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O que muda na vida das empresas após a certificação ISO 9001?

A certificação na norma ISO 9001 busca pela Gestão da Qualidade. Seu principal objetivo é melhorar gestão da sua empresa e alavancar os seus negócios, aumentando a sua capacidade de competitividade no mercado, mesmo em tempos de crise. Além disso, a ISO 9001  agrega valor à marca da sua organização, melhora a imagem da empresa perante os órgãos governamentais e instituições financeiras.

O sistema de gestão da qualidade tem como prioridade garantir para a empresa um gerenciamento interno mais eficaz e promover a satisfação de seus clientes através da melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços.

Para isso, a Gestão da Qualidade age nas rotinas produtivas, no planejamento e nos indicadores de resultados da empresa, auxiliando no mapeamento dos processos da organização, padronizando as atividades, garantindo maior segurança, facilidade de execução, menores perdas e atendimento aos prazos através estipulados no planejamento estratégico da organização.

A implementação dos controles operacionais permite que os desvios sejam detectados antes da entrega do produto ou serviço ao cliente. Consequentemente, vai gerar menores índices de reclamação e maior satisfação dos clientes. A norma também prevê atividades pós-venda para verificação do atendimento aos requisitosgerando feedback sempre atualizado.

Assim, o SGQ assegura a satisfação dos clientes, pois exige um levantamento inicial de suas necessidades e expectativas, trabalhando com transparência e gerando uma relação de confiança. O estudo dos requisitos de clientes também acontece em novos projetos, instaurando assim, a cultura prevencionista na organização.

A organização traça seus objetivos e metas da qualidade alinhados ao planejamento estratégico da empresa, tendo como princípio a prevenção de falhas, defeitos, retrabalhos, desperdícios, atrasos e outros riscos que possam ameaçar a qualidade. Isto quer dizer que, a mentalidade de riscos é desenvolvida de forma a avaliar as oportunidades, promovendo melhorias.

A liderança também ganha mais destaque, pois a qualidade faz parte de toda a organização e não só de um departamento. Todos assumem o compromisso com o SGQ e com foco em resultados. Para seu sucesso, as informações devem se manter atualizadas, o que exige uma comunicação eficaz entre as pessoas e os departamentos. Outra destaque significativaoé com relação aos fornecedores e prestadores de serviço, os chamados, provedores externos. A organização passa a selecioná-los, qualificá-los e monitorá-los, constantemente, garantindo assim, o fornecimento de produtos e serviços conforme os requisitos pré-estabelecidos.

Dessa forma com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade permite a Organização almejar a sua certificação da qualidade. Isso porque a empresa estará apta aos desafios econômicos, sociais e ambientais dos novos tempos. Em tempos de crise, esses sãoos diferenciais competitivos importantes, não apenas podem garantir a permanência da empresa no mercado, mas pode ser o primeiro passo para alavancar e impulsionar o negócio.

Papel das Normas Internacionais – ISO ABNT

As normas internacionais podem ser chamadas de padrões internacionais, pois têm o papel de facilitar o comércio global, com foco na garantia de produtos e serviços seguros, confiáveis e de qualidade. São mais de 21 mil normas já publicadas e com abrangência para todos os tipos de empresa.

Para as empresas, as normas funcionam como ferramentas estratégicas,  reduzindo custos, perdas e aumentando a produtividade. Elas ajudam as empresas a galgar novos mercados, estabelecer uma igualdade de condições para os países em desenvolvimento e facilitar o comércio livre e justo em todo o mundo.

A necessidade de criação de um padrão é identificada pelas empresas ou por partes interessadas, por exemplo, as associações de consumidores. Os membros da ISO, de todo o mundo, analisam a demanda e o processo de elaboração que é iniciado pelas Comissões Técnicas. Estas são compostas por grupos de consumidores, universidades, ONGs e governos. Além disso, as partes interessadas podem opinar e o grupo entra em um consenso antes da publicação.

O Sistema de Gestão, nada mais é que, documentar ou criar procedimentos vinculadas as rotinas de processos da organização, visando alcançar os objetivos estratégicos propostos. Quando a Organização implanta um SGQ ou um outro sistema de gestão, ela pode apenas implementar ou pode também se certificar através de um organismo certificador.

A ISO 9001, uma das normas mais conhecidas e com o maior número de empresas certificadas no mundo.  ISO 9000 – Gestão da Qualidade fornece diretrizes para as empresas focarem na satisfação dos clientes e qualidade dos produtos. A família é composta por:

ISO 9000: 2015 – abrange os conceitos básicos e terminologia
ISO 9001: 2015 – estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade.
ISO 9004: 2009 – mostra como aumentar a eficiência e eficácia de um sistema de gestão da qualidade.
ISO 19011: 2011 – estabelece as diretrizes para auditorias internas e externas de sistemas de gestão da qualidade.

A ISO 9001:2015 é a única norma da família que é passível de certificação. Empresas de qualquer tamanho, tipo ou ramo de atividade podem ter um sistema de gestão da qualidade implementado e/ou certificada. O foco da 9001 é o cliente. O sistema de gestão da qualidade é movido pelo comprometimento da Alta Direção, abordagem de processos, motivação e melhoria contínua.

A ISO 9001:2015 propõe ferramentas estratégicas e diretrizes para ajudar as empresas a enfrentar alguns dos desafios mais exigentes dos negócios modernos. Ela garante comprometimento das pessoas, padroniza os processos, torna as operações de negócios tão eficientes quanto possível, traz a redução de perdas, e consequentemente aumenta a produtividade, cortar custos através de melhoria de sistemas e processos, fideliza clientes, promove a marca e aumenta a competitividade no mercado.

Além disso, o sistema de gestão da qualidade também promove a utilização mais eficiente dos recursos e a cultura prevencionista através da melhoria da gestão de risco.

Implementar? Certificar? Ou Implementar e Certificar?

A certificação é uma ferramenta útil para demonstrar que seu produto ou serviço atende as expectativas dos seus clientes e está em conformidade com a norma ISO 9001, reforçando sua credibilidade e melhorando sua imagem no mercado.

Para algumas empresas, significa também o cumprimento contratual entre fornecedores e clientes. Para outras é uma importante forma de se manter em um mercado competitivo e de impulsionar o negócio com planejamento e foco em melhorias contínuas dos processos, dos produtos e serviços. A Verde Ghaia tem realizando implementações, bem como auxiliado os mais diversos ramos de atividades há mais de 20 anos. Com isso, as metodologias da Verde Ghaia garantem um padrão de alta qualidade e eficiência para o seu gerenciamento, concedendo ainda ao cliente um atendimento com consultores especializados e uma equipe de advogados e engenheiros com kow how e experiência de mercado.

Converse com a gente e saiba como implementar uma Gestão eficiente, com resultados reais que te proporcione segurança para a tomada de decisão. Não importa se você quer implementar e certificar ou somente implementar, a qualidade e o atendimento será mesmo.

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