×

Riscos e oportunidades na ISO 9001 e ISO 14001


 
Riscos e oportunidades na ISO 9001 e ISO 14001
5 (100%) 5 vote[s]

Os riscos e as oportunidades devem ser identificados enquanto que as ações devem ser estabelecidas para garantir o atendimento aos requisitos do produto e o aumento da satisfação dos clientes. Este é um dos pontos mais cruciais para o Sistema de Gestão da Qualidade.

A identificação correta dos riscos e das oportunidades auxilia no planejamento de todo o SGQ, atuando desde a orientação e elaboração de objetivos coerentes com os seu contexto e expectativas de partes interessadas, até aos procedimentos operacionais, informação documentada, métodos de monitoramento e medição, dentre outros. É muito comum, as organizações avaliarem apenas as ameaças e os riscos negativos. Apesar destes serem realmente importantes, deve-se tratar também, e com a devida prioridade a dimensão dos danos que estes possam vir a causar.

ISO 9001:2015

Vale destacar também, um paralelo com relação à versão anterior da NBR ISO 9001 cuja identificação, investigação e tratativa das ameaças e riscos negativos podem ser comparadas ao antigo requisito de ações preventivas, onde deveriam ser estabelecidas ações para eliminar as causas de não-conformidades potenciais, evitando, novamente, a sua ocorrência.

Entretanto, a visão positiva, ou seja, a abordagem de oportunidade e riscos positivos podem alavancar a melhoria dos processos e produtos tornando a organização cada vez mais competitiva. São fundamentais no planejamento de ações de melhoria, por meio de uma postura proativa e, em vários casos, inovadora.

Lembrando que, como suporte (não obrigatório), podem ser aplicados os requisitos definidos na NBR ISO 31000, bem como as ferramentas apresentadas na NBR ISO 31010.

ISO 14001:2015

A gestão de riscos fornece um projeto preventivo do sistema de gestão ambiental, que explica o desaparecimento da ação preventiva da norma.

Os riscos e oportunidades devem ser identificados e ações devem ser estabelecidas para garantir o atendimento aos requisitos desta norma e prevenir e/ou reduzir efeitos indesejáveis. A identificação correta dos riscos e oportunidades auxilia no planejamento de todo o SGA, orientando na elaboração de objetivos coerentes com o seu contexto tanto nas questões internas quanto externas.

É muito comum as organizações avaliarem apenas as ameaças e riscos negativos. Eles são realmente importantes e devem ser tratados com a sua devida prioridade, de acordo com a magnitude dos efeitos que possam causar. Entretanto, a visão positiva, ou seja, a abordagem de oportunidade e riscos positivos pode alavancar a melhoria dos processos e produtos tornando a organização cada vez mais competitiva. São fundamentais no planejamento de ações de melhoria ou por meio de uma postura proativa e, em vários casos, inovadora. Lembrando que, como suporte (não obrigatório), podem ser aplicados os requisitos definidos na NBR ISO 31000, bem como as ferramentas apresentadas na NBR ISO 31010.

Será exigido das organizações que identifiquem o contexto no desenvolvimento das atividades, bem como os riscos e oportunidades. Embora não esteja muito bem definido, como documentar esse requisito, vale observar que este item é muito importante na implantação do Sistema de Gestão Ambiental, considerando a nova versão da ISO 14001.

Priorização dos resultados do SGA – Sistema de Gestão Ambiental

A organização deve priorizar questões que afetem os resultados do SGA, a fim de determinar os riscos e oportunidades relacionados aos aspectos ambientais significativos, requisitos legais e outros requisitos (compliance) e outras questões prioritárias com base no contexto da organização e requisitos das partes interessadas.

Contudo, deve-se planejar a ações para mitigar riscos e maximizar as oportunidades, considerando os objetivos ambientais, controle operacional, preparação e resposta a emergência, assim como os procedimentos operacionais, monitoramento e medição, dentre outros. Cada organização deve estabelecer, implementar e manter processo adequado, de modo a gerenciar seus riscos.


Quer saber mais sobre as novas versões das normas?

Confira o material orientativo que a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Verde Ghaia preparou:

 

e-book iso 9001 versão 2015 grátis e-book iso 14001:2015 grátis
E-BOOK ISO 9001 E-BOOK ISO 14001

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *