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Melhoria Contínua: cursos de EAD sobre as Normas ISO

Será mesmo importante fazer o curso ISO?

Alguém da minha empresa precisa conhecer a norma? Estas são dúvidas frequentes e vamos responder agora! Faz parte das normas ISO o item Competência. Na nova versão das normas ISO 9001 e , este item é o 7.2.

Segundo ele, a organização deve elaborar uma série de etapas para garantir que todos colaboradores e terceiros, que possam afetar o desempenho ambiental da empresa, tenham condições de executar suas atividades com a devida destreza, habilidade e principalmente a sensibilização e o devido controle sobre a questão ambiental.

Quais procedimentos do requisito 7.2 – Competência?

A responsabilidade da organização, neste aspecto, deve ser a de identificar os conhecimentos, competência e aptidões necessários para atingir os objetivos ambientais.

Tais fatores devem ser considerados na seleção, recrutamento, treinamento, desenvolvimento de aptidões e educação contínua de pessoal, tendo como finalidade determinar a competência dos envolvidos que realizam os serviços relacionados aos controles ambientais. Isso porque, esses fatores podem afetar o desempenho ambiental e influenciar no atendimento aos requisitos legais e a outros requisitos da organização.

O que é Educação, Treinamento, Experiências e Habilidades segundo a ISO?

Para atendimento deste requisito normativo, as pessoas que executam as atividades devem ser competentes, ou seja, devem possuir educação, experiência, treinamento e habilidades específicos. Segue abaixo uma breve explanação sobre cada item:

1. Educação: é o estudo necessário para execução das atividades. A própria organização deve definir o nível de educação para desempenho das atividades, seguindo sempre, quando houver, requisitos legais que determinem a educação necessária. Por exemplo, no Brasil, a função Engenheiro de Processos exige que a pessoa que ocupa essa função, seja graduada em um curso de Engenharia, com o devido registro no conselho regional (CREA).

2. Treinamento: é a instrução necessária para aumento do conhecimento e desenvolvimento de habilidades sobre o desempenho de atividades. Podem ser feitas por meio de cursos e palestras, como, por exemplo, formação de auditores internos, operação de máquinas e equipamentos, controles de produção e de qualidade, dentre outros.

3. Experiência: é o conhecimento prático obtido ao longo da carreira. Ao se determinar a experiência necessária para o desempenho de uma função, a organização demonstra a preocupação com a minimização de riscos de erros, uma vez que as pessoas conhecem a essência das atividades a serem desenvolvidas.

4. Habilidades: é a demonstração de destreza no desempenho de alguma atividade. Mostra a capacidade de executar uma tarefa, bem-feita. Alguns exemplos: comunicação, liderança de equipes, gerenciamento de conflitos, habilidades manuais, dentre outras habilidades.

Como definir competências para desempenho das atividades?

São requisitos essenciais para atendimento e é importante que a organização defina as competências necessárias para desempenho das atividades relacionadas ao atendimento dos requisitos do cliente.

Uma das formas de fazer é estabelecer uma descrição de cargos, onde estão definidas qualificações necessárias, responsabilidades, atividades, dentre outros itens que a organização julgar necessário.

Por exemplo:

Modelo de descrição de cargo.

Estabelecidas as competências, a organização avalia o atendimento às competências, identificando as lacunas e realizando treinamentos ou outras ações que julgar necessárias.

Outra forma menos objetiva e mais empírica, mas também muito comum, é a organização fazer semestral ou anualmente, um levantamento dos treinamentos indispensáveis às pessoas, para atingir a competência necessária e criar um plano de desenvolvimento, com cronograma e definição de recursos financeiros para seu cumprimento.

A aprovação do plano de treinamento é feita pela Alta Direção, sendo esta uma forma de demonstrar o seu comprometimento com os requisitos.

Depois de realizadas as atividades de desenvolvimento de competência, tais como treinamentos, palestras, visitas técnicas, dentre outros, a organização deve avaliar a eficácia dessas ações. Isso significa, saber se a ação planejada trouxe os benefícios para a melhoria do desempenho das funções frente aos requisitos.

Curso ISO 9001 e ISO 14001

Veja o material completo desse item no curso da ou ISO 9001, que inclusive devem ser de conhecimento dos responsáveis pelos seus gestores na empresa. Já se atualizou nas novas versões?

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