Ambipar ESG

Case de Sucesso da Uberlândia Refrescos (coca cola) em Gestão Integrada

Uberlândia Refrescos é fruto do sonho de um empresário visionário chamado Maurílio Biagi, um imigrante italiano que instalou, em 1976, o depósito da franqueada Coca-Cola, Refrescos Ipiranga, em Uberlândia / MG. Seu capital é 100% nacional.

Conheça a História da Uberlândia Refrescos

Fazem parte da empresa uma fábrica engarrafadora e um centro logístico em Uberlândia, escritórios em Araguari, Frutal, Monte Carmelo, Patrocínio e São Gotardo; unidades em Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberaba; distribuidores autorizados em Iturama, João Pinheiro e Paracatu; fabricando produtos da marca Coca-Cola e distribuindo produtos da Leão, Heineken e Verde Campo pelas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

A Uberlândia Refrescos atende direta e indiretamente mais de 2,5 milhões de consumidores e 24 mil clientes, emprega diretamente aproximadamente 1.300 colaboradores e é reconhecida no mercado por sua transparência e ética nos negócios.

Conheça o Case de Sucesso em Sistema de Gestão Integrada

Todo o trabalho desenvolvido na Uberlândia Refrescos é pautado nos valores: compromisso, paixão, respeito, profissionalismo, transparência, segurança e integridade. Por isso, a busca pelo compliance e a excelência em gestão é seu compromisso.

Por meio desses valores, a empresa segue os mais rigorosos padrões de qualidade, segurança e integridade na fabricação de suas bebidas. Suas linhas de produção possuem uma série de procedimentos de inspeção, com equipamentos eletrônicos que asseguram a qualidade das bebidas produzidas e seus processos são auditados regularmente por órgãos reguladores internacionais para comprovação e manutenção desta qualidade.

Seu comprometimento, compromisso e excelência em desempenho fazem da Uberlândia Refrescos ser reconhecida em todo o Brasil, através dos vários prêmios recebidos em seus mais de 40 anos de atuação, como por exemplo:

Possui também os selos Solar (Instituto Ideal), Empresa Amiga da Criança (Fundação Abrinq), Empresa Cidadã (CDL Uberlândia) e Empresa Solidária (FIA Patos de Minas) e a certificação LEED Platinum, que reconhece construções baseadas em obras sustentáveis.

Excelência em Sistema de gestão integrada

A Uberlândia Refrescos se destaca por ter uma gestão preocupada e atuante com a Qualidade, Meio Ambiente, Segurança de Alimentos e Segurança e Saúde Ocupacional. Por isso, é certificada nas normas internacionais: ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio ambiente), OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional) e FSSC 22000 (Segurança de Alimentos).

A gestão de qualidade foi implantada em 1999. Em 2006, conquistou a certificação na Evolução 3 e certificou-se na norma internacional ISO 9001(Qualidade).

Desde 2008, implanta em seus processos de trabalho a gestão de segurança de alimentos, que usa ferramentas para controlar os perigos e pontos críticos na fabricação do refrigerante, considerando todo o processo de produção. Em 2010, a Uberlândia Refrescos se certificou na norma ISO 22000 e PAS 220 e, em 2013, a atualização da norma levou a mais uma certificação, ainda mais abrangente: a FSSC 22000.

A Uberlândia Refrescos trabalha com o Sistema de Gestão Integrada – SGI – que é a combinação de processos, procedimentos e práticas para atingir seus objetivos de forma mais eficiente no que tange à gestão da qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional da empresa.

Políticas para o Sucesso de um Sistema de Gestão Integrada

1 – Respeitar os interesses da comunidade, funcionários, fornecedores, clientes, acionistas e governo mantendo um fluxo de comunicação interativa com os mesmos;

2 – Satisfazer nossos clientes e consumidores oferecendo-lhes produtos e serviços com qualidade;

3 – Ser uma empresa socialmente responsável;

4 – Cumprir todos os requisitos do Sistema de Gestão Integrada da Coca-Cola, as legislações e outros requisitos aplicáveis ao nosso negócio;

5 – Monitorar o produto no mercado e gerenciar incidentes;

6 – Preservar a saúde e integridade dos colaboradores diretos e indiretos, prevenindo e/ou minimizando incidentes do trabalho, doenças ocupacionais e perigos, como exposição ao ruído e aspectos ergonômicos, além de comprometer-se com a segurança pública;

7 – Minimizar os riscos e evitar incidentes com veículos que possam ameaçar ou colocar em perigo colaboradores e outros;

8 – Melhorar continuamente nossos processos da qualidade, da segurança de alimentos, do meio ambiente e de segurança e prevenção de perdas;

9 – Prevenir, minimizar e disseminar os impactos ambientais em nossas operações, protegendo o meio ambiente através da gestão de resíduos sólidos, efluentes, do controle de emissões atmosféricas e contribuindo para preservação dos recursos naturais: água e energia.

Implementação do SGI da Uberlândia Refrescos

Na Uberlândia Refrescos o SGI é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por membros da alta direção e coordenadores da segurança, qualidade, meio ambiente, recursos humanos e planejamento estratégico e representantes de áreas, de forma a garantir o correto entendimento e a integralização dos processos.

Para o sucesso de seu sistema de gestão integrada é utilizado o software SOGI, da Verde Ghaia, para gestão das leis e regulamentos relacionados ao negócio. Assim, assegura o atendimento dos requisitos legais e outros critérios aplicáveis ao meio ambiente, segurança de alimentos, qualidade, segurança e saúde ocupacional, além de outras legislações aplicadas ao negócio da empresa.

A Uberlândia Refrescos possui ainda um processo de comunicação interna com as áreas envolvidas no atendimento às legislações e conta também com o suporte oferecido pela Verde Ghaia, gestora do software, no que se refere a esclarecimentos sobre as atualizações das normas.

Além disso, anualmente é contratada auditoria externa para verificação e validação da aplicação dos requisitos do negócio com apoio da Verde Ghaia.

Sair da versão mobile