×

Webinar Verde Ghaia sobre GRC: Governança, Riscos e Compliance


 
Webinar Verde Ghaia sobre GRC: Governança, Riscos e Compliance
5 (100%) 2 vote[s]

Webinar da Verde Ghaia sobre GRC: Governança, Riscos e Compliance.

Quando se fala em GRC é preciso ter em mente os conceitos base de cada processo para que o entendimento do “sistema” no todo seja compreensível.

Sendo assim, explicando cada um deles, temos:

GOVERNANÇA é o nome dado para o CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS, DIRETRIZES E ATRIBUIÇÕES DE RESPONSABILIDADES que guiam os indivíduos para um objetivo comum. Neste sentido, aplicado ao mundo dos negócios, podemos conceituar como sendo o conjunto de processos, política e regulamentos que regulam a maneira como uma empresa é administrada e, por conseguinte, as decisões são tomadas.

No contexto empresarial, tem-se que governança é a MANEIRA COMO A EMPRESA É DIRIGIDA, ADMINISTRADA E CONTROLADA.

A preocupação da Governança Corporativa é, portanto, criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos administradores e demais colaboradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da empresa, respeitando suas políticas internas.

Em suma: O MODO COMO AS DECISÕES SÃO TOMADAS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O NÃO CUMPRIMENTO DAS REGRAS INTERNAS.

Já os RISCOS podem ser entendidos como os EPISÓDIOS A QUE UMA ORGANIZAÇÃO ESTÁ SUJEITA, independentemente do quão planejada e organizada ela seja, podendo se tornam obstáculos para que os objetivos da organização sejam alcançados.

É extremamente importante MAPEÁ-LOS E CONHECER QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS, caso eles se materializem, pois os conhecendo e sabendo previamente de seus efeitos as empresas podem reduzir ou extinguir qualquer tipo de consequência negativa que os riscos possam trazer.

Duas normas técnicas de gestão

Assista ao Webinar sobre GRC com as Advogadas Danielle Reis e Raquel Varoni

Em termos normativos podemos citar duas normas técnicas de gestão: ABNT NBR ISO 31000:2018 – GESTÃO DE RISCOS e ABNT NBR ISO 31010:2012 – GESTÃO DE RISCOS: TÉCNICAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS

Por último, mas não menos importante, temos que COMPLIANCE, que vem do inglês COMPLY (cumprir) e pode ser entendido como um CONJUNTO DE NORMAS QUE NO ÂMBITO COORPORATIVO ORIENTA O EMPREENDEDOR A ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS LEIS E REGULAMENTOS APLICÁVEIS AO SEU NEGÓCIO em todas as esferas: trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc.

Normas técnicas de gestão reguladoras

Para este tema temos também duas normas técnicas de gestão reguladoras: NBR ISO 19600 – SISTEMA DE GESTÃO DE COMPLIANCE e NBR ISO 37001 – SISTEMA DE GESTÃO ANTISSUBORNO.

Deste modo, apesar de Governança, Risco e Compliance serem CONCEITOS INDIVIDUAIS, inclusive, exaustivamente conhecidos no meio empresarial, atualmente, ELES SÃO COMBINADOS COM A FINALIDADE DE ALCANÇAR RESULTADOS MAIS EFICAZES.

ESSA COMBINAÇÃO TEM POR OBJETIVO TRANSAÇÕES TRANSPARENTES, COM AVALIAÇÃO DE RISCO EFICIENTE E EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS APLICÁVEIS ÀS ORGANIZAÇÕES.

Benefícios para quem adotam o GRC

Benefícios para quem adotam o GRC
  1. Aumento da credibilidade;
  2. Diminuição de gastos;
  3. Solidificação do negócio;
  4. Contenção de fraudes;
  5. Dentre outros.

O resumo de tudo é que os fatores citados são meramente exemplificativos, não sendo possível limitar os benefícios do GRC apenas a estes.

A conclusão que se pode chegar é de que, principalmente, em um momento mundial no qual a preocupação com corrupção e, de outro lado, conformidade com a legislação, estão em ascensão, é de sumaríssima importância que o GRC seja, ao menos, discutido.


Quer saber mais sobre o Módulo GRC e conhecer na prática as suas funcionalidades? Agende seu horário com um dos nossos Consultores.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *