×

Confira tudo que aconteceu no IV Prêmio Compliance da Verde Ghaia


 

IV Prêmio Compliance marcou a todos os presentes e até aqueles que participaram durante a transmissão ao vivo da premiação. Saiba um pouco do que ocorreu no IV Prêmio da Verde Ghaia.

Confira nossa canal no Youtube

A noite do dia 27 de junho vai ficar na memória de muitos. Foi a noite em que aconteceu em Belo Horizonte o IV Prêmio Compliance Brasil, organizado pela Verde Ghaia, reunindo as melhores empresas brasileiras, referência no quesito excelência em sistemas de gestão. Mais de duas mil organizações concorreram, e dez foram as grandes vencedoras. São elas, segundo as categorias nas quais concorreram:

  • Gestão integrada: Uberlândia Refrescos
  • Inovação: Cargill
  • Meio ambiente: Renault
  • Saúde e Segurança: Mondeléz International
  • Resíduos: CCPR Itambé
  • Cadeia logística: DP World
  • Energia: Comau
  • Responsabilidade Social: Coca-Cola Andina Brasil
  • Segurança de Alimentos: Nestlé
  • Qualidade: Nestlé

Estas empresas, ao serem reconhecidas e premiadas por estarem em compliance e cumprirem todos os requisitos aplicáveis à atividade que desempenham, ganharam mais visibilidade no mercado nacional, tornando-se exemplos de empresas que adotam práticas sustentáveis em seus processos, crescendo de forma íntegra ao mesmo tempo em que respeitam a sociedade e o meio ambiente.

É papel do mercado e não do Estado exigir que as empresas estejam em Compliance

Imagens dos prêmios entregue aos clientes no evento do IV Prêmio Compliance Brasil da Verde Ghaia.
PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL 2019 DA VERDE GHAIA – AUDITÓRIO DO SICEPOT EM BH.

Além da premiação, o IV Prêmio Compliance Brasil contou com momentos de muitos ensinamentos e troca de experiências. Um deles foi a palestra proferida por José Cláudio Securato. José Cláudio é sócio, presidente e professor da Saint Paul Escola de Negócios, que possui mais de 10 mil alunos e 400 professores. Durante o evento, ele falou sobre como a Inteligência Artificial está reinventando a aprendizagem.

Foi trazido para o debate as limitações do modelo clássico de ensino e a necessidade de se reinventar. Como? Unindo a inovação com a transformação digital, de forma a sincronizar tecnologia, economia, sociedade e cultura. Somente assim o aprender pode ser constante, acontecendo a todo o momento. Isso é o on learning, um conceito disruptivo de aprendizagem. O exemplo prático de como isso é possível é o Paul, uma plataforma cognitiva desenvolvida pela Saint Paul. Através dessa inteligência artificial abre-se um leque de oportunidades para compreender melhor os alunos e aperfeiçoar substancialmente a forma de ensinar.

Em seguida aconteceu o talk “Gestão de Riscos”, com Daniela Pedroza, sócia e diretora técnica da Verde Ghaia, Carlos Pitanga, COO Assurance, Americas na BSI e Roberta Volpato Hanoff, advogada, especialista em Direito Empresarial, auditora líder das normas ISO 19600 e ISO 37001 (Sistemas Integrados de Gestão de Compliance e Antisuborno). Neste talk foi demonstrado, através da experiência dos três, que a gestão de riscos não é custo, mas sim investimento. Que na verdade, caro é remediar ações, e não as prevenir.

O melhor exemplo para ilustrar isso é Brumadinho, tragédia que afetou todos os pilares da sustentabilidade. Por isso, é muito mais papel do mercado e não do Estado exigir que todos estejam em compliance, trabalhando com todas as questões da contenção dos riscos, desde infraestrutura e TI até pessoas, processos e procedimentos.

De acordo com Daniela, “hoje, nós que temos que ditar as regras, querer uma gestão de riscos para um Brasil melhor”.

Saiba o que aconteceu no Talk Show do IV Prêmio Compliance

 TALK SHOW SOBRE GESTÃO DE RISCOS
IV PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL 2019 DA VERDE GHAIA - AUDITÓRIO DO SICEPOT EM BH.
TALK SOBRE GESTÃO DE RISCOS
IV PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL 2019 DA VERDE GHAIA – AUDITÓRIO DO SICEPOT EM BH.

Em seguida a palestra foi sobre riscos cibernéticos, tema extremamente importante para qualquer empresa nos dias atuais. Marta Helena Shuh, líder de Riscos Cibernéticos Brasil na Marsh, foi a responsável, falando um pouco sobre os riscos atuais que as empresas estão suscetíveis no mundo digital e como se proteger deles através do compliance.

Em seguida, ocorreu o talk sobre Compliance no Brasil. Nele estavam presentes Deivison Pedroza, CEO e presidente da Verde Ghaia, que conduziu o debate; Alexandre Biaggi, presidente da empresa Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alebisa; e Paulo Mancio, sênior vice-presidente de Design e Construção da AccorHotels América do Sul. Foi um momento de um bate-papo mais descontraído, em que também apareceu a importância de analisar, gerir e avaliar os riscos de uma organização e a necessidade de se aproximar mais do cliente, de valorizar mais as relações humanas e promover o desenvolvimento humano. Outro ponto de destaque foram as ações que tanto a empresa de Alexandre quanto a de Paulo estão adotando para preservar o meio ambiente, demonstrando que ambas possuem a sustentabilidade como norte.

Por fim, para encerrar este momento, foi lançado o Pacto de Integridade e Compliance pela Sustentabilidade (PICS). Como o próprio nome já diz, é uma iniciativa voluntária firmada entre as organizações que procura fornecer diretrizes para a promoção da ética e do crescimento sustentável, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Ele foi idealizado por Deivison Pedroza, que reconhece e reforça a importância da transparência, da conformidade legal, da governança, da gestão de riscos, da prevenção, da integridade, da anticorrupção e antisuborno, da segurança da informação e da auditoria periódica em todas as empresas. 

Sucesso dos anos 80 esquenta o Happy Hour da Premiação

SHOW DA BANDA HANOI-HANOI E ARNALDO BRANDÃO
IV PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL 2019 DA VERDE GHAIA NO AUDITÓRIO DO SICEPOT EM B
SHOW DA BANDA HANOI-HANOI E ARNALDO BRANDÃO
IV PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL 2019 DA VERDE GHAIA NO AUDITÓRIO DO SICEPOT EM BH

Após os talks e a premiação, aconteceu o happy hour com Arnaldo Brandão e Hanoi-Hanoi, sucesso dos anos 1980. Este momento foi considerado por muitos participantes como extremamente importante e especial, porque foi a oportunidade de conversar com os representantes das empresas que estavam ali participando do evento, trocar experiências, conhecer mais o trabalho de cada uma e aumentar o networking.

Por mais que se tente descrever o que foi o IV Prêmio Compliance Brasil, é impossível. Só quem esteve lá sentiu a experiência de ter vivenciado esse evento. Mas se você quer ter uma ideia, é só ver as fotos oficiais que estão disponíveis nesse link ou procurando por #premiocompliance nas redes sociais.

Confira as fotos do IV Prêmio Compliance Brasil realizado no dia 27/06 pelo Grupo Verde Ghaia em Belo Horizonte.
Confira as fotos do IV Prêmio Compliance Brasil realizado no dia 27/06 pelo Grupo Verde Ghaia em Belo Horizonte.

E como tudo que é bom dura pouco, a todos que participaram ficaram as lembranças, os aprendizados adquiridos e a certeza de estar presente novamente na próxima edição do Prêmio Compliance Brasil.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *