Ambipar ESG

Como o ESG tem influenciado positivamente as empresas

ESG (Environmental, Social and Governance) assunto do momento e que a cada dia vem influenciando positivamente as empresas ao redor do mundo, tem incentivado as empresas a terem mais foco em políticas e estratégias que visem o desempenho positivo desses três temas.

Nesse artigo, vamos abordar o “S” – Social, apresentando alguns pontos chaves para a atuação e posicionamento de algumas empresas perante a sociedade. Além disso, queremos apresentar a forma como está repercutindo positivamente na imagem da marca e como o ESG pode auxiliar a empresa a atingir o resultado positivo, também.

Posicionamento perante a sociedade

Não é de hoje, que questões sociais desenvolvidas pelas empresas impactam diretamente na sua imagem, tanto de forma positiva como negativa. Temos como exemplo a Zara, empresa do ramo têxtil que em 2011 foi processada por possuir em sua cadeia produtiva, subcontratadas que mantinham funcionários com trabalho análogo à escravidão.

Desde então foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) no qual a empresa teve que cumprir com diversas ações (foram investidos mais de R$14 milhões em projetos sociais e auditorias internas), além de receber a visita periódica do Ministério do Trabalho. Sua imagem também foi abalada negativamente entre os consumidores, que deixaram de consumir seus produtos depois desse escândalo.

Já como exemplo positivo temos a Natura que, após a polêmica gerada em torno de realizar uma campanha de dia dos pais com uma pessoa transgênero, teve notório aumento na visibilidade da marca, aumento de seguidores nas redes sociais, além de um crescimento de aproximadamente 6% de suas ações na bolsa.

Retorno positivo

Os exemplos citados anteriormente demonstram como a preocupação e o posicionamento das empresas com questões sociais, sejam elas de caráter racial, trabalhista ou cultural, afetam diretamente a sua imagem e o seu bolso.

Hoje em dia fala-se muito do consumidor consciente. Aquele que no momento da escolha da compra leva em consideração as questões ambientais, sociais, trabalhistas e de governança, deixando de lado o preço e a marca como prioridades. Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 62% do consumidor brasileiro já boicotou alguma marca pelo fato dela violar direitos trabalhistas, maltratar os animais, cometer crimes ambientais, discriminação ou devido ao posicionamento político. A mesma pesquisa mostrou que 1 a cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por um produto que foi fabricado de maneira ambientalmente correta.

A sociedade está cada vez mais preocupada e engajada em adquirir produtos e serviços de empresas com as quais elas se identificam. Aquelas que demonstram o comprometimento com questões sociais, ambientais e de governança, aí a importância de se ter uma política voltada para o ESG. 

Como sua empresa pode atingir resultados positivos

Ter uma política e estratégias sociais, tanto interna como externamente, além da transparência de suas informações, são fatores que contribuem de forma positiva.

Isso pode ser obtido através do:

Esses são alguns exemplos que podem ajudar a sua empresa a atingir resultados sociais positivos. Além destes, a VG possui um vasto portfólio de produtos e serviços disponíveis, além de uma equipe qualificada para te auxiliar a atingir resultados positivos e melhorar o seu ESG.

Paula Sato | Consultora VG


Fontes:

https://veja.abril.com.br/economia/zara-admite-que-havia-trabalho-escravo-em-sua-cadeia-produtiva/

https://exame.com/marketing/thammy-miranda-em-campanha-de-dia-dos-pais-o-que-a-natura-ganha-com-isso/

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/infografia/o-brasileiro-e-um-consumidor-consciente/

Sair da versão mobile