SOGI: Soluções inteligentes e Metodologias ágeis - Verde Ghaia
×

SOGI: Soluções inteligentes e Metodologias ágeis


 
SOGI: Soluções inteligentes e Metodologias ágeis
5 (100%) 4 vote[s]

Imagine que você tenha recebido um convite para um evento muito importante, daqui a alguns meses, no qual precisará se apresentar de maneira adequada, com uma roupa elegante. Então você decide que vai encomendar uma roupa sob medida a um alfaiate.

SOGI: Soluções inteligentes e Metodologias ágeis

Só que o profissional que você encontrou trabalha de um jeito um pouquinho diferente. Ele confere suas medidas no ato da encomenda e aí diz que precisa de seis meses para fazer sua roupa. Como é uma roupa muito especial, você concorda com o prazo. E então o alfaiate se põe a trabalhar, porém, não entra em contato com você nesse ínterim.

Eis que no dia da entrega, já às vésperas do evento, você vai buscar a tão sonhada roupa. Aí experimenta e… Opa… A barra está longa demais. Ih, não está abotoando na barriga, afinal você ganhou uns quilinhos depois daquelas férias na praia… E o tecido não tem um caimento tão bom quanto prometia… Que lástima, não é mesmo?

É lógico que você jamais mandaria fazer uma roupa sob medida em tais condições. Agora vamos transpor a mesma situação para uma empresa. Digamos que essa empresa esteja precisando muito de um software para gerir seus processos. Aí faz a encomenda a uma desenvolvedora. E pronto. Deixa para conferir o resultado só lá na frente, no dia do deadline. Impensável, sem dúvida!

Metodologia Ágil: princípio essencial para o desenvolvimento

SOGI: Soluções inteligentes e Metodologias ágeis

E é exatamente por isso que existem as metodologias ágeis que, sob o conceito da Tecnologia da Informação (TI), são as novas formas de criar programas. É uma abordagem que confere muito mais flexibilidade aos profissionais de TI, pois o planejamento e a execução de todas as rotinas são mais interativos. O contato com o cliente é constante e todas as modificações vão sendo realizadas de acordo com a necessidade. Comparando lá com a nossa história do alfaiate, seria o equivalente às provas de roupa, que vão servindo como referência para que as peças sejam modificadas ao longo do processo e fiquem perfeitas no ato da entrega.

A metodologia ágil é algo tão importante, que foi estruturada em padrões descritos pelo Manifesto Ágil, uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de softwares. Ele foi publicado em 2001, em Utah, nos Estados Unidos, e é obra de 17 desenvolvedores que compartilhavam ideais comuns sobre a fluidez do desenvolvimento de programas de computador. O Manifesto Ágil tem sua fundação em quatro valores:

  1. Processos e ferramentas são importantes, mas a interação e comunicação entre indivíduos é mais importante ainda;
  2. Clientes querem um software que funcione, portanto a documentação só é importante se agregar real valor ao processo;
  3. A colaboração com o cliente vai muito além da negociação de contratos, pois é essencial que as decisões sejam tomadas em conjunto;
  4. Responder às mudanças é mais eficaz do que seguir um plano engessado;

A ferramenta SOGI da Verde Ghaia segue exatamente esse princípio.

Inicialmente, foi desenvolvida como uma plataforma de monitoramento de requisitos legais online, e ao longo do tempo foi crescendo de maneira tão plena, que hoje é um software completo de Gestão e Desempenho em Sustentabilidade, e conta com uma série de módulos para atender às necessidades de cada cliente.

Cada módulo foi (e vem sendo) desenvolvido dentro dos princípios das Metodologias Ágeis. O cliente participa ativamente das decisões, e todo o planejamento é adaptativo e comandado por equipes dotadas de conhecimentos multidisciplinares — e também ávida em sua busca contínua por melhorias.

E esse dinamismo, da metodologia ágil, que permite que cada módulo do SOGI seja atualizado constantemente, oferecendo soluções inovadoras e otimizadas.

Basta lembrar que o objetivo principal da ferramenta é monitorar e garantir que clientes cumpram as normas e requisitos legais pertinentes ao seu negócio. O Brasil é notório por sua imensa quantidade de leis — e quase sempre elas sofrem algum tipo de atualização, uma inserção de uma nova portaria ou decreto.

Seria impossível estar em dia, se o sistema SOGI não seguisse os princípios das Metodologias Ágeis. Atualmente, o SOGI conta com 110 mil legislações em seu banco de dados, volume para lá de robusto e que exige muita estrutura (inclusive de armazenamento na nuvem) para funcionar sem falhas. Enfim, o SOGI é basicamente o resumo de tudo o que metodologias ágeis pregam: a necessidade de manter o cliente satisfeito diante de uma entrega contínua de funcionalidades.

E é claro que com toda essa flexibilidade e integração, a entrega de resultados se torna bem mais certeira. O tempo necessário para finalizar qualquer etapa do processo de desenvolvimento de um software fica mais curto, as novas funcionalidades vão surgindo num ciclo dinâmico (deixando o cliente mais satisfeito) e até as relações entre as equipes melhoram, já que a comunicação livre de ruídos é parte importante do processo inteiro. Além disso, a implementação da gestão de risco é intrínseca ao processo, afinal o cliente atuará lado a lado com os desenvolvedores a fim de evitar erros, conferindo assim uma taxa de retorno muito maior.

Embora tenha nascido dois anos antes de o surgimento do Manifesto Ágil, a Verde Ghaia já compreendia de berço que todo o seu esforço deveria se voltar para aquilo que ela considerava mais importante: o cliente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *