Webinar da Verde Ghaia de 20 anos: Governança, Risco e Compliance
×

Webinar Verde Ghaia sobre GRC: Governança, Riscos e Compliance


 

Webinar da Verde Ghaia sobre GRC: Governança, Riscos e Compliance.

Quando se fala em GRC é preciso ter em mente os conceitos base de cada processo para que o entendimento do “sistema” no todo seja compreensível. Conheça abaixo sobre cada um dos termos.

GOVERNANÇA

Nome dado para o CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS, DIRETRIZES E ATRIBUIÇÕES DE RESPONSABILIDADES que guiam os indivíduos para um objetivo comum. Neste sentido, aplicado ao mundo dos negócios, podemos conceituar como sendo o conjunto de processos, política e regulamentos que regulam a maneira como uma empresa é administrada e, por conseguinte, as decisões são tomadas.

No contexto empresarial, tem-se que governança é a MANEIRA COMO A EMPRESA É DIRIGIDA, ADMINISTRADA E CONTROLADA.

A preocupação da Governança Corporativa é, portanto, criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos administradores e demais colaboradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da empresa, respeitando suas políticas internas.

Em suma: O MODO COMO AS DECISÕES SÃO TOMADAS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O NÃO CUMPRIMENTO DAS REGRAS INTERNAS.

RISCOS

Já os RISCOS podem ser entendidos como os EPISÓDIOS A QUE UMA ORGANIZAÇÃO ESTÁ SUJEITA, independentemente do quão planejada e organizada ela seja, podendo se tornam obstáculos para que os objetivos da organização sejam alcançados.

É extremamente importante MAPEÁ-LOS E CONHECER QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS, caso eles se materializem, pois os conhecendo e sabendo previamente de seus efeitos as empresas podem reduzir ou extinguir qualquer tipo de consequência negativa que os riscos possam trazer.

Duas normas técnicas de gestão

Webinar sobre Governança, Risco e Compliance - GRC
Assista ao Webinar sobre GRC com as Advogadas Danielle Reis e Raquel Varoni

Em termos normativos podemos citar duas normas técnicas de gestão: ABNT NBR ISO 31000:2018 – GESTÃO DE RISCOS e ABNT NBR ISO 31010:2012 – GESTÃO DE RISCOS: TÉCNICAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS

COMPLIANCE

Workshop – Passo a Passo para um Compliance de Sucesso

Por último, mas não menos importante, temos que COMPLIANCE, que vem do inglês COMPLY (cumprir) e pode ser entendido como um CONJUNTO DE NORMAS QUE NO ÂMBITO COORPORATIVO ORIENTA O EMPREENDEDOR A ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS LEIS E REGULAMENTOS APLICÁVEIS AO SEU NEGÓCIO em todas as esferas: trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc.

Normas técnicas de gestão reguladoras

Para este tema temos também duas normas técnicas de gestão reguladoras: NBR ISO 19600 – SISTEMA DE GESTÃO DE COMPLIANCE e NBR ISO 37001 – SISTEMA DE GESTÃO ANTISSUBORNO.

Deste modo, apesar de Governança, Risco e Compliance serem CONCEITOS INDIVIDUAIS, inclusive, exaustivamente conhecidos no meio empresarial, atualmente, ELES SÃO COMBINADOS COM A FINALIDADE DE ALCANÇAR RESULTADOS MAIS EFICAZES.

ESSA COMBINAÇÃO TEM POR OBJETIVO TRANSAÇÕES TRANSPARENTES, COM AVALIAÇÃO DE RISCO EFICIENTE E EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS APLICÁVEIS ÀS ORGANIZAÇÕES.

Benefícios para quem adotam o GRC

Benefícios para quem adotam o GRC
  1. Aumento da credibilidade;
  2. Diminuição de gastos;
  3. Solidificação do negócio;
  4. Contenção de fraudes;
  5. Dentre outros.

O resumo de tudo é que os fatores citados são meramente exemplificativos, não sendo possível limitar os benefícios do GRC apenas a estes.

A conclusão que se pode chegar é de que, principalmente, em um momento mundial no qual a preocupação com corrupção e, de outro lado, conformidade com a legislação, estão em ascensão, é de sumaríssima importância que o GRC seja, ao menos, discutido.


Quer saber mais sobre o Módulo GRC e conhecer na prática as suas funcionalidades? Agende seu horário com um dos nossos Consultores.

faça aqui o seu agendamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *