Ambipar ESG

E como fica o futuro dos aeroportos?

E como fica o futuro dos aeroportos?

E como fica o futuro dos aeroportos?

O desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária ficou atrás do crescimento das viagens. O tráfego em alguns aeroportos importantes já está excedendo a capacidade planejada enquanto outros começam a sofrer congestionamentos. Com a infra-estrutura do aeroporto sob pressão maciça, a preparação é crucial.

Você já ouviu a frase, “chegar lá é metade da diversão”? O aeroporto pode complementar uma grande experiência de viagem, podendo oferecer boas oportunidades para comer, fazer compras e relaxar ao longo do caminho.

A expectativa? Um aeroporto que eleva tanto a experiência do passageiro enquanto maximiza o potencial de receita. É por isso que a infraestrutura em torno de um aeroporto – as estradas, vagas de estacionamento, passarelas e instalações de trânsito e a infra-estrutura debaixo do aeroporto, como as utilidades e drenagem, são tão importantes. São muitas vezes as primeiras coisas que os passageiros experimentam e que fazem um grande impacto, duradouro, nas primeiras impressões.

A realidade? Para os passageiros é uma frustração: terminais lotados, atrasos de vôo cada vez mais comuns, longas filas para decolagem e circulação de aeronaves antes do pouso. A crescente escassez de faixas de pouso e decolagem adequadas está deixando os aeroportos incapazes de lidar com a expansão. Isto, por sua vez, está tendo um efeito knock-on em companhias aéreas, como em nenhuma parte, para que operem seus aviões recentemente entregados.

O recém-criado sub comitê SC 17, Infra-estrutura aeroportuária, dentro do comitê técnico ISO / TC 20, veículos espaciais e aeronáuticos, deverá fornecer uma visão muito mais clara de todo o escopo dos problemas. O resultado final será o desenvolvimento de Padrões Internacionais para infra-estrutura aeroportuária, tais como:
• Ranhura das pistas de aterrizagem e de descolagem
• Pavimentação asfáltica
• Sinalização vertical com pintura e
Placas eletrônicas (sinalização pintada e iluminada)

As melhorias mais importantes para a infra-estrutura aeroportuária são coisas como pavimento melhorado, dispositivos de parada de fim de pista e abordagens para questões ambientais como o impacto da qualidade da água do abastecimento, degelo e manutenção de aeronaves. Outros avanços importantes incluem a infra-estrutura digital de orientação de superfície, iluminação e coleta de dados sobre a posição das aeronaves nas vias de circulação, que é um importante elemento faltante no controle do tráfego aéreo.

Paula Baptista
Consultoria e Projetos Especiais – Grupo Verde Ghaia

Sair da versão mobile