Ambipar ESG

Outsourcing: saiba como Controlar melhor as Leis

Como manter controle de Leis e de Requisitos Legais? Você consegue hoje, gerenciar todos os seus departamentos, otimizando ao máximo suas funções e obtendo os melhores resultados possíveis? Vendas, atendimento, qualidade, finanças, TI (Tecnologia da Informação), jurídico, logística, produção, meio ambiente e muitos outros. Dependendo do tipo de segmento da sua empresa, poderão ser vários setores.

É possível gerenciar todos os departamentos da empresa?

Normalmente pensamos que sim. Mas, por mais que você se empenhe em fazer o melhor, às vezes isso não é suficiente! E você pode perder em produtividade e competitividade além de, claro, muito dinheiro.

Vamos explicar melhor. Por exemplo, o setor jurídico é extremamente importante para qualquer negócio. É um setor estratégico para a empresa. Então, imagine que você possui um negócio que precisa cumprir inúmeros requisitos legais. Você é ótimo em gerenciar processos e pessoas, porém não conhece tanto os procedimentos jurídicos e as leis que se atualizam constantemente. Você então está perdendo tempo demais tentando estar em conformidade com todas as leis, que poderia ser utilizado de forma mais produtiva em outra atividade.

Então fica a pergunta: por que não terceirizar essa área? Colocá-lo nas mãos de pessoas que realmente sejam especializadas na área? Por que você necessariamente precisa contar com todo um setor jurídico dentro da sua organização (e isso não é barato), se você pode contratar alguém ou uma empresa especialista no assunto e que faça o mesmo trabalho, podendo desenvolve-lo com muito mais qualidade?

Essa “terceirização” de uma área estratégica, chama-se outsourcing. Embora os serviços de outsourcing no Brasil ainda sejam novidade para muitas organizações, a contratação deles tem sido cada vez mais crescente. O modelo também é conhecido como “gestão de parceria” e tem trazido muitos benefícios para quem o contrata.

Como analisar seus riscos através da Metodologia Outsourcing da Verde Ghaia

Como manter controle de Leis e de Requisitos Legais: Outsourcing

O outsourcing pode complementar uma gestão empresarial de diversas formas, seja através da identificação das áreas de abrangência das obrigações ou na indicação de documentos e evidências de atendimento em todas as obrigações aplicáveis ao negócio. Ele ainda é de grande ajuda para manter uma organização atualizada sobre as novas publicações legislativas, proporcionando um melhor controle dos processos e diminuindo os riscos e sanções legais devido à não conformidade.

Definindo de um modo simplista, o conceito de outsourcing nada mais é do que delegar serviços a terceiros. Ou seja, contratar especialistas na área que você tem menos know-how e que deseja potencializar o resultado destes setores. Agindo assim, você terá mais foco dos seus esforços, naquilo que realmente faz parte da sua área, tornando a empresa muito mais coerente como um todo.

No mercado, o outsourcing é um processo muito adotado por empresas que necessitam de um serviço, que não é especialidade do seu negócio, para desenvolver determinada área ou processo, principalmente no que diz respeito a questões jurídicas e cumprimento dos requisitos legais.

Mas não se engane: o outsourcing é muito mais do que a mera terceirização de serviços. Ele é um excelente recurso, por exemplo, para auxiliar a equipe de gestão de Meio ambiente e Saúde e segurança ocupacional, prestando consultoria jurídica de ponta e conferindo mais qualidade aos processos.

Controle e Leis e Outsourcing

Além disso, o outsourcing permite um controle dos planos de ações da empresa, mantendo-os atualizados de acordo com o planejamento proposto e ainda minimizando os riscos derivados do não atendimento às obrigações legais.

Através do outsourcing você ganha acesso a serviços de alto nível e implementa estratégias de crescimento, sem a necessidade de grandes investimentos, que dificilmente teria se não o terceirizasse.


Quer saber mais sobre Como manter controle de Leis e de Requisitos Legais? Fale conosco e entenda como é possível otimizar seu tempo!

Sair da versão mobile