com as novas exigências do mercado, dos clientes e das partes interessadas. A norma define critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional. Atualmente, mais de 1 milhão empresas, de 170 países, são certificadas na norma ISO 9001.

Para que serve a ISO 9001:2015?

norma ISO 9001:2015 define os requisitos para garantir padrões de qualidade com o objetivo de buscar a satisfação dos clientes e a melhoria contínua do desempenho das empresas. A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e a certificação na norma proporcionam inúmeros benefícios para as organizações. Entenda como a ISO 9001 pode ajudar na gestão de sua empresa:

  • Avaliar e mensurar resultados buscando a melhoria da performance da organização;
  • Mapear e corrigir desvios, visando à melhoria contínua;
  • Melhor gestão das atividades, dos processos, da documentação e dos recursos da empresa;
  • Melhorar a satisfação dos clientes;
  • Evitar desperdícios e retrabalhos;
  • Diferencial de mercado.

Versões da ISO 9001

1987 – Norma que define modelos para garantia da Qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados, com foco nas organizações voltadas para criação de novos produtos.

1994 – Publicada norma que define critérios para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional.

2000 – Esta versão da ISO 9001 integrou as normas 9002 e 9003 e, entre outras mudanças, tinha a proposta de ser mais abrangente, com aplicação para produtos e serviços e maior compatibilidade com a ISO 14001.

Esta norma vem para solucionar as dificuldades com as normas anteriores que exigia muito papel e poucos resultados práticos.

2008 – Esta versão buscou aprimorar a anterior, trazendo texto mais claro a respeito de “Abordagem de Processo”, “Requisitos Regulamentares” e reforça a compatibilidade com a ISO 14001.

2015 – a nova versão da ISO 9001 foi publicada em setembro de 2015 apresenta uma norma modernizada, que vai de encontro às novas tendências de qualidade e amplia a importância desse sistema de gestão para os resultados das organizações. Entre os itens que se destacam na iso 9001 versão 2015 estão: avaliação de riscos, geração de resultados, feedback dos stackholders, alinhamento com outras normas ISO e flexibilização de documentação.

O que mudou da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015?

E para te ajudar nessa jornada, a Equipe da Consultoria da Verde Ghaia elaboru alguns tópicos improtantes, que vão contribuir no processo de certificação ISO 9001:2015. Assim, você poderá realizar a sua implementação da melhor forma possível. E, em caso de dúvida, não hesite em deixar um comentário ao final do post que responderemos o quanto antes!

Inicialmente, a mudança teve como  foco principal, enfatizar mais ainda a responsabilidade da Alta Direção. Exigindo que ela se posicione para que haja eficácia no sistema de gestão e nos processos terceirizados Desse modo, a Liderança passa a estar presente no topo do sistema, assumindo responsabilidade para direcionar e motivos os seus colaboradores rumo aos objetivos e metas.

Podemos inferir, que o SG da qualidade estará mais alinhado às estratégias do negócio da organização. Consequentemente, o desempenho da organização irá melhorá e assim,  incorporar o processo de melhoria contínua ao longo do tempo. Devemos, no entanto, destacar a gestão de oportunidades e risco ao sistema de gestão, como uma oportunidade de governança. É desse modo, que a norma garante que os riscos sejam considerados, visando que a organização alcance os resultados pretendidos e assim, o SGQ passa a fazer parte do Planejamento estratégico da organização.

Quais são as mudanças exigidas pela ISO 9001: 2015?

Destaca-se outro fatos importante, a padronização dos requisitos normativos, em relação a abordagem integrada das normas. Isto porque, a ISO9001 deve ser vista como  a “mãe” das demais normas e por isso, passa a ser uma facilitadora para a implementação do SG Integrado, por exemplo, ISO 14001, ISO45001. O objetivo da integração é proporcionar às organizações uma visão completa de seus processos e economia de recursos. Vale a pena acessar o e-book da Verde Ghaia, que aborda as prinicipais mudanças.

Pontuando algumas mudanças significativas

1. Princípios da Qualidade: A Gestão da Qualidade se apresenta diante de 7 Princípios, e não mais 8 Princípios. São considerados os 07 Princípios da Norma ISO9001 2015:

  • Cliente
  • Liderança
  • Envolvimento de pessoas
  • Enfoque baseado em processo
  • Melhoria
  • Tomada de Decisão baseada em Evidências
  • Gerenciamento de Relacionamento

.

2. Anexo SL: Essa é uma das principais mudanças da versão 9001:2015.
Para facilitar o processo de implementação e também de auditorias internas e externas, as normas ISO virão com seus requisitos organizados da mesma forma, por exemplo, Requisito 4 que aborda o Contexto da Organização em todas as normas e o Requisito que aborda o item 7 sobre Apoio e assim por diante.

3. Liderança: Agora a liderança é chamada para uma maior responsabilidade nos processos do sistema de gestão. A alta direção deve estar alinhada e ser responsável pelas melhorias contínuas sugeridas pela norma. Não é mais exigido um RD – Representante da Direção, mas sim, um gerenciamento sênior que deve prestar contas ao Sistema de Gestão de Qualidade.

4. Planejamento: Nesse processo, a Organização deve definir os seus riscos e as oportunidades de cada área que faz parte do escopo do sistema de gestão.
Então, é hora de definir estes riscos e oportunidades, verificar o índice destes  impacto na empresa e fazer planos de ação. Desse modo, busca-se a prevenção dos riscos passíveis a atividade da organização.
O risco é pensado precisamente, de modo que haja uma ação preventiva no planejamento estratégico, possibilitando às organizações se adequarem conforme às suas necessidades.

5. Abordagem de processo: Este conceito é abordado como uma subcláusula com a nomenclatura “Gestão da Qualidade e seus Processos”, contendo dez requisitos essenciais, bem como a sua qualificação. A abordagem de processos compreende o controle entre os processos e hierarquias funcionais das Organizações.

6. Contexto da organização: É necessário considerar o fator socioeconômico da Organização e seu relacionamento direto com as partes interessadas, tanto interna quanto externa. O objetivo é analisar a sua visão, missão, ameaças e oportunidades, assim como suas fraquezas, problemas ou mesmo questões que possam impactar no planejamento do Sistema de Gestão de Qualidade.

7. Desaparece o conceito de ação preventiva: Os requisitos 4.1 e 6.1 que antes uniam o conceito da ação preventiva, agora passam a assessorar as organizações na análise de riscos e oportunidades com mais amplitude.
Contudo, a ISO 9001:2015 não mais se agregada às ações corretivas e às de não-conformidades. Isto significa que às Estruturas de Alto Nível ase apresentam às novas regras, embora não incluam qualquer cláusula.

 

8. Foco nas partes interessadas: A nova norma não fala apenas sobre os clientes, mas das responsabilidade que estes devem assumir com as partes interessadas. Busca-se estabelecer requisitos que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas. Isto siginifca: Organização e Cliente. Sendo dever da Organização determinar tanto as partes interessadas quanto as suas exigências.

9. Informação documentada: Ao longo de toda a Norma se fala em informações documentadas, embora desapareçam os documentos e registros. Cabe ressaltar que, embora a ISO 9001:2015 não exija o Manual de Qualidade nos procedimentos documentados, não significa que as organizações não precisem mais usá-las.

10. Gestão do conhecimento e competência pessoal: É importante que a organização envolva a todos e que estes sejam competentes e capacitados. Isso gera valor agregado ao trabalho realizado. Além disso, é possível definir o conhecimento necessário para o funcionamento do Sistema de Gestão. Consequentemente, garante-se a conformidade dos produtos e serviços, visando a satisfação do cliente.

11. Enfase nos processos terceirizados:Os critérios para a avaliação não serão iguais a todos, deve-se levar em consideração a criticidade e a confiabilidade nos negócios. Através da certificação ISO 9001:2015, as Organizações devem tratar os seus respectivos clientes/fornecedores como parceiros.

Entenda como as mudanças da ISO 9001:2015 pode trazer benefícios e contribuir no crescimento e desenvolvimento de toda a organização. Quem nos dá uma palinha desse vasto mundo das Normas ISO é Deivison Pedroza, CEO da Verde Ghaia, com experiência e Know how há mais de 20 anos no mercado nacional e internacional. Quer conhecer mais a fundo essas mudanças

 

Chegou a hora de colocar em prática seu conhecimento sobre a ISO. Mas, se ainda tem agluma dúvida de como aplicar os requisitos da ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade, conheça o nosso Cursos EAD da Verde Ghaia.

 

E para saber mais sobre as novas versões das normas? 
Baixe GRÁTIS nossos E-BOOKs sobre a ISO 9001 versão 2015 e da ISO 14001 versão 2015
Para mais informações acesse: Consultoria Online Verde Ghaia 

 

9 thoughts on “Exigências da nova ISO 9001:2015 que vão influenciar o seu negócio

    1. Boa tarde Juliani,

      O principal objetivo é dar uma ênfase maior na responsabilidade da alta direção quanto a eficácia do sistema de gestão e aos processos terceirizados . Aliás, traz mais a liderança para o topo do sistema, com uma responsabilidade de motivação dos objetivos e metas.

      A qualidade agora está mais alinhada as estratégias do negócio da organização, isso melhora o desempenho da organização, incorporando o processo de melhoria ao longo do tempo.

      Outro fator importante é a gestão de oportunidades e risco ao sistema de gestão, como uma oportunidade de governança. A norma garante que os riscos sejam considerados nos processos, de forma a alcançar os resultados pretendidos, ou seja, o sistema de qualidade se torna parte do planejamento estratégico da empresa.

      Outra coisa também é a questão da padronização dos requisitos normativos quanto a abordagem integrada das normas, uma vez que a ISO9001 é a “mãe” das demais.

      Essa integração facilitará a implementação de mais de um sistema de gestão como por exemplo a ISO14001 e ISO45001 que tem a previsão de publicação em 2016), essa mudança proporciona uma visão mais completa, dinâmica, fácil e, claro irá poupar custos para a organização.

      Nós produzimos um e-book com as principais mudanças da norma, você pode acessa-lo AQUI

      Abraços,
      Equipe Técnica Verde Ghaia

      1. Muito Obrigado!
        Gostaria de fazer mais algumas perguntas.
        Quais melhorias a norma versão 2015 pode trazer às empresas ou ao SGQ?
        Quais as principais alterações nas cláusulas da norma iso 9001 versão 2015 comparada a versão 2008?

        Desde já agradeço
        Juliani

        1. Boa tarde,
          Agradecemos pelo seu interesse e pelo seu contato.
          Além das informações já repassadas pela Equipe Técnica da Verde Ghaia, nós disponibilizamos para você alguns materiais técnicos sobre as mudanças da ISO 9001 versão 2015. Abaixo seguem os links:
          E-book: E-book iso 9001 versão 2015
          Vídeos sobre a norma iso 9001 versão 2015 disponíveis no canal da Verde Ghaia
          Grupo Facebook ISO 9001
          Cursos on line: será realizado curso on-line  “ISO 9001 versão 2015 – o que mudou?”, no dia 01/12, entre 14h00 e 16h00. Para mais informações, acesse: http://verdeghaia.eadbox.com/cursos/iso-9001-2015-o-que-mudou 
          Abraços,
          Comunicação Verde Ghaia

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