O que mudou da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015?

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O que mudou da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015?
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Empresas têm até setembro de 2018 para se adequarem à nova versão da norma. 

A equipe de Consultoria da Verde Ghaia reuniu as principais informações sobre a ISO 9001:2015 para que você possa realizar a transição da melhor forma possível. Qualquer dúvida, não hesite em deixar um comentário ao final do post que responderemos o quanto antes! Vamos lá:

Principais mudanças na ISO 9001: 2015

  • Princípios da Qualidade:

    A Gestão da Qualidade apresentará 7 Princípios, e não mais 8 Princípios. São eles: Cliente, Liderança, Envolvimento de pessoas, Enfoque baseado em processos, Melhoria, Tomada de Decisão baseada em Evidências, Gerenciamento de Relacionamento.

  • Anexo SL: 

    Essa é uma das principais mudanças nessa nova versão da norma. Para facilitar processos de implementação e também de auditorias internas e externas, agora as normas ISO virão com seus requisitos organizados da mesma forma. Exemplo: Requisito 4 é Contexto da Organização em todas as normas, Requisito 7 fala de Apoio e assim por diante.

  • Liderança:

    Agora a liderança é chamada para uma maior responsabilidade nos processos do sistema de gestão. A alta direção deve estar alinhada e ser responsável pelas melhorias contínuas sugeridas pela norma. Não é mais exigido um RD – Representante da Direção, mas sim um gerenciamento sênior que deve prestar contas ao Sistema de Gestão de Qualidade..

  • Planejamento:

    Agora a organização tem que definir os riscos e as oportunidades de cada área que faz parte do escopo da seu sistema de gestão. Então é hora de definir estes riscos e oportunidades, verificar o índice de impacto dos mesmos na empresa e fazer planos de ação para se prevenir dos riscos passíveis a sua atividade. O risco é pensado precisamente, de modo que haja uma ação preventiva no planejamento estratégico, possibilitando às organizações se adequarem conforme às suas necessidades.

  • Abordagem de processo:

    Este conceito é abordado como uma sub cláusula com a nomenclatura “Gestão da Qualidade e seus Processos”, contendo dez requisitos essenciais e sua qualificação. A abordagem de processos compreende o controle entre os processos e hierarquias funcionais das Organizações.

  • Contexto da organização: 

    É necessário considerar o fator socioeconômico da Organização e seu relacionamento direto com as partes interessadas, tanto interna quanto externa. O objetivo é analisar a sua visão, missão, ameaças e oportunidades, assim como suas fraquezas, problemas ou mesmo questões que possam impactar no planejamento do Sistema de Gestão de Qualidade.

  • Desaparece o conceito de ação preventiva: 

    Os requisitos 4.1 e 6.1 que antes uniam o conceito da ação preventiva, agora passam a assessorar as organizações na análise de riscos e oportunidades com mais amplitude. Contudo, a ISO 9001:2015 não está mais agregada às ações corretivas e às de não-conformidades, mas às Estruturas de Alto Nível que apresentam novas regras, embora não incluam qualquer cláusula.

  • Foco nas partes interessadas:

    A nova norma não fala só de clientes, mas de responsabilidade com as partes interessadas. Busca-se estabelecer requisitos que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas, ou seja, Organização e Cliente. Sendo dever da Organização determinar tanto as partes interessadas quanto as suas exigências.

  • Informação documentada: 

    Ao longo de toda a Norma se fala em informação documentadas, embora desapareçam nos documentos e registros. Cabe ressaltar que, embora a ISO 9001:2015 não exija o Manual de Qualidade nos procedimentos documentados, não significa que as organizações não precisem mais usá-los.

  • Gestão do conhecimento e competência pessoal:

    Busca que todos os envolvidos sejam competentes e capacitados, agregando valor ao trabalho realizado. Determina o conhecimento necessário para o funcionamento do Sistema de Gestão. Desse modo, é possível garantir a conformidade dos produtos e serviços, visando a satisfação do cliente.

  • Enfase nos processos terceirizados: 

    Os critérios para a avaliação não serão iguais a todos, deve-se levar em consideração a criticidade e a confiabilidade nos negócios. Através da certificação ISO 9001:2015, as Organizações devem tratar os seus respectivos clientes/fornecedores como parceiros.

Abaixo, Deivison Pedroza, CEO da Verde Ghaia, fala um pouco das mudanças nessa nova norma:

Quer conhecer mais a fundo essas mudanças? Baixe o e-book ISO 9001:2015 – INTERPRETANDO AS MUDANÇAS que detalha estas e outras alterações na norma. Agora vamos a alguns conceitos que devem estar claros para todos os profissionais interessados na ISO 9001, norma mais conhecida e aplicada em todo mundo para melhoria da qualidade dos processos de uma organização.

O que é a ISO 9001:2015?

A ISO 9001 versão 2015 foi publicada em setembro de 2015 com o objetivo de manter a norma sempre relevante e atualizada com as novas exigências do mercado, dos clientes e das partes interessadas. A norma define critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional. Atualmente, mais de 1 milhão empresas, de 170 países, são certificadas na norma ISO 9001.

Veja matéria sobre o Cenário da Certificação no Brasil.

Para que serve a ISO 9001:2015?

A norma ISO 9001:2015 define os requisitos para garantir padrões de qualidade com o objetivo de buscar a satisfação dos clientes e a melhoria contínua do desempenho das empresas.

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e a certificação na norma proporcionam inúmeros benefícios para as organizações.

Entenda como a ISO 9001 pode ajudar na gestão de sua empresa:

  • Avaliar e mensurar resultados buscando a melhoria da performance da organização;
  • Mapear e corrigir desvios, visando à melhoria contínua;
  • Melhor gestão das atividades, dos processos, da documentação e dos recursos da empresa;
  • Melhorar a satisfação dos clientes;
  • Evitar desperdícios e retrabalhos;
  • Diferencial de mercado.

Versões da ISO 9001

1987 – Norma que define modelos para garantia da Qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados, com foco nas organizações voltadas para criação de novos produtos.

1994 – Publicada norma que define critérios para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional.

2000 – Esta versão da ISO 9001 integrou as normas 9002 e 9003 e, entre outras mudanças, tinha a proposta de ser mais abrangente, com aplicação para produtos e serviços e maior compatibilidade com a ISO 14001.

Esta norma vem para solucionar as dificuldades com as normas anteriores que exigia muito papel e poucos resultados práticos.

2008 – Esta versão buscou aprimorar a anterior, trazendo texto mais claro a respeito de “Abordagem de Processo”, “Requisitos Regulamentares” e reforça a compatibilidade com a ISO 14001.

2015 – a nova versão da ISO 9001 foi publicada em setembro de 2015 apresenta uma norma modernizada, que vai de encontro às novas tendências de qualidade e amplia a importância desse sistema de gestão para os resultados das organizações. Entre os itens que se destacam na iso 9001 versão 2015 estão: avaliação de riscos, geração de resultados, feedback dos stackholders, alinhamento com outras normas ISO e flexibilização de documentação.

Como é o processo de transição para a ISO 9001:2015?

  • Certificado: a transição do certificado para a nova versão pode ocorrer durante o período de 3 anos, em qualquer auditoria externa, com programação feita previamente pela empresa.
  • Prazo: a empresa tem um prazo de 03 anos para implementar os novos requisitos, a partir da data de publicação da versão final da norma. Ou seja, até setembro de 2018.
  • Validade certificado: após o período de transição os certificados emitidos na versão não serão válidos e deverão ser atualizados.

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Confira o material orientativo que a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Verde Ghaia preparou:

 

 

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9 Comentários

    • Boa tarde Juliani,

      O principal objetivo é dar uma ênfase maior na responsabilidade da alta direção quanto a eficácia do sistema de gestão e aos processos terceirizados . Aliás, traz mais a liderança para o topo do sistema, com uma responsabilidade de motivação dos objetivos e metas.

      A qualidade agora está mais alinhada as estratégias do negócio da organização, isso melhora o desempenho da organização, incorporando o processo de melhoria ao longo do tempo.

      Outro fator importante é a gestão de oportunidades e risco ao sistema de gestão, como uma oportunidade de governança. A norma garante que os riscos sejam considerados nos processos, de forma a alcançar os resultados pretendidos, ou seja, o sistema de qualidade se torna parte do planejamento estratégico da empresa.

      Outra coisa também é a questão da padronização dos requisitos normativos quanto a abordagem integrada das normas, uma vez que a ISO9001 é a “mãe” das demais.

      Essa integração facilitará a implementação de mais de um sistema de gestão como por exemplo a ISO14001 e ISO45001 que tem a previsão de publicação em 2016), essa mudança proporciona uma visão mais completa, dinâmica, fácil e, claro irá poupar custos para a organização.

      Nós produzimos um e-book com as principais mudanças da norma, você pode acessa-lo AQUI

      Abraços,
      Equipe Técnica Verde Ghaia

      • Muito Obrigado!
        Gostaria de fazer mais algumas perguntas.
        Quais melhorias a norma versão 2015 pode trazer às empresas ou ao SGQ?
        Quais as principais alterações nas cláusulas da norma iso 9001 versão 2015 comparada a versão 2008?

        Desde já agradeço
        Juliani

        • Boa tarde,
          Agradecemos pelo seu interesse e pelo seu contato.
          Além das informações já repassadas pela Equipe Técnica da Verde Ghaia, nós disponibilizamos para você alguns materiais técnicos sobre as mudanças da ISO 9001 versão 2015. Abaixo seguem os links:
          E-book: E-book iso 9001 versão 2015
          Vídeos sobre a norma iso 9001 versão 2015 disponíveis no canal da Verde Ghaia
          Grupo Facebook ISO 9001
          Cursos on line: será realizado curso on-line  “ISO 9001 versão 2015 – o que mudou?”, no dia 01/12, entre 14h00 e 16h00. Para mais informações, acesse: http://verdeghaia.eadbox.com/cursos/iso-9001-2015-o-que-mudou 
          Abraços,
          Comunicação Verde Ghaia

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