Ambipar ESG

Como realizar as análises/validações das legislações pertinentes?

Talvez uma das maiores dificuldades da gestão empresarial, seja seguir e atender às legislações aplicáveis ao negócio, uma vez que a legislação empresarial possui ramificações muito específicas e abrange uma série de escopos: operação, produção, geração de resíduos, emissões, insumos, maquinários, produtos, pessoal, meio ambiente e muito mais.

Sim, a lista é extensa. Por isso, ainda que a empresa encarregue seu departamento jurídico de acompanhar diariamente as edições do Diário Oficial — nos âmbitos federal, estadual e municipal —, que estimule seus advogados a se manterem atualizados e que invista em cursos e afins, nem sempre tais ações podem ser suficientes.

Além disso, mesmo que houvesse uma equipe dedicada exclusivamente ao assunto, seria impossível obter um controle rígido de cada item de modo manual ou utilizando planilhas de Excel, pois fica fácil se perder em meio a tantas informações e atualizações.

Descumprimento de Requisitos Legais

Devido a todos os obstáculos explicados acima, não é incomum uma empresa receber uma penalidade pelo descumprimento de algum requisito legal — ainda que tenha feito tudo para evitar esse tipo de problema — por desconhecimento ou confusão devido ao excesso de informações.

É por isso que muitas empresa optam pela contratação de um banco de dados legal, o qual permita reunir todos os requisitos num só lugar e que deste modo permita um monitoramento mais preciso de todas as informações pertinentes à empresa, sem exceção.

Como o módulo LIRA te ajuda no cumprimento dos seus Requisitos Legais?

O módulo LIRA (Lista Interna de Requisitos Aplicáveis) da Verde Ghaia é um software amparado pelas normais internacionais de gestão e desenvolvido para proporcionar uma visão clara de todo o sistema de gestão de uma organização, tanto do ponto de vista operacional quanto gerencial.

Seja qual for o nicho no qual você opera, através do módulo LIRA sua empresa pode selecionar os requisitos mais pertinentes ao negócio e acompanhar o atendimento de cada um deles, assegurando assim o respeito aos prazos e a todos os procedimentos necessários.

A interface do LIRA possui painéis de bordo que exibem todos os requisitos de maneira intuitiva, incluindo quesitos, ações, prazos e alertas. Ela também conta com um sistema de cores que alerta quando há o atraso no cumprimento de algum requisito, se este se encontra em período de recorrência ou de monitoramento, e também informa pendências e sinaliza o status do atendimento de cada item. Desse modo, pode-se cadastrar requisitos associados a clientes, fornecedores, normas técnicas, obrigações derivadas de comunidades de partes interessadas, licenças e condicionantes.

O sistema permite também fazer o controle de históricos de registro do sistema de gestão, introduzir anexos, evidências, fotos e registros que provam a forma da condução e do monitoramento de seu sistema de gestão.  Todas as informações são organizadas e facilmente verificadas através de relatórios com gráficos e estatísticas. E tudo com suporte técnico e jurídico de uma equipe especializada para garantir a eficácia e eficiência do sistema de gestão.

Outras funcionalidades do SOGI LIRA:

Outsourcing LIRA: Como funciona?

O LIRA também conta com a complementação do módulo Outsourcing LIRA, que veio para sanar o problema de diversos clientes que, por diferentes motivos, não conseguem manter seu módulo do SOGI atualizado.

Neste formato, existe a atuação de uma consultoria jurídica altamente especializada, a qual fica responsável não apenas por todo o monitoramento de seus requisitos legais, mas também pela evidenciação de obrigações, validação de requisitos, avaliação da aplicabilidade das obrigações, incorporação de áreas de abrangência e pela criação de planos de ação.

O Outsourcing LIRA aumenta a eficiência do canal de comunicação entre todas as unidades da empresa. Ele também permite à equipe mais disponibilidade para se dedicar aos processos operacionais, já que todo o foco nas obrigações legais ficará por conta de um time especializado.

Tudo isto resulta numa empresa mais competitiva, pois a contratação de profissionais dedicados e com alto desempenho traz maior segurança técnica e jurídica para as organizações. Os indicadores de performance também ficam mais precisos e com isto ocorre a redução de riscos (inclusive aqueles ligados a passivos trabalhistas) e o aumento das oportunidades/

O Outsourcing LIRA é uma excelente maneira de conhecer as fraquezas e as forças de sua empresa, tornando os processos ainda mais produtivos, otimizando todas as atividades e conduzindo ao sucesso duradouro.

Fale conosco!

Sair da versão mobile