×

BH Airport: Integração dos Sistemas de Gestão alinhados ao Compliance


 

A BH Airport é a concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. É formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina,  por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Gestão em Compliance como parte dos processos

Prêmio Compliance Brasil, da Verde Ghaia – Sicepot em BH.

Sua história começa em 1970, junto com a história do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Na época, a capital mineira contava apenas com o Aeroporto de Pampulha, que tinha limitações operacionais e já havia uma demanda por um aeroporto de nível internacional.

Por isso, o Ministério da Aeronáutica, em parceria com o Governo do Estado, iniciou os estudos de viabilidade técnica para a construção de um novo aeroporto. Na década de 1980 iniciam-se as obras e em março de 1984 o aeroporto é inaugurado oficialmente. Em 2000, passa a receber os voos transferidos do Aeroporto da Pampulha e inicia seu ciclo de crescimento.

Em 2014 nasce a BH Airport, com o objetivo de consolidar o aeroporto como um dos principais em operação no Brasil e a principal porta de entrada e saída de passageiros em Minas Gerais.

Em 2016 foi inaugurado o seu novo terminal de passageiros, que passou a oferecer infraestrutura capaz de atrair novos voos, tanto domésticos como internacionais, e elevou a qualidade de atendimento aos passageiros, com mais espaço, conforto e novas opções de serviços. A capacidade de movimentação foi ampliada para 22 milhões de passageiros por ano. Ao longo dos 30 anos do contrato, a previsão é que a movimentação do Aeroporto alcance 43 milhões de passageiros anualmente.

Melhoria Contínua dos processos e operações

Os números do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, conquistados após a concessão para a BH Airport, impressionam: além dos 22 milhões de passageiros por ano, possui 132 mil m2 de área, 26 pontes de embarque, 4.652 vagas de estacionamento, 9 esteiras de restituição de bagagem, nova área embarque e desembarque internacional, 3 conjuntos de esteiras rolantes, 17 canais de inspeção de passageiros (raio-x), 27 elevadores, 44 posições para aeronaves, 14 escadas rolantes, e muitas novas opções de alimentação, lojas e serviços.

A BH Airport está sempre em busca de melhorias constantes para garantir segurança, conforto, comodidade, eficiência, satisfação, diversas opções de serviços e o melhor atendimento para todos.

Por isso, seu trabalho é reconhecido por meio de vários prêmios recebidos nos últimos anos:

  • Prêmio Excelência em Gestão Integrada de Saúde e Segurança Ocupacional, Qualidade e Meio Ambiente, principal categoria do Prêmio Compliance Brasil promovido pela Verde Ghaia;
  • Prêmio Airport Service Quality (ASQ) 2018 de melhor aeroporto na América Latina e Caribe, concedido pelo Airports Council International (ACI) World, organização representativa dos aeroportos em todo o mundo.
  • Em 2017, o ACI já havia conferido ao Aeroporto o prêmio do que mais evoluiu na Qualidade de Prestação de Serviços na América Latina e Caribe;
  • É o primeiro no Brasil a ser reconhecido pelo esforço em identificar as fontes de emissão de gases de efeito estufa. A concessionária BH Airport recebeu a acreditação de emissões de carbono, no nível 1 (mapeamento) pelo programa do ACI, além da certificação pela norma ISO 14064 (Emissões de Gases de Efeito Estufa);
  • Vencedor do prêmio promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) na categoria “Serviço Público mais eficiente” no prêmio “Aeroportos + Brasil – quem escolhe é o passageiro”;
  • Prêmio Boa Viagem – edição Copa do Mundo FIFA 2014 em duas categorias: melhor atendimento ao turista e melhor controle migratório.

Sistema de Gestão Integrada e Compliance

Integrando os elementos das três normas: ISO 9001, ISO 14001 e 45001

Com o propósito de “proporcionar a melhor experiência em aeroportos no Brasil, valorizando a cultura mineira, sendo a melhor escolha das companhias aéreas e gerando retorno sustentável”, a BH Airport desenvolveu sua Política de Segurança Operacional e Gestão Integrada e o seu Programa de Integridade. É através delas que são consolidadas as suas ações em gestão da ética e da gestão em Compliance, garantindo seus excelentes resultados através do comprometimento com a qualidade, o meio ambiente, a saúde e segurança ocupacional, aeroportuária e operacional e com a sustentabilidade do negócio.

O reconhecimento pela excelência de seu sistema de gestão integrada reflete todo o esforço da BH Airport em atingir um alto índice de cumprimento da legislação aplicável aos aeroportos, ao mitigar e/ou eliminar os riscos relacionados a prevenção da poluição, lesões pessoais, doenças ocupacionais, a Segurança Operacional, aeroportuária e corporativos, bem como incentivando sempre a melhoria contínua de seus processos e valorizando o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, de forma que eles se comprometam com o Sistema de Gestão Integrada, a Segurança Operacional, a Segurança Aeroportuária e a mitigação dos riscos corporativos.

Com estes compromissos, a BH Airport assegura, por meio de uma atuação ética e íntegra, a segurança, a gestão em Compliance e a sustentabilidade de suas operações, reafirmando seu propósito com os seus clientes, parceiros e a sociedade como um todo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *