Quais os novos Requisitos da Norma ISO 22000 devem ser gerenciados
×

Como e por que gerenciar os novos Requisitos da Norma ISO 22000?


 

ISO 22000 é Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos. Embora muitos usem a expressão Segurança alimentar, este termo foi utilizado na 1ª guerra mundial. Seu objetivo era de manter a segurança nacional, de  modo que cada país tivesse seu estoque estratégico de alimentos. 

Com base nessa perspectiva, infriu-se a ncessidade de garantir a integridade e salubridade dos alimentos, assim como a sua manipulação. E para assegurar que os alimentos estejam em bom estado de conversação e adequados para o consumo, existem Requisitos e vários aspectos legais e de ordem técnica. Pode-se citar, por exemplo, o Manual de Boas Práticas (MBP), os Pop´s (Procedimentos Operacionais Padronizados), planilhas de Monitoramento de temperaturas de equipamentos. Bem como a FSSC e a ISO 22000?

O importante a partir de então, é manter o gerenciamento dos seus requisitos aplicáveis em dia e assim, ter o melhor gerencimento de gestão.

segurança alimentar - Como e por que gerenciar os novos Requisitos da Norma ISO 22000?

Quais são os novos requisitos da Norma 22000

  1.  A estrutura de alto nível como base

A estrutura de alto nível, baseia-se no Anexo SL do Suplemento Consolidado da ISO. Este está sendo aplicado para todas as revisões das normas de sistemas de gestão. O objetivo é fornecer uma estrutura comum para sistemas de gestão, permitindo que os requisitos gerais sejam identificados rapidamente.

Desse modo, facilita-se a aplicação da Norma para:

facilitar a compreensão;
otimizar os recursos;
Permitir a homogeneidade na aplicação de sistemas de gestão.

Desse modo, este documento fornece uma série de textos, definições, requisitos e estruturas comuns que são genéricos para todos os sistemas de gestão. Assim, se a organização possui um SGA implementado, conforme a ISO 14001 e o SGSA conforme a ISO 22000, as definições gerais serão as mesmas. Portanto, o entendimento e a conformidade com os requisitos serão simplificados.

Contexto da organização e Partes interessadas

O Contexto da Organização engloba a avaliação das questões internas e externas que afetam ou podem afetar o SGSA. Deve-se entender que os fatores externos estão relacionados a legislação que a organização deve cumprir. Mesmo que esta faça uso ou não de plataformas que auxiliem no gerenciamento, além de compreender em sua totalidade as características do mercado e de sua concorrência. Enquanto que os fatores internos, dizem respeito, diretamente à organização. Considerando sua performance, seu know-how, valores, visão e missão.

Já em relação às partes interessadas, a organização deve realizar uma avaliação para identificar quais são os interessados e quais são suas necessidades. Bem como, as expectativas que a organização deve atender. É preciso, portanto, que você entenda como a ISO 22000 funciona em cada etapa do seu processo produtivo, visando a gestão de segurança de alimentos.

Gerenciamento de risco – ISO 22000

A partir da nova revisão da norma ISO 22000, a perspectiva do risco na Gestão de alimentos foi ampliada. Isto é, há um requisito que deve ser incluso no planejamento para que a organização tenha em mente a análise de seu contexto, ampliando a sua visão sobre os riscos e oportunidades que podem afetá-la.

Ao analisar seu contexto, a organização estabelece um plano com as ações a serem realizadas. Consequentemente, é possível reduzir os riscos identificados e/ou aproveitar as oportunidades. Sendo importante, que a organização possa buscar maneiras de integrar as ações dentro do seu sistema de gestão e avaliar assim, a sua eficácia.

Em relação as ações tomadas pela empresa dentro do seu planejamento estratégico, deve-se ter em mente o impacto potencial que pode causar à base do sistema. Em outras palavras, garantir a segurança dos alimentos oferecidos ao consumidor, e que atendam às suas necessidades, assim como das partes interessadas.

Segurança Alimentar - Gestão da mudança: melhoria dos processos

Gestão da mudança: melhoria dos processos

O planejamento é fundamental para garantir a eficácia das ações realizadas, assim como para as adaptações de mudanças que afetam a empresa. Sejam elas internas ou externas.

Portanto, no momento de realizar um planejamento de mudanças, a organização deve ter em mente os requisitos exigidos pela nova norma. E a partir de então, considerar:

O objetivo pretendido com tais mudanças;
As consequências que podem ocorrer para a empresa;
Estabelecer as condições ideais na cadeia de produção, garantindo a segurança dos alimentos;
Apresentar as mudanças como ação positiva, no que diz respeito a integridade do sistema de gestão da organização;
Dispor de recursos necessários para realizar as mudanças nas diferentes etapas;
Delegar responsabilidades para execução das atividades até que a mudança seja implementada nas atividades da organização.

Outras mudanças relevantes

Além das mudanças que vimos apresentadas no tópico 04, a nova proposta da ISO 22000 apresentou mudanças relevantes em outros requisitos do sistema. Podendo se destacar os seguintes itens abaixo:

# Melhoria da comunicação externa no que se refere aos destinatários e responsabilidades de comunicação, assim como a comunicação interna;

# Comunicar ações que envolvam as mudanças básicas, informando-as corretamente às equipes. Podendo ser um novo produto, riscos e alertas, competência dos colaboradores, mudanças de processos e procedimentos, dentre outros;

# Esclarecer o ciclo PDCA como um dos princípios HACCP. Compreendendo-o como uma extensão da segunda etapa, do Ciclo “DO”;

# Compreender o ciclo PDCA como adicional, garantindo a eficiência do sistema;

# Buscar melhorias na implementação dos padrões exigidos pela norma, a fim de evitar confusões ou falta de compreensão.

Agora é o momento de obter vantagens e conquistar sua certificação, bem como alavancar seus negócios. Pois, quem gerencia os seus requisitos adequadamente, tem mais chances de novos negócios. A exigência por altos padrões de qualidade tem sido cada vez maior, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Demonstre conformidade com os requisitos legais e regulamentares de segurança alimentar, a fim de aumentar a satisfação do seu cliente. ISO 22000 é Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos.

Conheça as ferramentas de Sistemas de Gestão da Verde Ghaia.

Investimos em tecnologia de alta performance para auxiliar as empresas e indústrias no monitoramento de seus requisitos. Estamos presentes em várias organizações, sejam elas de grande ou de pequeno porte, para ajudá-los a implantar uma gestão risco eficaz e gerenciar seus requisitos. Além de oferecer treinamento qualificado para melhorar o desempenho e gerar resultados cada vez melhores.

Aproveite para conhecer o Outsourcing LIRA, é uma metodologia ágil, capaz de gerar os resultados que você deseja. Além de reduzir seus custos, diminuindo tempo e pessoas no seu gerenciamento de Sistema de Gestão.

Fale conosco! Somos especialistas no mercado de Sistemas de Gestão e oferecemos a melhor resolução de problemas. Aproveite e leia o nosso E-book!

o que é ISO 22000
E-book – O que é ISO 22000


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *