Ambipar ESG

Boate Kiss: Prevenção contra incêndio

Quais são os principais motivos? Considerando os sistemas de Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional, como o acidente poderia ser evitado?

 

Na última semana, no dia 27 de janeiro, completaram os 10 anos da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria – RS, onde 242 jovens foram mortos e outros 600 ficaram feridos devido a um grande incêndio.

As plataformas de streaming Netflix e Globoplay lançaram uma série e um documentário contando detalhes sobre o incêndio, incluindo os principais erros e motivos que causaram o incêndio e a identificação dos responsáveis.

Dentre eles, estão os donos da boate, os integrantes da banda, o corpo de bombeiros e a Prefeitura Municipal de Santa Maria. Pelo ocorrido, foram indiciados e presas quatro pessoas, sócias do empreendimento e responsáveis por promover a sua segurança.

Dentre os principais motivos, temos:

Considerando os sistemas de Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional, como o acidente poderia ser evitado?

Após o incêndio em Santa Maria, a LEI Nº 13.425, DE 30-03-2017 conhecida como Lei Kiss, foi aprovada para unificar regras para estados e municípios definindo competências e responsabilidades. A legislação serve para aumentar e garantir a fiscalização, segurança e prevenção de incêndio em estabelecimentos de todo país.

Infelizmente vários outros empreendimentos podem estar sujeitos à uma tragédia, assim como aconteceu na Boate Kiss, caso não respeite a legislação aplicável ao seu negócio.

 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, nossa Consultora de Compliance ESG, Letícia Nunes, fez um vídeo explicativo a respeito do tema abordado neste artigo. Clique no botão abaixo e confira:

Nós atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Estamos prontos para atendê-los no monitoramento de requisito legal!

Letícia Nunes | Consultora Compliance ESG

 

Sair da versão mobile