Vantagens de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional
×

Por que se preocupar com a implementação do Sistema de Gestão em SSO?


 
Pessoas sentadas em um sofá preocupadas em realizar um sisema de gestão em SSO com mais agilidade.

Há inúmeras vantagens em se estabelecer um sistema de gestão da saúde e segurança ocupacional – ISO 45001, formal e certificável, dentre elas:

1. Um ambiente de trabalho seguro.

2. Aumento da conscientização a respeito dos riscos.

3. Redução das indenizações e prêmios de seguros.

4. Redução da responsabilidade legal pela demonstração da devida diligência.

5. Melhoria no desempenho dos negócios.

6. Imagem positiva da organização e outras.

A norma foi desenvolvida a partir de uma necessidade global, de se determinar padrões internacionais, que permitissem a divisão das melhores práticas desenvolvidas no mundo.

Daí, surgiu a necessidade da nova Estrutura de Alto Nível – Anexo SL. Esta foi definida pela ISO, para as normas de sistema de gestão, bem como, para uma abordagem integrada. Isto é, alinhamento entre os padrões de sistema de gestão, como por exemplo, da ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015.

Estrutura do Anexo SL – ISO 45001

Homem trabalhando com solda e vários brilhos do ferro sendo soldado. Gestão em SSO

O anexo SL tem a finalidade de facilitar a integração dos sistemas de gestão, assim como a interpretação dos requisitos normativos, o que ocorre durante a implementação da ISO 45001, com o seu sistema de gestão da saúde e segurança ocupacional.

A estrutura do Anexo SL é apresentado em 10 itens:

1.  Escopo

2.  Referências Normativas

3.  Termos e definições

4.  Contexto da organização

5.  Liderança

6.  Planejamento

7.  Suporte

8.  Operação

9.  Avaliação de desempenho

10.  Melhoria

Uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional de seus trabalhadores e de outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.

A adoção de um sistema de SSO, destina-se a permitir que uma organização forneça locais de trabalho seguros e saudáveis, evitando lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho e melhore, continuamente, seu desempenho de SSO.

Princípios da ISO 45001

A ISO 45001 segue os mesmos princípios que regem a ISO 14001, os principais são:

Contexto da organização: Onde a organização apresenta as questões internas e externas, bem como as necessidade e expectativas das partes interessadas relacionadas.

Sistema de gestão e a interação dos processos: As normas define que a organização inclua os processos e suas interações.

Liderança e Política: A organização deve estabelecer uma política para saúde e segurança ocupacional, assegurar o seu cumprimento e estar comprometida com o Sistema de Gestão, bem como demostrar o comprometimento e liderança em relação ao SGSSO.

Gestão de riscos e oportunidades: A organização vai levantar os riscos e oportunidades do negócio da organização e também do Sistema de Gestão Integrado. Para atender este item normativo recomenda-se utilizar a Matriz SWOT: Forças e Fraquezas (ambiente interno) e Oportunidades e Ameaças (ambiente externo).

Planejamento: Um plano para cumprir a política de saúde e segurança ocupacional deve ser definido. Para que a implementação de um Sistema de Gestão em SSO.

O que o Planejamento em SSO deve contemplar?

Duas mulheres e um homem discutindo sobre algo no computador. Gestão em SSO - Saúde e Segurança Ocupacional

Todo Planejamento deve contemplar alguns passos para que a implementação de um Sistema de gestão em SSO possa ocorrer de maneira segura e confiável.

* Identificação de perigos e riscos à segurança e saúde do trabalhador.

* Estabelecimento as funções, responsabilidades e autoridades organizacionais para todos os níveis pertinentes da organização.

* Levantar os riscos e oportunidades do negócio e do sistema de gestão de SSO.

* Estabelecimento de objetivos e metas para saúde e segurança ocupacional.

* Desenvolvimento de planos de ação associados aos alcances dos objetivos e metas estabelecidos.

* Monitoramento dos fornecedores de produtos e serviços, evitando possíveis desvios e penalizações devido ao enquadramento da organização contratante como corresponsável pela empresa contratada.

* Gestão de pessoas garantindo desenvolvimento de suas competências e etc.

Implementação

Curso EAD da Verde Ghaia

A organização deve capacitar as pessoas envolvidas e prover os mecanismos de apoio necessários à efetiva implementação das ações planejadas. A organização deve capacitar as pessoas envolvidas e prover os mecanismos de apoio necessários à efetiva implementação das ações planejadas.

Avaliação de desempenho: A organização deve mensurar, monitorar e avaliar seu desempenho quanto a saúde e segurança ocupacional.

Análise Crítica e Melhoria: A organização deve avaliar criticamente e aperfeiçoar continuamente seu sistema de gestão da saúde e segurança ocupacional para melhorar seu desempenho. Proporcionado o aumento de desempenho de SSO; promovendo a participação dos trabalhadores; comunicação dos resultados na melhoria contínua para os trabalhadores e etc.

Portanto, a organização comprometida com a gestão de SSO, oferece locais de trabalho seguros e saudáveis, evitando lesões e problemas de saúde relacionado ao trabalho e melhora continuamente o desempenho em SSO.

Uma boa gestão de SSO melhora a qualidade de vida dos colaboradores, aumentando significativamente a produtividade e consequente os números do negócio.


Conheça o Módulo PRSSO – Perigos e Riscos da Saúde e Segurança Ocupacional


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *