Ambipar ESG

Como as novas tecnologias moldam o mundo?

As implicações da revolução industrial são um dos principais temas em debate.

Será que o impacto é sentido mais fortemente nos países em desenvolvimento? O que isso vai significar para a forma como os seres humanos interagem? Vale fazer um balanço e considerar a nova direção que nosso mundo está a tomar e quais as questões e desafios que podem precisar abordar.

Como as novas tecnologias moldam o mundo?

Block Chain – Mudanças que ainda estão para acontecer!

Stephen Hawking disse recentemente que ele tem “quase certeza” de que a tecnologia irá ameaçar a humanidade nos próximos mil anos. Se este for o caso, as tecnologias que esta revolução se desenvolve terá de considerar as sustentáveis implicações a longo prazo de seu uso.

A inteligência artificial e os robôs são exemplos interessantes e certamente capturam nossa imaginação em livros e filmes. A história mostra que a fazer progressos nesta quarta revolução exigirá novos padrões globais. Eles não só têm um papel fundamental na abertura de oportunidades, mas também na definição de expectativas, fronteiras e limites.

Leia também sobre Inovação, Tecnologia: o Futuro é Agora!

Um excelente exemplo da relação de normas e inovação é ISO 13482 sobre a segurança dos robôs de cuidados pessoais. Esta norma foi um marco para a indústria num momento em que nenhuma outra orientação existia para os fabricantes, simplesmente porque a experiência com a tecnologia estava faltando. Sem algum tipo de padrão, no entanto, muitos intervenientes da indústria não estavam dispostos a investir milhões em um produto que não pode ser aceito por causa da segurança ou novas preocupações regulatórias desconhecidas. Hoje, há um comitê técnico dedicado a desenvolver normas sobre robótica e proporcionar maior segurança sobre o assunto.

Tecnologia da Informação – Você Sabia?

 As novas tecnologias também carregam novos riscos. O mais alarmante para as organizações são as ameaças cibernéticas. A ISO é muito ativa nesta área, desenvolvendo ferramentas para ajudar as organizações a criar um sistema de infraestrutura de cyber-segurança e resposta sólida.

Outra conversa interessante diz respeito a cidades inteligentes e infraestruturas. A migração urbana e o impulso para novas tecnologias nas cidades significa que sistemas implementados precisam de padrões para trabalhar em conjunto. Normas coerentes irão garantir o desempenho e proteção dos bens da cidade, a segurança e o bem-estar dos cidadãos.

O Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, levanta uma questão paralela para a cidade do futuro: prevê-se que a infraestrutura urbana global terá que dobrar nos próximos 35 anos. Então, como podemos ter certeza de que vamos construir de forma sustentável? Este ano, ISO, IEC e ITU irão realizar um fórum de cidades inteligentes que envolverá os gestores municipais e outras partes interessadas para ver como as normas podem apoiá-los neste caminho.

Muitos líderes estão cientes do efeito poder e alavancagem de normas nesta quarta revolução industrial. Mas isso está mudando lentamente. Normas ISO estão sendo vistas como chaves de acesso ao mercado e a propagação de novas tecnologias. Sem elas, as inovações simplesmente não podem prosseguir no ritmo exponencial desejado.

As normas são também repositórios de melhores práticas do mundo. Elas são uma maneira de passar as soluções de desafios globais complexos para as pessoas e organizações que precisam resolver os problemas. Grandes coisas acontecem quando o mundo concorda, e a necessidade de soluções globais comuns ISO irá crescer em ritmo com a necessidade de novas tecnologias e novas soluções para apoiar um mundo verdadeiramente sustentável.

Informe-se

O Comitê Técnico da ISO para a Tecnologia da Informação JTC 1 desenvolve padrões que orientam tanto os fabricantes e designers de tecnologia e outros, tais como provedores de e-learning.

Por: Paula Baptista
Consultoria e Projetos Especiais – Grupo Verde Ghaia

Para mais informações acesse nosso site!

Sair da versão mobile