Curso ISO: por que devo fazer? - Interpretação ISO9001 ou ISO14001
×

Curso da ISO: por que devo fazer?


 

Será mesmo importante fazer o curso ISO?

Alguém da minha empresa precisa conhecer a norma? Estas são dúvidas frequentes e vamos responder agora! Faz parte das normas ISO o item Competência. Na nova versão das normas ISO 9001 e , este item é o 7.2.

Segundo ele, a organização deve elaborar uma série de etapas para garantir que todos colaboradores e terceiros, que possam afetar o desempenho ambiental da empresa, tenham condições de executar suas atividades com a devida destreza, habilidade e principalmente a sensibilização e o devido controle sobre a questão ambiental.

Quais procedimentos do requisito 7.2 – Competência?

A responsabilidade da organização, neste aspecto, deve ser a de identificar os conhecimentos, competência e aptidões necessários para atingir os objetivos ambientais.

Tais fatores devem ser considerados na seleção, recrutamento, treinamento, desenvolvimento de aptidões e educação contínua de pessoal, tendo como finalidade determinar a competência dos envolvidos que realizam os serviços relacionados aos controles ambientais. Isso porque, esses fatores podem afetar o desempenho ambiental e influenciar no atendimento aos requisitos legais e a outros requisitos da organização.

O que é Educação, Treinamento, Experiências e Habilidades segundo a ISO?

Para atendimento deste requisito normativo, as pessoas que executam as atividades devem ser competentes, ou seja, devem possuir educação, experiência, treinamento e habilidades específicos. Segue abaixo uma breve explanação sobre cada item:

1. Educação: é o estudo necessário para execução das atividades. A própria organização deve definir o nível de educação para desempenho das atividades, seguindo sempre, quando houver, requisitos legais que determinem a educação necessária. Por exemplo, no Brasil, a função Engenheiro de Processos exige que a pessoa que ocupa essa função, seja graduada em um curso de Engenharia, com o devido registro no conselho regional (CREA).

2. Treinamento: é a instrução necessária para aumento do conhecimento e desenvolvimento de habilidades sobre o desempenho de atividades. Podem ser feitas por meio de cursos e palestras, como, por exemplo, formação de auditores internos, operação de máquinas e equipamentos, controles de produção e de qualidade, dentre outros.

3. Experiência: é o conhecimento prático obtido ao longo da carreira. Ao se determinar a experiência necessária para o desempenho de uma função, a organização demonstra a preocupação com a minimização de riscos de erros, uma vez que as pessoas conhecem a essência das atividades a serem desenvolvidas.

4. Habilidades: é a demonstração de destreza no desempenho de alguma atividade. Mostra a capacidade de executar uma tarefa, bem-feita. Alguns exemplos: comunicação, liderança de equipes, gerenciamento de conflitos, habilidades manuais, dentre outras habilidades.

Como definir competências para desempenho das atividades?

São requisitos essenciais para atendimento e é importante que a organização defina as competências necessárias para desempenho das atividades relacionadas ao atendimento dos requisitos do cliente.

Uma das formas de fazer é estabelecer uma descrição de cargos, onde estão definidas qualificações necessárias, responsabilidades, atividades, dentre outros itens que a organização julgar necessário.

Por exemplo:

Modelo de descrição de cargo.

Estabelecidas as competências, a organização avalia o atendimento às competências, identificando as lacunas e realizando treinamentos ou outras ações que julgar necessárias.

Outra forma menos objetiva e mais empírica, mas também muito comum, é a organização fazer semestral ou anualmente, um levantamento dos treinamentos indispensáveis às pessoas, para atingir a competência necessária e criar um plano de desenvolvimento, com cronograma e definição de recursos financeiros para seu cumprimento.

A aprovação do plano de treinamento é feita pela Alta Direção, sendo esta uma forma de demonstrar o seu comprometimento com os requisitos.

Depois de realizadas as atividades de desenvolvimento de competência, tais como treinamentos, palestras, visitas técnicas, dentre outros, a organização deve avaliar a eficácia dessas ações. Isso significa, saber se a ação planejada trouxe os benefícios para a melhoria do desempenho das funções frente aos requisitos.

Curso ISO 9001 e ISO 14001

Veja o material completo desse item no curso da ou ISO 9001, que inclusive devem ser de conhecimento dos responsáveis pelos seus gestores na empresa. Já se atualizou nas novas versões?

Não deixe para a última hora!

Cursos de auditores internos da ISO 14001 e ISO 9001 também estão disponíveis na plataforma de Cursos Online da Verde Ghaia. Aproveite!


2 comentários em “Curso da ISO: por que devo fazer?

  1. Prezado (a), gostaria de saber informações sobre o curso
    Interpretação SGI: ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007 – Sistema de Gestão Integrada. Vocês oferecem este curso? É presencial? Qual valor? No aguardo de um breve retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *