Ambipar ESG

Cenário da Certificação no Brasil

Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.

Cenário da Certificação ISO

O Brasil é o país da América Latina com mais empresas certificadas na ISO 9001, cerca de 39 mil certificações da Qualidade. Atrás do Brasil está a Colômbia, com cerca de 10 mil empresas certificadas na norma.

Claro que a dimensão continental do nosso país joga a favor, mas não deixa de ser um número expressivo, a menos se for comparado à quantidade de empresas no Brasil, que ultrapassa a casa dos 20 milhões. Neste caso, estes 39 mil se transformam em apenas 5,3% de empresas certificadas na ISO 9001, possivelmente as maiores e mais comprometidas com seu crescimento sustentável.

A ISO 9001 é a norma de gestão mais difundida no mundo. Atualmente, sua busca no Google chega a ser 70% maior que a ISO 14001, que é apontada como tendência devido à disseminação do conceito e necessidade da preservação do meio ambiente. Segundo Deivison Pedroza, CEO da Verde Ghaia, empresa especialista e referência em Sistemas de Gestão no Brasil, certificações ambientais estão em alta.

“Importante ficar atento a algumas em especial, como: Rotulagem Ambiental, Verificação de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE, Pegada de Carbono e Pegada Hídrica, a ISO 50001 – Eficiência Energética, a ISO 19600 – Gestão de Compliance e a ISO 37001 – Antissuborno”, ressalta Pedroza.

Portanto, as temáticas ambientais e de anticorrupção irão moldar as novas exigências do mercado. A sustentabilidade e a transparência deixam de ser algo adicional, passando a ser cada vez mais necessárias condição “sine qua non” para a sobrevivência dos negócios.

Relação entre sustentabilidade empresarial e Gestão Integrada

Segundo Daniela Cavalcante, Sócia e Diretora Técnica da Verde Ghaia, a sustentabilidade empresarial está diretamente ligada à Gestão Integrada, que aqui está representada pelas normas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança e responsabilidade social. “As empresas que trabalham o tripé da sustentabilidade se manterão sadias, porque se um dos pilares estiver enfraquecido, os demais não se sustentam”, diz.

Podemos entender então que, quando se fala em gestão da qualidade as empresas estão trabalhando o tripé econômico; o tripé ambiental e o tripé social, na gestão da saúde e segurança do trabalhador e responsabilidade social.

A NBR ISO 9001 abriu essa série de responsabilidades para as empresas a fim de melhorar seu processo produtivo e, até mesmo, a qualidade de vida dos funcionários. Foi a grande protagonista da gestão. Assim, as demais normas vêm de encontro com os requisitos de qualidade complementando essa obrigatoriedade exigida pelo mercado.

Lembramos que não existe lei que obrigue que as empresas sejam certificadas, ou até mesmo sustentáveis, mas no momento em que o consumidor passa a exigir isso, torna-se uma questão de sobrevivência. Então, se sua empresa quer se certificar ou promover ações de sustentabilidade, entre em contato com a Verde Ghaia.

Mônica Rosa
Coordenadora Comunicação e Marketing Verde Ghaia

Sair da versão mobile