Ambipar ESG

Controles Operacionais: levantamento de aspectos e impactos

Os controles operacionais e o levantamento de aspectos e impactos ambientais devem ser vistos como um assunto sério pelas organizações, evitando qualquer tipo de risco. Visto que, os riscos se apresentam sob várias formas e em várias atividades distintas, é importante que a análise seja feita a partir do debate multidisciplinar com profissionais das diversas áreas do conhecimento.

Cabe lembrar que inúmeros são os problemas levantados, sendo necessários conhecimentos técnicos específicos para sua adequada avaliação.

https://www.youtube.com/watch?v=hpBpsFlCM5I&t=25s
Levantamento de Aspectos e Impactos: classificação de riscos residuais

Elaboração de critérios para levantamento Ambiental

Os critérios aqui adotados são apenas um exemplo, de forma a ilustrar o assunto, podendo ser modificados de acordo com a organização, seu ramo de atividade, política ambiental, objetivos e que deseja atingir. Aconselhamos a leitura de um outro post sobre Compliance aplicado a ISO 14001:2015!

Antes de coletar os dados, é aconselhável a elaboração de uma listagem ampla, embora não exaustiva, dos elementos que podem auxiliar a organização na identificação de seus aspectos ambientais e criar uma ordem lógica, como exemplificado abaixo:

Etapa 1:

A organização deve definir os critérios a serem usados na avaliação dos aspectos e impactos ambientais e valorar os critérios conforme graus de significância. A aplicação desta etapa tem como resultado a confecção de uma tabela contendo os critérios selecionados e a sua valoração.

Etapa 2:

A organização deve identificar os aspectos e impactos das suas atividades, produtos e serviços, mapeando os fluxogramas dos processos e identificando suas entradas. A aplicação desta etapa tem como resultado um mapa com os de cada processo e o destino dado aos aspectos identificados.

Etapa 3:

A organização deve avaliar os aspectos e impactos ambientais identificados na etapa 2, juntamente com o uso da tabela de critérios da etapa 1. A aplicação desta etapa tem como resultado o registro documentado das avaliações em planilhas.

Etapa 4:

A organização deve priorizar os aspectos e impactos ambientais avaliados na etapa 3, elaborando o relatório de avaliação ambiental que contém os aspectos ambientais classificados como prioritários. A aplicação desta etapa tem como resultado o relatório de avaliação ambiental da organização documentado e aprovado pela alta administração.

Aspecto e Impacto Ambiental e a importância da ISO 14001

As organizações que buscam por processos mais sustentáveis, implementando ações que vão além de uma atuação ecologicamente correta, atuam fortemente na gestão ambiental, como uma estrategia de buscar pelo desenvolvimento sustentável do negócio.

Além disso, ao implementar um sistema de gestão com base na ISO 14001:2015, os ganhos econômicos são bem maiores e benéficos para toda a organização, visto que a certificação traz consigo uma série de benefícios que são incorporados às questões estratégicas, tais como a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida dos produtos, gestão de resíduos, dentre outros..

Desse modo, realizar a identificação dos aspectos ambientais com base nas Normas ISO 14001, é importante para a organização, visto que suas análises críticas, principalmente no que se refere aos aspectos ambientais indiretos, que estão fora do controle da empresa, são tratados com mais seriedade, obedecendo os requisitos legais.

Como gerenciar Aspectos e Impactos ambientais?

Através do Módulo GAIA, é possível gerenciar todos os aspectos e impactos ambientais da sua organização. Esse ferramenta auxilia na avaliação e criação de planos de ação, voltados para a melhoria e adaptação às exigências, principalmente com relação à legislação aplicável.

Dessa forma, é possível ter certeza que os controles estão sendo eficazes, analisar quais os riscos mais relevantes para seu negócio e também avaliar se há oportunidades de redução de custo ou de novos investimentos para sua organização.

O GAIA gera relatórios e gráficos gerenciais onde todas as informações ficam registradas. Além disso, identifica os riscos e as oportunidades, a severidade, a frequência, a probabilidade, a incidência, o nível de controle, o risco residual de todos os aspectos e impactos ambientais existentes para seu negócio evitando a ocorrência e melhorando sua gestão ambiental. Tenha tudo isso e muito mais em suas mãos com o Módulo GAIA!

Gerencie seus aspectos e impactos utilizando o módulo GAIA da plataforma SOGI.


Saiba mais, assistindo ao Café Conectado sobre Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais.

https://youtu.be/wzQF-ZqY7oE
Sair da versão mobile