Ambipar ESG

Monitore seus indicadores ESG e seja reconhecido por isso!

Sustentabilidade. Esta palavra importa para todos, seja você dono de empresa, colaborador, investidor e até consumidor. Hoje, as atividades com menores impactos socioambientais e mais responsáveis e sustentáveis ecológica, social e economicamente são as mais valorizadas no mercado.

Por isso as organizações estão começando a serem avaliadas conforme os seus impactos e desempenho em três eixos da sustentabilidade – ambiental, social e de governança.

Estes três eixos formam uma sigla que vem sendo bastante utilizada recentemente: ESG, que significa Environmental, Social and Governance ou em português Meio Ambiente, Social e Governança.

“Não é um termo novo ao redor do mundo, mas também não é apenas mais uma palavra da moda. ESG é uma nova realidade, na qual as empresas colocam questões ambientais, sociais e de governança em primeiro plano, sendo usado como uma métrica para nortear boas práticas de negócios”, explica Deivison Pedroza, fundador da VG

O que é ser uma empresa sustentável?

Aliás, ser sustentável é uma preocupação de mais de duas décadas da VG. Desde 1999, quando ela foi fundada, a empresa acompanha a evolução da sustentabilidade.

Primeiro com o SOGI, o Software de Gestão Integrada e Desempenho em Sustentabilidade desenvolvido através de metodologia própria, que integra diversas funcionalidades para que você possa fazer uma gestão com foco em resultados e indicadores de Governança, Risco e Compliance Sustentável, possuindo um banco de dados de mais de 110 mil leis, captadas através de inteligência artificial.

Depois, para oferecer mais tecnologia a seus clientes e confirmar sua alta capacidade de inovação, foi desenvolvida a LIA, a plataforma de inteligência artificial da VG.

A LIA apresenta dados estratégicos para a tomada de decisão das empresas, representando uma revolução na forma de fazer gestão, reduzindo em até 80% o trabalho no controle de leis em relação a outros sistemas.

Com isso, a VG tornou-se referência no mercado atuando principalmente em serviços de gestão de riscos e compliance de sustentabilidade, incluindo elevado padrão de inovação e inteligência artificial.

Mas, o que tudo isso tem a ver com a sua empresa?

Absolutamente tudo! O SOGI aliado à inteligência artificial é capaz de identificar, interpretar e monitorar todos os indicadores de ESG, como por exemplo:

Esfera Ambiental (E): analisa como a empresa atua frente ao cumprimento dos requisitos legais e sua relação com os recursos naturais, sociais e de qualidade do negócio. Alguns fatores avaliados aqui e que o SOGI possui são: risco ambiental, auditorias, incidentes poluidores, estratégias de reciclagem, gestão de resíduos e efluentes, ações ambientais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética e uso dos recursos naturais.

Esfera Social (S): verifica se a companhia respeita ou não os direitos humanos, monitorando as ações da empresa em relação a seus colaboradores, fornecedores e comunidades onde atuam. Alguns indicadores analisados nesta esfera contidos no SOGI são: políticas e relações de trabalho, adesão a quotas de diversidade e inclusão, cultura corporativa, preocupação com saúde dos empregados, treinamento da força de trabalho, trabalho voluntário e ações filantrópicas.

Esfera Governança (G): trata sobre as práticas de gestão empresarial tais como compliance, saúde fiscal e financeira, direitos dos acionistas, ética e transparência, gestão de talentos, estratégia de ação, políticas antissuborno.

Alguns indicadores analisados aqui contidos no SOGI são: políticas e relações de trabalho, adesão a quotas de diversidade e inclusão, cultura corporativa, preocupação com saúde dos empregados, treinamento da força de trabalho, trabalho voluntário e ações filantrópicas, bem como compliance, saúde fiscal e financeira, direitos dos acionistas, ética e transparência, gestão de talentos, estratégia de ação, prevenção de acidentes de trabalho, políticas antissuborno e anticorrupção.

E o SOGI da Verde Ghaia também ajuda sua empresa com estes indicadores.

SOGI: Segurança para monitorar os Indicadores ESG

Tendo os indicadores identificados, interpretados e monitorados, automaticamente sua organização cumpre com boa parte do índice ESG, conforme sua atividade desempenhada.

Como explica Pedroza “independente da área de atuação, o índice ESG confirma como uma organização é conduzida, gerando maior segurança nas tomadas de decisão e um melhor desempenho a longo prazo. Consequentemente, ela pode ser considerada uma empresa sustentável, havendo uma melhora da imagem da marca e chamando a atenção dos consumidores cada vez mais exigentes.

E maior consumo significa maior atração de investidores, que optam sempre por mercados com maior potencial de crescimento e menores riscos”.

E quem hoje, com tanta concorrência, não quer se destacar no mercado? Ser considerada uma empresa sustentável e usufruir de todas as vantagens que esse título traz?

Prêmio Compliance homenageia empresas que monitoram seus Indicadores de ESG

A VG sabendo da importância de ser sustentável hoje e com o objetivo de valorizar os esforços de estar em dia com as melhores práticas sustentáveis e de compliance, a empresa vai realizar dia 05 de novembro, próxima quinta-feira, o V Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade | ESG.

Nesta 5ª edição o Prêmio traz muitas novidades. A primeira é a parceria com o Grupo Voto, renomado veículo de comunicação política e institucional do Brasil.

O Grupo Voto está completando dezesseis anos em 2020, sempre primando pela excelência editorial, pelo incentivo ao empreendedorismo e à competitividade da indústria brasileira. O Grupo Voto também promove eventos que visam aproximar o setor público com o setor privado, como o Brasil de Ideias e o Seminário de Abertura do Ano.

A segunda grande novidade é que o evento será totalmente online, transmitido de São Paulo, e vai contar com renomados nomes da política e do setor privado brasileiro, como Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, Caio Mario Paes de Andrade, Secretário de Desburocratização, Dr. Jorge Gerdau, atual presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, Stephane Engelhard, VP de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil, e Adriano Barros, Diretor de Relações Governamentais da General Motors Mercosul.

Reconhecimento de Boas Práticas ESG

A terceira novidade é o destaque dado ao compliance como sinônimo de sustentabilidade sendo considerada simultaneamente em seus três pilares: ambiental, social e econômico.

Assim, compliance é fazer o certo, mas também é o mesmo que cumprir com todas as leis, normas legais, políticas, diretrizes e regulamentos, tanto internos quanto externos, que regem uma empresa, confirmando que a empresa se preocupa com os indicadores ESG.

O V Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade | ESG, portanto, além de premiar e reconhecer nacionalmente as melhores empresas brasileiras, também busca incentivar que outras organizações implementem o compliance e as práticas sustentáveis em todos os seus processos.

E demonstra para todos que é possível cumprir com os indicadores ESG, desde que se utilize softwares adequados para isso, como é o SOGI.

ESG e as boas práticas de gestão

Ficou interessado e quer saber mais sobre as boas práticas de gestão? Participe do V Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade | ESG 2020 para aprender com os nossos palestrantes e com a empresas homenageadas pela excelência em gestão ESG.

No site Prêmio Compliance, você pode encontrar todas as informações sobre o evento e se inscrever para participar desta premiação. Será dia 05/11 às 9:30, de modo online.

Não perca esta grande oportunidade de saber mais sobre indicadores ESG, quais as empresas que se destacam em compliance de sustentabilidade hoje no país e o que grandes nomes do cenário nacional pensam sobre esta temática.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou fale conosco.

Sair da versão mobile