Verde Ghaia participa do “Conexão Empresarial” em Araxá
×

Verde Ghaia participa do “Conexão Empresarial” em Araxá


 

Deivison Pedroza, presidente da Verde Ghaia, está entre os mais de 400 empresários e políticos mineiros que participam da edição especial do “Conexão Empresarial” no Grande Hotel de Araxá, voltado para os que buscam incrementar os negócios com troca de conhecimentos. O evento que começou nesta quinta-feira estende-se até o dia 17, com palestras, atividades de networking, entretenimento e lazer.

Conexão Empresarial”

Regulamento

Entre as atividades está o lançamento do Prêmio Top of Sustainability, promovido pela Editora VB Comunicação e Instituto Oksigeno, com auditoria da Verde Ghaia. Confira o regulamento abaixo.

O “Conexão Empresarial” foi criado em 2009 pela Editora VB Comunicação, comandada por Paulo César de Oliveira (PCO) para fortalecer as relações e o conhecimento em almoços/debates, promovidos mensalmente, com a presença de lideranças empresariais de Minas e do Brasil em conferências ministradas por nomes influentes do cenário político-econômico. O sucesso repercutiu e deu origem a Edição Especial do projeto, realizada anualmente em um destino sempre fora de Belo Horizonte, onde os maiores representantes do PIB se encontram para debates sobre a economia brasileira e empreendedorismo num clima de descontração, entretenimento e networking.

1- Natureza do prêmio

O prêmio Top of Sustainability foi criado como forma de incentivo e valorização de empresas, cujos projetos, produtos, profissionais e campanhas tenham seu viés voltado para a sustentabilidade. A Editora VB COMUNICAÇÂO, ao lado do INSTITUTO OKSIGENO, quer conhecer, divulgar e homenagear instituições que realmente possuem iniciativas socioambientalmente responsáveis.

O discurso em favor de um mundo melhor já deixou de ser aludido como algo periférico e passou a ser considerado como condição “sine qua non” nos meios de comunicação, porém as ações que impactam efetivamente no meio ambiente, bem como no social, ainda são pouco expressivas.

Nos próximos anos essas questões ficarão ainda mais evidentes devido aos importantes eventos ocorridos este ano no Brasil como, por exemplo, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (Belo Horizonte), a Rio + 20 e a Copa do Mundo de 2014.

Assim, a Editora VB Comunicação afirma seu compromisso jornalístico com a sociedade através deste prêmio, tornando ainda os cases vencedores uma série de bons exemplos para os mineiros.

2- Características da Premiação

Será selecionada a empresa que apresentar resultados positivos nas dimensões da conformidade legal e na excelência das práticas do tripé da sustentabilidade: responsabilidade social, meio ambiente e econômico. As empresas finalistas participarão de evento comemorativo promovido pela EDITORA VB COMUNICAÇÃO e INSTITUTO OKSIGENO a ser realizado no mês de setembro de 2012, no qual o vencedor será anunciado.

3- Categorias de Premiação

Uma equipe composta por profissionais e personalidades de destaque pela luta em prol do desenvolvimento sustentável, indicadas pela EDITORA VB COMUNICAÇÃO e INSTITUTO OKSIGENO, irá eleger as melhores iniciativas em 05 categorias:

Mineração;
Siderurgia;
Metal mecânica;
Automotivo;
Saúde e educação.

As personalidades avaliarão as empresas conforme a Carta de Orientação do Prêmio Top of Sustainability, a qual revelará os seguintes critérios para avaliação e escolha da melhor representante da categoria nos seguintes quesitos:

Investimento na área social,
Investimento ambiental,
Desenvolvimento campanhas educativas,
Trabalho de desenvolvimento da comunidade e colaboradores.

4- Indicação das empresas

Participarão do prêmio empresas que realizam a gestão da sua conformidade legal nos quesitos de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e/ou Segurança de Alimentos. A Verde Ghaia, empresa especializada em gestão da sustentabilidade, será responsável por indicar cinco empresas para cada categoria.

Empresas que ainda não fazem a gestão da sua conformidade legal deverão entrar em contato com a Verde Ghaia até o dia 30 de julho para obter informações de como participar do prêmio através do e-mail tsousa@verdeghaia.com.br indicando no assunto: TOP OF SUSTAINABILITY.

A escolha será realizada através de informações e indicadores do cadastro das empresas no Sistema Online de Gestão Integrada. As informações colhidas pela Verde Ghaia das cinco empresas de cada categoria com maior índice de conformidade legal serão repassadas aos profissionais e personalidades indicados pela EDITORA VB COMUNICAÇÃO e INSTITUTO OKSIGENO.

Cada personalidade ficará responsável por uma categoria e deverá escolher a que mais atende os requisitos citados no item 4. Com esses nomes em mãos, a Verde Ghaia finaliza a seleção, auditando as cinco vencedoras para escolher a empresa mais sustentável, ou seja, a grande vencedora do Top of Sustainability.

Metodologias utilizadas

Os profissionais da empresa utilizarão como metodologia:

Entrevista, por telefone, com responsáveis pelos Sistemas de Gestão das empresas: para conferência das certificações internacionais.

Auditoria de Conformidade Legal presencial e utilização do Sistema Online de Gestão Integrada – SOGI para avaliação da aplicação das normas dos sistemas de gestão implantados. A empresa será auditada por uma equipe multidisciplinar formada por advogados, engenheiro civil, engenheiro ambiental, técnico de saúde e segurança, biólogo, geógrafo, auditor líder em qualidade, mestre em responsabilidade social, dentre outros.

A Verde Ghaia é a única empresa de consultoria, do mundo, a conquistar a certificação integrada em 2009 e a re-certificação em 2010 e 2011. Prova do seu pioneirismo e do compromisso com a qualidade de seus serviços, são os 1,5 mil clientes conquistados, que atuam em variados segmentos, em níveis nacionais e internacionais, em 14 anos de atuação.

 5- Cronograma de trabalho

15/06/2012Lançamento Prêmio Top of Sustainability no Conexão Empresarial em Araxá.

1ª Etapa: 18/06/2012 a 29/06/2012 – Escolha das personalidades avaliadoras.

2ª Etapa: 02/07/2012 a 30/07/2012 – Seleção das empresas participantes do Prêmio Top of Sustainability.

3ª Etapa: 01/08/2012 a 15/08/2012 – Seleção da melhor empresa em cada categoria pelas personalidades brasileiras, a partir de critérios pré-definidos pelo Prêmio.

4ª Etapa: 16/08/2012 a 07/09/2012 – Auditoria nas cinco (05) empresas selecionadas em cada categoria para seleção da grande vencedora do Prêmio Top of Sustainability.

5ª Etapa: 10/09/2012 a 13/09/2012 – EDITORA VB COMUNICAÇÃO comunica as empresas participantes e finalistas sobre a festa de premiação, na qual serão divulgados os resultados.

6ª Etapa: 19/09/2012 – Evento para divulgação do Prêmio Top of Sustainability e premiação dos vencedores.

6- Critérios de Pontuação

A avaliação será qualitativa. Todas as empresas serão avaliadas igualmente, vencendo quem tiver melhor desempenho em seus sistemas de gestão, conformidade legal e ações sociambientais.

A possibilidade de empate é remota, mas se mesmo assim acontecer, a comissão técnica decidirá em censo comum ou, se for necessário, realizará nova auditoria nas empresas em questão. Situações não contempladas no regulamento e/ou critérios, serão analisadas pela comissão técnica, cuja decisão será soberana não cabendo recursos ou questionamentos.

Dúvidas: tsousa@verdeghaia.com.br

 7- Premiação

Grande vencedor: 

Prêmio Top of Sustainability
Menção honrosa na festa de premiação;
Espaço de 15 minutos para apresentação da empresa na festa de premiação;
Publicação de reportagem especial e publicidade nas publicações da EDITORA VB COMUNICAÇÃO;
Divulgação em veículos de comunicação digital da empresa auditora – especialista em gestão da sustentabilidade, Verde Ghaia.

Vencedores nas categorias:

Placa/Troféu comemorativa Prêmio Top of Sustainability
Menção honrosa na festa de premiação;
Espaço de 10 minutos para apresentação da empresa na festa de premiação;
Publicação de reportagem especial e publicidade nas publicações da EDITORA VB COMUNICAÇÃO;
Divulgação em veículos de comunicação digital da empresa auditora – especialista em gestão da sustentabilidade, Verde Ghaia.

 8- Coordenação e auditoria

A realização, desenvolvimento, premiação e divulgação do Prêmio Top of Sustainability serão de responsabilidade da EDITORA VB COMUNICAÇÃO e INSTITUTO OKSIGENO, em coordenação com o VERDE GHAIA.

A EDITORA VB COMUNICAÇÃO reserva-se a prerrogativa de alterar este regulamento naquilo que julgar conveniente, sempre que necessário e no melhor espírito de contribuição para melhorias no Prêmio.

9- Dúvidas

Para orientações, contato via email tsousa@verdeghaia.com.br
Telefone 31 2127-9137
Responsável: Taís Ude / Verde Ghaia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *