Ambipar ESG

Como fazer o DDS online na sua empresa?

Você já ouviu falar do DDS? Esta sigla significa Diálogo Diário de Segurança.

O DDS é uma intervenção, como um bate papo, por exemplo, tendo como objetivo expor os riscos presentes no ambiente de trabalho, bem como apresentar todas as medidas preventivas atreladas a eles. Esse procedimento deve ser realizado antes do início da jornada de trabalho, demonstrando assim, a importância da segurança para a organização.

Estes riscos dizem respeito não apenas a acidentes, mas também a doenças diretamente relacionadas ao ambiente laboral. Trata-se de um recurso do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para conscientizar os funcionários em relação à prevenção de acidentes e também para que exerçam as suas funções de modo seguro para todos.

Ressalta-se que o DDS não precisa, obrigatoriamente, ser realizado pelo SESMT, pois qualquer pessoa pode conduzir esse bate papo. Basta apenas, que tenha conhecimento mínimo sobre o assunto que será tratado ou tenha sido orientado previamente para abordá-lo com os colaboradores.

O DDS também serve para informar ao trabalhador sobre todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que ele deve utilizar durante a execução de seu trabalho, bem como sobre as limitações dessa proteção. Podendo ser usado como um método de informar sobre os procedimentos de segurança que deverão ser adotados naquele ambiente.

O que o DDS abrange?

Bem, esse bate papo, chamado de Diálogo Diário de Segurança, não abrange todos os assuntos de prevenção, nem todos os procedimentos seguros de trabalho. São temas curtos e objetivos cujo propósito é o de lembrar pontos importante e conscientizar os colaboradores quanto a Saúde e Segurança.

Atenção: Não deve ser confundido e nem substituído pelo treinamento formal de segurança, exigido para realização das atividades.

O DDS também é uma oportunidade para que os participantes externem suas experiências e compartilhem com os demais seus pontos de vista sobre os temas de forma a ampliar a consciência coletiva sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, bem como sobre as medidas de prevenção.

Conclui-se, portanto, que através de um bate-papo rápido, a organização contribui muito no processo de conscientização do colaborador, fazendo com que ele participe ativamente na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

DDS Online – Diálogo Diário de Segurança

O DDS na prática

Mas eu devo fazer o DDS todos os dias? Pode e deve. Não é à toa que o nome diz “diálogo DIÁRIO de segurança”. Lembre-se de que nas viagens de avião, os comissários sempre fazem uma apresentação sobre a segurança do voo antes da decolagem, independentemente da experiência dos passageiros presentes naquela aeronave. Aquele briefing é útil não apenas para quem está viajando pela primeira vez, mas também para quem já está acostumado a voar. Sendo assim, o hábito de se fazer um DDS deve, sim, ser incorporado à rotina da empresa, mesmo que algumas informações possam soar repetitivas às vezes.

Devemos nos lembrar de que questões de segurança precisam se tornar ações normais e conscientes, de forma que se tornem um hábito para o colaborador. E quando as medidas de prevenção são passadas e repassadas diariamente, o colaborador se envolve mais — e isto não permite nenhum tipo de comportamento, como “eu não sabia” ou “não me avisaram” quando alguém deixa de usar um EPI, por exemplo.

Como dito, no início desse artigo, o Diálogo Diário de Segurança é realizado antes do expediente. É um processo simples, bastante informal, bastando reunir os funcionários do setor no local onde as atividades laborais normalmente são realizadas e conversar brevemente com eles. Dez minutos costumam bastar. Esse momento é uma possibilidade de interação entre os participantes e troca de informações que é um dos objetivos da ferramenta. Na plataforma EAD da Verde Ghaia, por exemplo, isso pode ser feito usando um painel de comentários compartilhado com todos.

Como as empresas devem agira para contenção do vírus COVID-19?

Aprendendo mais sobre o DDS

A Verde Ghaia possui um curso completo sobre o assunto, na modalidade EAD. O grande diferencial é que criamos um módulo especial, totalmente voltado a questões relacionadas à Covid-19, abordando questões sobre as práticas do uso correto de máscaras, higienização das mãos, bem como, sobre as considerações à saúde mental durante o isolamento social.

DDS faz parte dos Cursos EAD da Verde Ghaia

Seu objetivo é apresentar diversos temas para a conscientização e treinamento de colaboradores em assuntos relacionados à segurança, saúde e meio ambiente neste momento de pandemia — tudo numa versão online, que pode ser feita tranquilamente em home office, bem como na própria empresa.

Assim, seja online ou presencial, mantemos o respeito ao distanciamento social tão necessário, e ao mesmo tempo, permitindo que as organizações continuem realizando a conscientização de seus colaboradores, informando-os sobre tópicos importantes de MA e SSO.

Mesmo após o fim deste período crítico de pandemia, é quase certo que o retorno ao trabalho in loco nas empresas aconteça de maneira gradativa — e ainda com muitas medidas de prevenção de contágio. Será o que especialistas chamam de “o novo normal”. Sob este ponto de vista, um curso para implementação de DDS com foco no Covid-19 se torna extremamente necessário.

Conheça o Curso EAD da Verde Ghaia sobre Diálogo Diário de Segurança

Metodologia do Curso DDS

O curso de DDS da Verde Ghaia tem duração total de cinco horas e é composto por slides ilustrativos e áudios explicativos. Todos os conteúdos foram desenvolvidos pelos especialistas com experiência e prática na área. Além disso, os professores atuam também como tutores, estando disponíveis para auxiliar os colaboradores sempre que necessário, tirando dúvidas e enriquecendo o aprendizado.

Certificado

O certificado é gerado automaticamente pela plataforma, assim que o aluno conclui o curso e alcança a média de 70% de aproveitamento nas avaliações.

O documento é composto pelo título do curso, carga horária, nome do aluno, nome e assinatura do professor e do coordenador do curso, nome e assinatura do responsável pela instituição e período de realização e data de conclusão do curso.

Para conhecer mais informações sobre o curso, clique aqui.

Sair da versão mobile