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Como o SOGi beneficia seu Sistema de Gestão Integrada – SGI?


 
Como o SOGi beneficia seu Sistema de Gestão Integrada – SGI?
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Obter informações precisas e conhecimento são fundamentais para se alcançar excelência em gestão. E, através de sistemas integrados gerenciais, é possível garantir à organização tomada de decisões mais precisas, proporcionando o alcance dos resultados esperados, e se tornando mais competitiva.

O objetivo deste artigo é demonstrar que por intermédio de um software em plataforma WEB, é possível gerenciar normas, leis, decretos, portarias e melhorar o desempenho da empresa para atingir a sua melhor performance.

Como o SOGi influencia o Sistema de Gestão Integrada?

O que as Organizações esperam de um Software em gestão?

A importância do Software de Gestão Integrada – SOGI é justificada pela necessidade das organizações responderem prontamente ao surgimento de novos paradigmas sociais, relacionados à um mercado globalizado, cada vez mais consciente e exigente, além de facilitar a interação e a gestão das áreas de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social.

As organizações buscam por simplicidade e objetividade, abordando assuntos relacionados ao Sistema de Gestão Integrada. Em específico o Software SOGI. Através da comparação entre literatura e sistema, conclui-se que o programa atende as premissas de um Sistema Integrado de Gestão e correspondente a funcionalidade de auxiliar os gestores na tomada de decisão, perante as normas, leis, decretos e portarias.

Entendendo na prática as funcionalidades do SOGI

O Sistema de Gestão Integrada, que envolve qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, saúde, segurança dentre outros, tem um papel decisivo no processo de globalização, tais como abertura de mercados e novos mercados e na acirrada competição entre as organizações. Isto pois, apenas as empresas socialmente responsáveis, que buscam atender às legislações vigentes, irão obter êxito em atingir a lucratividade e o reconhecimento no mercado mundial.

Neste contexto,  o objetivo principal é de analisar a importância do Software de Gestão Integrada – SOGI, demonstrando que o mesmo é uma ferramenta de gestão integrada e adequada ao controle e atualização da legislação aplicável. Através de um conteúdo atualizado e editado a partir das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ISO (International Organization for Standardization) e BSI (British Standards Institution).

O SOGI é um sistema multifuncional e flexível no meio on-line, que busca informar os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis para a organização em tempo real. Isto facilita o gerenciamento do Sistema de Gestão Integrada da empresa e apresenta, de forma resumida, os tópicos ou quesitos que sofreram alterações ou que foram criados recentemente.

O surgimento de normas como ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental),  OHSAS 18001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional) e SA 8000 (Sistema de Gestão da Responsabilidade Social), cuja aceitação está ocorrendo a nível mundial, fornece às organizações subsídios para a melhoria contínua de processos, produtos e serviços em todos os seus níveis hierárquicos.

A utilização deste sistema possibilita a interação entre essas áreas, facilitando a gestão integrada que é de extrema importância para os administradores, justificando a necessidade de uma ferramenta ágil, intuitiva e simples. Através de nossos clientes, conseguimos responder às suas indagações e necessidades, como, por exemplo:

1. As informações obtidas através dos relatórios do SOGI facilitam a tomada de decisão relacionada à legislação vigente?
2. O sistema facilita o gerenciamento efetivo de normas, leis, decretos e portarias?

Através dos resultados obtidos pelos nossos clientes, percebemos que a utilização do sistema evita que a empresa tenha custos desnecessários, provindos de infrações relacionadas ao não atendimento da legislação.

SOGI: facilitador da sua gestão integrada

Embora não seja possível encontrar uma definição universalmente aceita para o conceito de Gestão, e apesar deste ter evoluído muito ao longo do último século, existe algum consenso para o termo. Deste modo, este pode ser definido como um processo decisório, no qual se é o responsável pelos resultados dos objetivos e metas propostos por um sistema, uma empresa ou organização.

palavra Gestão, deriva do latim gestione, e significa administração, que por sua vez é definida como o conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado (MAXIMIANO, 2000).

Assim, entende-se como Sistema de Gestão Integrada (SGI), a combinação e administração de processos, procedimentos e práticas que abrangem as áreas de: qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde ocupacional e outros, e que são implantados em uma empresa de forma conjunta, sobrepondo sistemas individuais, visto que desta maneira melhoram o desempenho da organização, otimizando ferramentas sistêmicas de controle, tempo e dinheiro. Segundo Seifert (2008, p. 16):

“A importância da implantação de um SGI surge com a necessidade concreta de as organizações responderem prontamente ao surgimento de novos paradigmas sociais relacionados a um mercado globalizado, cada vez mais consciente e exigente. Isso implica devido ao fato de que os clientes, particularmente em países desenvolvidos, buscam adquirir produtos produzidos por organizações que operem segundo critérios socioambientais mais adequados, de modo a contribuir para a melhoria continua na qualidade de vida da sociedade. Asseguram, assim, o respeito aos direitos humanos de modo geral e ao meio ambiente, segundo a ótica de desenvolvimento sustentável”.

Com a implantação de um SGI, surgem oportunidades para as empresas se reestruturarem, além de possibilitar a crescente integração de sistemas estruturados, com vistas a atender as demandas de normas, leis, decretos e portarias, suportando o fluxo de informação associado, bem como, colaboram para a certificação das organizações em normas internacionais, tornando-as mais competitivas e reconhecidas no mercado mundial.

Existem várias normas que certificam a empresa conforme a área que o SGI contempla, a exemplo da ISO 9001 voltada para a qualidade, a ISO 14001 com foco ambiental, a OHSAS 18001 que trata de segurança e saúde ocupacional, e ainda a SA 8000 que cuida diretamente da responsabilidade que as organizações têm com a sociedade. Estas normas são instrumentos internacionalmente reconhecidos que fornecem diretrizes para a estruturação de um Sistema de Gestão Integrada, obtendo melhorias progressivas no desempenho organizacional.

Desta maneira a gestão integrada implica em adotar políticas em todas as dimensões da organização, as quais expressem as necessidades e expectativas dos seus acionistas, clientes, funcionários, fornecedores e comunidade em geral.


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