Consultoria Online pode te ajudar a conquistar Gestão em qualidade
×

Quanto vale um Sistema de Qualidade para a sua empresa?


 
Quanto vale um Sistema de Qualidade para a sua empresa?
5 (100%) 5 vote[s]

A certificação em Qualidade pode ser uma conquista estratégica para as empresas, especialmente, em um mercado tão competitivo. Afinal, conquistar a certificação das normas ISO, além de ser um diferencial competitivo, poderá trazer inúmeros benefícios para o negócio, como maior organização dos processos e atividades e melhorias contínuas para a produção e/ou prestação de serviços.

“…O CUSTO DE CERTIFICAÇÃO SER “CARO” OU “BARATO” É UMA DEFINIÇÃO RASA… DIANTE DO QUANTO A EMPRESA TENDE A GANHAR…”

O que mais se destaca é o quanto a Gestão se torna mais eficaz em relação aos seus indicadores e metas, principalmente, em relação a satisfação dos clientes. É por isso, que ao dizer que o custo para certificação é “caro” é uma definição rasa. A questão é relativa, diante do quanto a empresa poderá ganhar em termos produtivos e competitivos, comparado ao que ela precisará investir. Além disso, existem inúmeras variáveis no processo, que poderão interferir nos custos.

Quais são as variáveis que impactam nos custos da Certificação ISO?

1. Realidade da empresa: somente um diagnóstico poderá indicar o que a empresa precisará fazer e/ou mudar para se adequar aos requisitos da norma. De acordo com o cenário da empresa, as adequações podem ser mínimas e, talvez, até não seja necessário fazer nenhum investimento nessa etapa. Mas, só será possível definir essa questão a partir de uma avaliação inicial.

2.Treinamento / conscientização: o envolvimento e a participação dos colaboradores são fundamentais para se obter a certificação. Por isso, é necessário investir em tempo para promover cursos e reuniões para capacitação e em ferramentas de comunicação para conscientização dos colaboradores, especialmente, daqueles que forem responsáveis pelo processo.

Nesta etapa é interessante a empresa contar com uma Consultoria Especializada, que poupará tempo para a elaboração de materiais orientativos e informativos, bem como com os seus Consultores, que já estão habilitados e preparados para conduzir cursos, treinamentos e para assessorar os responsáveis pela certificação.

3. Consultoria Especializada: contar com profissionais capacitados e especializados nas normas reduzirá tempo e retrabalhos para a empresa. Isso porque os profissionais já têm expertise no processo e vão planejar e conduzir as ações com mais efetividade e eficácia. Isso sem falar que o custo de uma Consultoria poderá ser muito menor que a utilização de um profissional da própria empresa, que precisará passar por uma capacitação, não tem experiência no processo e ainda será retirado de sua função, interferindo nas rotinas produtivas.

Uma outra opção, porém incerta, são os consultores autônomos. Isto porque, além de não terem o respaldo e a credibilidade de uma empresa capacitada em Auditoria e Consultoria, podem gerar riscos desncessários. É muito comum, as empresas terem retrabalho por causa de consultores autônomos.

4. Tempo e disponibilidade da empresa: quanto mais comprometida a empresa estiver com o processo, menor será o tempo gasto e, consequentemente, menor será o custo do processo, além de oferecer produtos e serviços com mais qualidade. Por isso, é necessário que os colaboradores estejam envolvidas e se comprometam a executar as ações e os prazos estabelecidos no planejamento.

5. Contratação de organismo certificador: o processo de certificação só é concluído com a auditoria externa, que precisa ser conduzida por um organismo certificador. Para isso, a empresa precisará contratar uma certificadora e pagará pelos custos de logística do auditor. Este ficará responsável por avaliar o atendimento aos requisitos normativos. Caso sejam identificadas não-conformidades graves, a empresa corre o risco de não conseguir a certificação.

Por isso, é importante que a auditoria externa só seja realizada quando a empresa estiver completamente estruturada e preparada para o processo. Caso contrário, poderá ter um custo considerável com auditoria e não ter o sucesso com a certificação.

Aconselhamos realizar auditorias internas com empresa especializadas e reconhecidas no mercado, pois essas empresas têm uma visão do que precisa ser feito evidenciando as não conformidades e auxiliando a organização na resolução, isto é, nas tratativas.

Vale a pena investir na Consultoria de Certificação ISO 9001?

A resposta é SIM, sempre! A Consultoria Especializada e qualificada representa redução de custos com tempo e com retrabalhos para a certificação da norma ISO 9001.

Afinal, a Consultoria conta com profissionais qualificados e experientes na implantação do sistema de gestão da qualidade e na certificação das normas internacionais, o que permite que o processo seja conduzido com mais eficácia, conforme descrito abaixo:

1. Diagnóstico: avaliação mais imparcial da realidade da empresa e análise mais efetiva das adequações necessárias para o atendimento aos requisitos da norma;

2. Planejamento: a maior experiência permite que as estimativas sejam mais realistas para definição de prazos de execução das ações, minimizando erros que poderiam comprometer todo o planejamento da empresa.

3. Direcionamento: o maior conhecimento sobre as exigências da norma, bem como sobre as avaliações dos organismos certificadores, permite que a Consultoria faça o direcionamento mais eficaz dos processos de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, evitando atividades desnecessárias e retrabalhos.

4. Capacitação e conscientização: a Consultoria já possui materiais e modelos de documentos que vão contribuir para a melhor orientação dos colaboradores e dos profissionais envolvidos no processo. Isso sem contar que os Consultores também estão habilitados a realizar cursos e treinamentos, que poderão ser até customizados e alinhados com a realidade da empresa.

5. Custo/benefício: os ganhos promovidos pela contratação de uma Consultoria, com toda certeza, são muito maiores que os custos do processo. Isso sem falar que existe hoje no mercado a opção da “Consultoria On-Line”, que possibilita a realização do processo com a mesma qualidade de uma Consultoria Presencial, porém com os custos muito mais reduzidos.

Consultoria Online, como funciona?

O processo é todo conduzido por uma equipe de Consultores Especializados através de uma plataforma on-line, que vai facilitar a comunicação entre a sua empresa e a nossa equipe.

• São oferecidas ferramentas intuitivas que auxiliam, adequadamente, na implantação de um Sistema de gestão, além de materiais complementares como modelos de documentos e vídeos orientativos.

• A Consultoria On-Line tem como foco, não apenas as resoluções dos problemas, mas caminhos para identificação que visam a solução e o alcance do objetivo proposto;

• A consultoria pode ser 100% on-line e contar com uma auditoria presencial ao final, de acordo com a contratação.

• A plataforma pode ser acessada em qualquer horário e de qualquer lugar, sem necessidade de instalação de um software ou sistema.

• A plataforma também poderá ser acessada através de aplicativo, com ferramentas de comunicação.

Quais os benefícios de uma Consultoria Online?

O custo de uma Consultoria Online é bem inferior ao de uma consultoria presencial, uma vez que, praticamente, não haverá custos de logística. Além disso, a empresa tem total flexibilidade no processo, e não haverá interferência nas rotinas internas da organização. Há outros benefícios como, por exemplo:

• A empresa contará com todo o “know how” de uma consultoria convencional Verde Ghaia, que está há mais de 17 anos no mercado, aliada a uma tecnologia para facilitar a comunicação;

• Os consultores são experientes e possuem conhecimento em diversas áreas de negócios;

• Oferece suporte de um consultor especializado em certificações para orientar e esclarecer dúvidas.

• Plataforma oferece “Dashboard” para que você tenha total controle da utilização dos serviços.

• Todos os serviços prestados são de qualidade e certificados pela Verde Ghaia;

• A Verde Ghaia se compromete em manter as informações da sua organização em total sigilo.

Implantar um Sistema de Gestão da Qualidade e buscar a certificação internacional são decisões estratégicas, que vão influenciar de forma direta a condução dos negócios de uma empresa.

O processo pode ser feito de forma tranquila e trazendo resultados melhores para a empresa, desde que seja bem planejado e estruturado. Caso contrário, ele poderá gerar ruídos internos e impactar negativamente as rotinas e a produtividade, durante a implantação.

Por isso, é recomendável que a empresa tenha ao seu lado uma empresa de Consultoria qualificada, com profissionais especializados na norma e que possam desenvolver o planejamento de mudanças, respeitando a realidade da organização e trazendo o menor impacto para as rotinas produtivas. São por esses e outros motivos que a Consultoria é um importante investimento para a empresa que quer implantar um sistema de gestão e conquistar a certificação.

Afinal, a Consultoria será uma parceira para todos os momentos!

Assim, a Consultoria e os seus Consultores especializados tornam a implantação de um Sistema de Gestão e a certificação em processos eficazes e produtivos, diminuindo resistências internas, problemas com o clima organizacional e possibilidade de erros. Isso porque a Consultoria garante que todo o processo seja feito de forma planejada e sistematizada, respeitando as especificidades da empresa e conscientizando todas as partes interessadas sobre a importância do Sistema de Gestão e da Certificação para a melhoria dos resultados e para maior competitividade no mercado.

Implantar a ISO é fácil! Até mesmo para micro e pequenas empresas que desejam aumentar a satisfação de seus clientes ou conquistar novos mercados.

Fale com os nossos consultores e conheça mais sobre a Consultoria Online!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *