Ambipar ESG

Você saber como certificar a sua empresa na ISO 9001:2015?

A ISO é uma Organização Internacional, não-governamental, para Padronização e Normalização. Ela está sediada em Genebra, na Suíça, e atua de forma independente. Seu objetivo é desenvolver normas reconhecidas que possam ser utilizadas internacionalmente.

O que é ISO 9001 versão 2015?

Hoje a Organização possui membros de aproximadamente 160 países e o representante brasileiro é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A ISO 9001 é a norma que define os requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Uma empresa que possui um SGQ compatível com a norma está apta a receber a certificação de qualidade ISO 9001.

Como obter a certificação ISO 9001?

Para conseguir o certificado ISO 9001 é necessário implementar um Sistema de Gestão da Qualidade compatível com os requisitos da norma. Para facilitar essa implementação, o apoio técnico de uma Consultoria é, muitas vezes, indicado.

Consultores experientes vão ajudar a empresa a entender a norma, diagnosticar os requisitos que são, ou não, atendidos pela organização, definir e implementar planos de ações para a completa adequação. Além disso, após a implementação do SGQ, é necessária a realização de uma auditoria externa por um Órgão Certificador autorizado. A certificação só é concedida se, no processo de Auditoria Externa, for confirmado que a empresa realmente atende aos requisitos da norma.

Quais as vantagens em ter o selo ISO 9001:2015?

Existem diversos benefícios e vantagens da ISO 9001. Implementar um SGQ que segue a norma, contribui para a criação de uma visão e um planejamento estratégicos e também para a melhora da imagem da empresa no mercado. Outras vantagens são:

Organização: Mapeamento e padronização da documentação da empresa;
Gestão: Melhor gerenciamento dos processos, atividades e recursos da empresa;
Melhoria Contínua: Sistematização para tratamento e acompanhamento de problemas (não conformidades);
Satisfação do cliente: entendimento das suas demandas e avaliação da qualidade dos produtos e serviços;
Performance: indicadores e metas para avaliação da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços.

Vale a pena certificar uma pequena empresa na ISO 9001:2015?

Apesar de ser muito comum ver a certificação de empresas de grande porte, isso não é um privilégio delas. Toda empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande, pode buscar a certificação.

Para as micro e pequenas empresas, inclusive, a certificação tem se tornado um pré-requisito para alavancar os negócios, pois contribui para:

Tomada de decisão por meio indicadores e metas;
Processos mais efetivos e monitorados;
Participação em processos de cotação ou licitação de grandes empresas e/ou de órgãos públicos;
Possibilidade de expansão para mercado internacional.

Custo para a certificação ISO 9001

O Custo para a certificação pode variar, mas, normalmente inclui a contratação de um Órgão Certificador e de uma Consultoria para a Implementação do Sistema de Gestão, já que, geralmente, as empresas não dispõem internamente de um especialista apto a oferecer a assessoria técnica necessária para o processo.

No modelo de Consultoria presencial, a empresa conta com visitas programadas do Consultor para todo o processo – diagnóstico, implementação e Auditoria Interna. Embora tenha que arcar com os custos de logística e dependa da compatibilidade de agendas, para algumas empresas esse é o modelo ideal, em virtude da proximidade com o Consultor.

No entanto, muitas empresas têm optado pelo modelo de Consultoria On-Line, que nada mais é que o serviço realizado por uma equipe de Consultores Técnicos Especializados, porém, através de plataforma on-line.

Com a Consultoria On-Line as empresas reduzem custos consideráveis com logística do Consultor, já que todo o processo é mediado pela plataforma e a visita do Consultor acontece somente no final da implementação, para a realização de uma Auditoria Interna.

Além disso, a empresa ganha em flexibilidade, pois como a plataforma disponibiliza material orientativo (vídeos, apostilas, modelos de documentos) o processo pode ser implementado de acordo com o ritmo, a urgência e a disponibilidade da própria organização.

Onde e quem contratar?

No mercado de Consultoria há mais de 17 anos, a Verde Ghaia agora também oferece o serviço de Consultoria On-Line para certificação e manutenção nas normas ISO9001ISO14001OHSAS 18001ISO22000, e para a migração das normas ISO 9001:2015.

Consultoria On-Line conta com equipe multidisciplinar de Consultores, com destaque para o Consultor e Auditor Líder Integrado, Deivison Pedroza, que é responsável pela certificação de milhares de empresa em todo o Brasil.

Para mais informações sobre normas ISO e consultoria acesse:
Consultoria On-line Verde Ghaia

________________

Quer saber mais sobre a nova versão da norma?

Confira o material orientativo que a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Verde Ghaia preparou:

E-BOOK ISO 9001:2015

 

Sair da versão mobile