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Reabertura do Comércio: como reconquistar a confiança dos clientes?

O ano de 2020 surpreendeu o mundo inteiro obrigando a sociedade de todo planeta, literalmente, a seguir novas regras e modificar comportamentos, gerando medo, insegurança e muita ansiedade. A disseminação da COVID-19 fez o mundo ficar “de cabeça para baixo”.

Toda a lógica de relacionamento, lazer, consumo e trabalho, foi modificada com a presença nada ilustre do novo vírus. Acostumar-se com uma realidade tão diferente da que sempre vivemos, é uma tarefa incômoda.. Mas, de uma forma ou outra, é preciso lidar com esse chamado “novo normal”. A principal pergunta de hoje é: Como?

Novo Normal: as pessoas se sentem seguras ?

A resposta está longe de ser simples, mas aos poucos governos e sociedade começam a se organizar para definir as melhores formas para iniciar uma reabertura do mercado, sem que a segurança da população seja comprometida.

Alguns países já estão em fases mais avançadas, e o Brasil está iniciando aos poucos esse processo. Essa etapa é delicada, pois envolve riscos. Com o alto potencial de contágio do coronavírus, qualquer deslize pode gerar novos contágios e fazer com que as fases de reabertura recuem. Ou seja, é preciso seguir os protocolos de saúde à risca, para evitar um retrocesso. 

Setor de bares e restaurantes foi um dos mais afetados

Um dos setores mais atingidos pelo novo coronavírus, tendo o delivery muitas vezes como a única opção de venda, viu seu faturamento despencar durante o isolamento.

O setor vem passando por dificuldades para conseguir se reerguer e dar a volta por cima. A boa notícia é que várias cidades já iniciaram gradualmente o processo de reabertura do setor. O próximo passo é iniciar a preparação do estabelecimento de acordo com as novas diretrizes de segurança exigidas.

Seu restaurante em dia com inspeções diárias e assertivas!

Procedimentos de segurança para a reabertura

É importante reconquistar a confiança do cliente. E para isso, existe uma série de exigências para que os bares e restaurantes precisam cumprir, tanto na parte estrutural, como: condições sanitárias adequadas dos banheiros, disponibilidade de copos e talheres descartáveis, proteção a alimentos expostos; e também em relação aos produtos, equipamentos e relacionamento com os clientes: uso de luvas e máscaras pelos colaboradores, disponibilização de álcool em gel, controle de entrada e saída dos clientes, cartazes com recomendações para prevenção, entre outras medidas definidas pelos órgãos de proteção à saúde da população.

Mas, o setor ainda terá que enfrentar um desafio ainda mais complicado: conquistar a confiança dos clientes.

Mesmo seguindo à risca todas as medidas de segurança estabelecidas, garantir que o seu restaurante esteja no radar dos consumidores, vai exigir um pouco mais que isso. É certo que com a chegada desse novo normal, nasce também um novo cliente, que vai estar muito mais exigente, e vai estar se perguntando: como me sentir seguro ao visitar um restaurante?

Essa escolha, que em momentos como um almoço em família teriam como critério o prato mais gostoso, a localização, ou o atendimento mais caloroso, agora vão passar por uma busca muito mais criteriosa. Afinal de contas, é a saúde da família que está em jogo e essa insegurança vai continuar existindo por um bom tempo.

O que influencia na tomada de decisão do consumidor?

O processo de decisão do consumidor hoje envolve muita pesquisa, principalmente por meio da internet. E as pessoas buscam por lugares que tenham credibilidade, muitas vezes obtido pelo aval de outros consumidores que já usufruíram daquele mesmo produto/serviço, e também por certificações de qualidade que o local possui. Geralmente, elas andam em conjunto.

Quantas vezes você se decidiu entre um restaurante e outro, pela quantidade de avaliações positivas no aplicativo de delivery? Ou ao escolher o melhor hotel, pelos selos de qualidade que ele possui? Com esse novo cenário, empresas que conseguirem atestar sua credibilidade, ficam um passo à frente na busca pela preferência do consumidor. E o espaço digital é imprescindível para que mais pessoas tenham acesso ao seu serviço.

A palavra de ordem nesse momento é: segurança

A palavra de ordem nesse momento é: segurança. Portanto, é importante buscar pesquisar locais que possuam selo de qualidade confirmando que o estabelecimento segue todas as normas sanitárias com rigor. Se você faz questão de não ter surpresas desagradáveis, essa é uma garantia de segurança, pois confirma a responsabilidade do local com todos os seus visitantes e colaboradores.

O selo Tudo Certo, por exemplo, é uma forma de atestar que o estabelecimento é confiável. Ele foi desenvolvido para dar mais segurança, tanto aos clientes quanto aos comerciantes que buscam oferecer mais tranquilidade aos seus consumidores.

O Selo garante ao consumidor que o estabelecimento passou por auditoria externa e que atende a todos os protocolos de segurança exigidos contra a COVID-19. Além disso, o selo é acompanhado de um QR Code, e os clientes podem ajudar na divulgação do estabelecimento como seguro e de confiança.

Seguindo os protocolos de segurança com responsabilidade, é possível fazer do `novo normal´ um momento um pouco mais leve para todos, e se for com comida boa e um bom papo na mesa do bar, melhor ainda!

Saiba mais sobre o Selo Tudo Certo! Seus clientes precisam se sentir seguros e você precisa oferecer a eles segurança!! Saiba como agir, para reconquistar a confiança do cliente!

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