Quais são os princípios que norteiam uma empresa de sucesso?
×

7 princípios norteadores para uma empresa de sucesso!


 

Quem deseja ter uma empresa de sucesso deve ampliar suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho, definindo a visão, a missão e os valores do negócio para crescer de maneira eficiente, garantindo a sustentabilidade de todo o negócio, ao longo do tempo.

Essa definição é importante, porque tendo estes princípios bem definidos, a própria vida do empreendedor pode mudar. Isso porque ele saberá exatamente onde quer chegar, de que forma quer chegar e o que precisa fazer para atingir esses objetivos. Consequentemente, a empresa cresce e a renda aumenta. Quem não quer isso hoje em dia?

Mas não é apenas a visão, a missão e os valores que ajudam uma empresa a ter sucesso. Outros princípios também são fundamentais, como veremos neste artigo.

Visão, Missão e Valores: Pense em seu legado!

Para descobrir como ter uma empresa de sucesso, o empreendedor deve fazer uma análise cuidadosa sobre o que ele deseja no âmbito profissional, quais são os seus interesses e qual o diferencial competitivo da sua empresa. Dessa forma é possível buscar estratégias para se destacar no mercado e vencer seus concorrentes.

Feito isso, o passo seguinte é estabelecer três pontos que contribuem para a criação de uma base sólida e qualificada para estruturar o negócio, já citados anteriormente. São eles:

  • Visão: é o objetivo a ser alcançado.
  • Missão: trata-se da busca pela concretização do objetivo.
  • Valores: são os meios para executar a missão.

Importante lembrar que nada disso terá resultado, se não houver uma estratégia bem desenvolvida, com estrutura e pessoas dispostas a se engajarem nesse projeto para concluírem as metas estabelecidas ao longo do caminho.

Por isso, é necessário que o empreendedor, tenha uma visão de futuro para visualizar o crescimento do negócio e não ficar parado no tempo. O poder de liderança é importante, justamente, nesse momento, uma vez que podem surgir alterações necessárias dentro nos processos. E não resistir as mudanças é importante, caso contrário você estará desistindo do seu sucesso.

O que pode ajudar é o investimento na auto sustentabilidade do negócio. Não estou me referindo ao meio ambiente, nesse momento. Mas sim, em relação à sua própria empresa, para que ela possa se manter sólida ao longo dos anos, independentemente do mercado passar por alguma crise econômica.

A importância da sustentabilidade para uma empresa de sucesso

Criar e manter uma empresa sustentável é muito importante, visto que ajuda a desenvolver resultados significativos e diferenciados, atendendo às necessidades de todos os clientes, sem distinção.

Inclusive, ao equilibrar questões socioeconômicas e ambientais de maneira qualificada dentro de uma organização, as chances de se destacar no mercado crescem exponencialmente. Isso porque, o mercado está de olho e as organizações são valorizadas e respeitadas pela sociedade quando estão atentas às questões ambientais como os “aspectos e impactos” ambientais.

Um exemplo de visibilidade no mercado, quando o assunto é Sustentabilidade, Compliance e Integridade é o Prêmio Compliance Brasil, realizado pela Verde Ghaia e que já está em sua quarta edição.

O seu objetivo é justamente reconhecer e premiar as empresas que conseguem cumprir com os seus requisitos aplicáveis ao negócio e ainda crescerem de forma sustentável. Essas empresas são avaliadas criteriosamente, através de ferramentas e auditorias realizadas pela Verde Ghaia. Essa premiação é uma forma de apresentar à sociedade, o compromisso que essas empresas têm com o meio ambiente e com as suas responsabilidades sociais.

Além da sustentabilidade, seis outros princípios contribuem para a consolidação de uma empresa de sucesso e agregam ainda mais valor a experiência de ter um negócio próprio.

Os 7 princípios norteadores de uma empresa de sucesso

Para além da definição da visão, missão e valores e de buscar a sustentabilidade do negócio, seis princípios também ajudar a dar o norte para ter uma empresa de sucesso. Vamos conhecê-los.

1. Determinação: A realidade dentro de uma empresa nem sempre é fácil e a rotina muitas vezes acaba se tornando algo estressante. Por isso, ter em mente que a superação dos obstáculos é um fator essencial para alcançar os resultados estabelecidos faz toda a diferença.

Quem tem força de vontade e consegue manter o foco acaba se destacando com maior facilidade, justamente pelo fato de não se deixar abater quando os primeiros imprevistos aparecerem, tendo a certeza de que o melhor ainda está por vir e tudo, principalmente os erros, servem como aprendizado. Por isso, a determinação é essencial para quem busca ter uma empresa de sucesso.

2. Empatia: Para se destacar no mercado uma empresa precisa alcançar o seu público-alvo e consequentemente criar estratégias para fidelizá-lo. Por isso, ao analisar de perto as expectativas do consumidor, é importante considerar suas opiniões e vivências, saber olhar com os olhos do cliente, buscando demostrar a maior empatia possível, porque é essa capacidade de se colocar no lugar do outro que pode ser a diferença entre ter uma empresa de sucesso ou não.

3. Inovação: A criatividade deve tornar-se um hábito diário. Hábito mesmo, porque mesmo que em determinados dias achamos que jamais podemos pensar de forma criativa, se todo dia exercitarmos isso, vai acabar se tornando um hábito. E quando for necessário, as ideias geniais vão surgir mais facilmente.

4. Criatividade: é importante porque ela está diretamente relacionada com a capacidade de inovar. E sabemos que quem não inova fica parado no tempo, estacionado na zona de conforto, vivendo na mesmice sem perspectiva, portanto, de qualquer crescimento.

Quem deseja se destacar deve obrigatoriamente sair dessa situação e trazer a inovação para a empresa, seja em seu produto ou serviço, na forma de atender o cliente, oferecer suporte, ou quanto ao modelo de negócio, por exemplo. Não importa onde, o importante é inovar. Como cada negócio é único, cada responsável deve saber onde trabalhar com a inovação – daí mais uma vez a importância de ter a visão, a missão e os valores da empresa bem definidos.

5. Busque melhorias: A inovação faz com que a busca por melhorias seja constante. E é isso que vai possibilitar que uma empresa alcance o sucesso. Portanto, nunca esteja satisfeito, nunca se sinta confortável demais, porque somente assim você estará aberto para encontrar novas possibilidades, para enxergar onde é possível melhorar, para ter conhecimento de onde estão as oportunidades. Dessa forma, você se tornará referência para seus concorrentes, tornando seu negócio único e exclusivo, considerado uma empresa de sucesso.

6. Ouça sempre o seu cliente: Conhecer o cliente é a forma mais eficiente de obter o sucesso da empresa, porque ao observar seus modos, questionar suas preferências, ouvir suas opiniões e entender o perfil específico apresentado, fica muito mais fácil agradar e ser reconhecido pelo esforço desempenhado.

Em todo caso, essa regra só vai ser válida caso o conhecimento adquirido através do diálogo realmente seja transformado em ações concretas, para assim atrair mais clientes que se identificam com seu produto ou serviço e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

7. Capacidade de empreender: Não são todas as pessoas que tem a capacidade de empreender. Mas essa capacidade é um dos pilares de uma empresa de sucesso. Empreender é iniciar algo novo, fazer o que ninguém ainda fez, sair das ideias e partir para a ação, identificar oportunidades e transformar em algo lucrativo.

Considerações Finais

Ser empreendedor é ter como característica a imaginação, a criatividade, a determinação, a motivação, a organização, a liderança e o conhecimento de etapas, processos e do próprio mercado. É saber ser inovador e corajoso para romper com o que existe para fazer diferente e melhor. Saber criar alternativas quando a maioria aponta sempre o mesmo caminho é o que faz toda a diferença.

Tenha uma empresa de sucesso!

Vale a pena destacar que, apesar da grande importância destes 6 princípios norteadores de uma empresa de sucesso, não é de um dia para o outro, que você vai conseguir implementá-los em sua organização. Tudo faz parte de um processo que exige esforço, a busca pelo conhecimento, aperfeiçoamento constante e disciplina.  

Mas, estando disposto a isso, com certeza estes princípios vão mudar positivamente a vida do empreendedor, ajudando-o a transformar o seu negócio em algo dinâmico e sustentável ao longo do tempo.

Então, agora que você já sabe como ter uma empresa de sucesso, que tal começar esse processo hoje mesmo?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *