Quais as vantagens da Gestão Empresarial para os negócios?
×

Verde Ghaia: 06 segredos sobre o nosso crescimento

 

Deivison Pedroza, Fundador e CEO do Grupo Verde Ghaia diz que “a forma que uma empresa valoriza a sua gestão, diz muito sobre ela. Se ficar estagnada no tempo, sem mudanças, assim também será a organização.”

O CEO do Grupo está certo sobre isso, visto que, se a evolução da gestão é um dos pilares do negócio, com certeza a companhia se consolidará no mercado por décadas, e será exemplo a ser seguido até pelos seus concorrentes. Por isso, que a Verde Ghaia é uma destas empresas, cuja evolução da gestão tem sido surpreendente nesses 20 anos de mercado.

Mas o que faz a Verde Ghaia alcançar tanto sucesso?

A VG investe muito na Gestão Empresarial. E é exatamente isso, que o CEO Deivison Pedroza tem escutado nos eventos e premiações dos quais participa, uma vez que, mesmo após 20 anos, a Verde Ghaia ainda se mantém consolidada no mercado, reinventando, recriando, inovando e buscando fazer diferente, sempre.

Sabe-se que são poucas as empresas que estão dispostas a contar suas estratégias. Mas a Verde Ghaia não pensa assim!

Por isso, agora você vai conhecer 6 segredos da evolução da gestão da empresa que fizeram ela chegar onde está hoje, tornando-se líder no mercado!

Está preparado? Então vamos lá!

1° segredo

Não é à toa que a Verde Ghaia é uma empresa de sucesso. Desde o seu surgimento, em 1999, ela cumpre com maestria o objetivo a que se propôs: melhorar processos de gestão ambiental, oferecendo o 1° sistema online de monitoramento de requisitos legais no Brasil.

Um dos grandes diferenciais da Verde Ghaia, e que a torna referência no mercado, é o SOGI. O SOGI é seu software online de gestão integrada, legal e estratégica que permite processos mais ágeis de monitoramento e gestão, sendo um software completo de Gestão e Desempenho em Sustentabilidade. É totalmente alinhado às normas internacionais de certificação ISO, tendo sido desenvolvido através de uma metodologia própria.

Hoje, já está em sua 8ª geração.

Hoje, 20 anos depois, está consolidada no mercado como especialista na assessoria e no monitoramento de conformidade legal na área de Meio Ambiente, e também de Saúde e Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social, Qualidade, Segurança de Alimentos, Sustentabilidade, Energia, Cadeias Logísticas e Mudanças Climáticas.

A empresa conta atualmente com 140 colaboradores, uma base de 3200 clientes e mais de 36000 usuários de seus softwares de gestão no Brasil, na América Latina e na África, diz Deivison Pedroza.

E não para por aí. O SOGI continua sendo atualizado constantemente para trazer o que há de mais moderno no mundo em sistemas de gestão e também para conter todas as leis existentes e atualizadas. Só para ter uma ideia, em 2019, já são 113.476 leis e 512 revogações presentes em seu banco de dados – um aumento de 106.161 leis em vinte anos.

Nada fica de fora de SOGI, e os clientes da Verde Ghaia sabem da importância disso, para manterem seus certificados de norma ISO ou terem a certeza de que estão de acordo com todas as leis aplicadas às suas atividades, cada vez mais complexas e com fiscalizações mais rígidas.

Essa preocupação por parte da Verde Ghaia permite que toda empresa, independente do porte e da sua atividade, possa ser atendida pelo SOGI e ter a certeza de que todos os requisitos serão cumpridos. Se a tecnologia e as leis evoluem, o SOGI também evolui. Esse é um dos segredos da evolução da gestão da empresa.

2° segredo

A Verde Ghaia é vista como líder no mercado, pois possui visão inovadora e está sempre voltada às preocupações socio-ambientais.

Há 20 anos atrás, quando Deivison Pedroza decidiu fundar a Verde Ghaia, a palavra meio ambiente e sustentabilidade passavam longe do mundo dos negócios. Como ele mesmo afirma:

“Na teoria, empresas diziam que era importante preservar a natureza. Na prática, descartavam seus resíduos de maneira negligente, havendo muita dificuldade para compreenderem e cumprirem a legislação brasileira. Além disso, o monitoramento da legislação era feito de maneira muito limitada, o que restringia sua eficiência.”

Possuindo uma visão totalmente inovadora, Deivison percebeu ali um nicho de mercado, e fez com que o surgimento e a evolução da gestão da Verde Ghaia acompanhassem a própria evolução da sustentabilidade.

O que para uns parecia muito arriscado, para Deivison era uma certeza. E nos últimos anos é visível o aumento do interesse dos empresários pela padronização e certificação nas áreas de qualidade e meio ambiente. Estão começando a perceber o que o CEO da Verde Ghaia já tinha certeza há 20 anos atrás: o meio ambiente é o principal produto de uma empresa. “É possível economizar, ganhar dinheiro, divulgar sua imagem e ainda tirar vantagem disso”.

3° segredo

O investimento em planejamento estratégico é um dos pilares da evolução da gestão empresarial. Avaliar os pontos fracos e pontos fortes da empresa é fundamental para aprender com os erros e investir nos acertos.

Analisando o ambiente interno e externo da Verde Ghaia foi possível traçar estratégias para que a empresa se mantivesse em constante evolução (o que se perpetua até hoje). Isso dá à empresa a oportunidade de sempre melhorar. Todo o pensamento estratégico é baseado em todo o conhecimento adquirido nos últimos 20 anos de serviços somados às novas tecnologias e inovações que aparecem ao longo do tempo.

4° segredo

Apesar de tantas novidades disponíveis no mercado, não são todas as empresas que abrem o seu portfólio para novas possibilidades. A Verde Ghaia age de forma totalmente contrária a esse pensamento. Para a empresa, o uso de tecnologias inovadoras é um dos pilares mais importantes. Por isso, não existe medo em buscar sempre o melhor. Deivison explica:

“Nossa missão é estar sempre à frente dos concorrentes e preparados para as novas tendências, investindo muito em tecnologia, pois queremos que nossos clientes obtenham sucesso em seus resultados e tenham a nossa ajuda para fazer o operacional de forma diferente, ganhando tempo para o que realmente importa”.

Isso não só ajuda a evolução da gestão da empresa, mas se atém ao acesso dos clientes às informações, garantindo que eles obtenham o que procuravam na Verde Ghaia, isto é, estarem de acordo com todos os requisitos aplicáveis aos seus negócios. Dessa forma, o uso de tecnologias inovadoras, como o SOGI, possibilita o sucesso não só da empresa Verde Ghaia, mas principalmente dos seus clientes.

E saber fazer uso disso é outro segredo da Verde Ghaia. Apostar em novas tecnologias e metodologias para estar à frente do seu tempo e oferecer serviços surpreendentes.

5° segredo

É impossível falar de evolução da gestão sem citar os parâmetros de qualidade. E não é só a qualidade do produto ou serviço final, mas também de todos os processos existentes na empresa.

Uma organização que não possui uma boa gestão de qualidade ou que não faz da busca pela melhoria contínua a cultura da empresa, dificilmente irá se consolidar no mercado. A Verde Ghaia, sabendo disso, desde sempre teve como um de seus objetivos oferecer serviços e informações com o mais alto padrão de qualidade.

Seus inúmeros prêmios recebidos ao longo de seus 20 anos comprovam isso. Por exemplo, em 2018 a empresa ganhou pelo segundo ano consecutivo o Guia Exame de Sustentabilidade, considerado o maior levantamento de práticas de responsabilidade corporativa do Brasil, selecionando e premiando as chamadas “empresas-modelo”.  A Verde Ghaia destacou-se entre gigantes, e levou o prêmio de empresa mais sustentável do Brasil, no setor de consultoria, gestão e TI. Ganhar esse prêmio só foi possível porque a qualidade sempre imperou em todas as suas ações.

6° segredo

A evolução da gestão de uma empresa está diretamente relacionada ao seu compromisso para com o meio ambiente, a sociedade e o poder público.  Isso se dá através do cumprimento de todas as normas, requisitos, regulamentos e leis aplicáveis à atividade desempenhada pela organização. Em outra palavras, é preciso que a empresa esteja em compliance, visto que todas as organizações éticas, comprometidas e íntegras estão buscando incorporá-lo em todas as suas estratégias. E com a Verde Ghaia não é diferente.

O Grupo Verde Ghaia vive e respira o compliance a todo o tempo. Não somente dentro da organização, mas especialmente, incentivando que outras empresas também possam estar de acordo com toda a legislação aplicável a seu negócio.

Esta é uma preocupação tão séria para a Verde Ghaia que foram criadas duas estratégias em relação ao compliance, além do que já é feito dentro da própria empresa:

  • Prêmio Compliance Brasil: já está em sua quarta edição, e seu objetivo é reconhecer as boas práticas e o controle legal adotados pelas organizações em todo o Brasil, sendo um incentivo para que as empresas brasileiras acolham práticas sustentáveis em seus processos. Grandes nomes do mercado já foram reconhecidos e premiados, e isso vem incentivando que cada vez mais organizações busquem também estar em compliance;
  • Pacto pela Integridade e Compliance pela Sustentabilidade (PICS): esse pacto foi idealizado por Deivison, e tem como objetivo criar um compromisso voluntário para a promoção da ética e do crescimento sustentável, por meio de lideranças corporativas inovadoras e comprometidas com a integridade. Além de muitas empresas que já assinaram o PICS, ele também foi apresentado pessoalmente para o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e para várias outras autoridades públicas, que o apoiaram. Para saber mais sobre o PICS e como também aderir a esse compromisso, é só clicar aqui.

Verde Ghaia acredita que “Juntos Somos Mais”

Sem dúvida o compliance é um dos grandes segredos da Verde Ghaia. Soma-se a isso o SOGI, o planejamento estratégico, a busca constante pela gestão da qualidade e do uso das tecnologias mais modernas que existem e ainda tendo um líder com uma visão inovadora e preocupado com a sustentabilidade, que busca oferecer o melhor para seus clientes através de uma equipe capacitada.

Com tudo isso, o resultado só pode ser um: o sucesso surpreendente da evolução da gestão da Verde Ghaia.

Mas ainda tem muitos outros segredos. Quer saber quais são? Então acesse nosso site. Lá, você vai encontrar muito mais informações e conhecer mais estratégias usadas pela Verde Ghaia, que podem inclusive, ajudar você a fazer também a evolução da sua gestão de forma surpreendente.

2 comentários em “Verde Ghaia: 06 segredos sobre o nosso crescimento

  1. Boa tarde,

    Deivison eu tenho muito orgulho de fazer parte da história da Verde Ghaia, fui o primeiro cliente em 2000 quando o contratamos para nos assessorar no processo de certificação ambiental ISO 14001 da então AlliedSignal Automotive Ltda, hoje Honeywell onde na época eu era Técnico em Segurança do Trabalho e era responsável também pela parte ambiental.
    Nesses 20 anos mesmo de longe, a Verde Ghaia sempre esteve presente na minha vida profissional, e vem nesse período sendo uma parceira fundamental para o sucesso das empresas nas quais trabalho.

    Grande abraço Deivison,

    Rogério Machado

    1. Obrigado pela mensagem, Roberto! Clientes tão antigos como vocês, são mais um dos segredos que temos para o nosso crescimento. Somos parceiros e aprendemos uns com os outros. Mais uma vez, obrigado. Deivison

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *