Ambipar ESG

ESG: Saiba mais sobre essa Nova Forma de Atuação no Mercado

Por Juliana Amora[1]

No artigo de hoje, abordaremos sobre um tema que está em alta: Environmental, Social and Governance, o ESG, que traduzindo para o português significa: Ambiental, Social e Governança. Acompanhe conosco e entenda melhor sobre o que se trata essa ferramenta e sobre sua atuação no mercado. Boa leitura!

Entenda a Forma de Atuação do ESG no Mercado

A um tempo atrás, não se pensava que organizações deveriam agir de forma a preservar o meio ambiente, apoiar seus colaboradores e parceiros, garantindo ações que agreguem valor para toda a sociedade, e administrar os negócios com transparência, para garantir a segurança e a confiança perante os seus sócios e investidores.

Assim, após alguns anos, surgiu uma nova forma de atuação das organizações, o ESG, que visa assegurar, além da lucratividade, a durabilidade dos recursos naturais, a manutenção do poder de compra de seus clientes e a criação da percepção de valor para a sociedade. Tudo isso, com uma governança responsável e transparente.

Mas, além disso, é de extrema importância que sejam adotadas medidas coerentes com os planos das empresas, uma vez que o ESG não pode ser visto como um produto de prateleira, que se adquire e implanta. É necessário ter os seus pilares na genética das empresas, para que não conflite com seus valores, princípios e metas estabelecidas.

Ainda, é importante esclarecer que não se trata de uma ferramenta a ser implementada apenas uma vez. Mais do que isso, é um caminho a ser trilhado em direção aos novos conceitos de sustentabilidade, em sentido amplo de negócios, planeta e sociedade, seguindo regras claras e adequadas de governança.

É válido mencionar que, os líderes são as peças essenciais para que essas mudanças sejam efetivas e incorporadas nas empresas. Eles são responsáveis pelo exemplo a ser dado e devem ser os portadores da cultura do ESG. Deste modo, da mesma forma que os líderes são responsáveis pelo direcionamento das equipes, incentivando as vendas e a produção, o ESG deve ser incorporado também no comportamento e na atuação da liderança para que possam impactar, de maneira positiva, os profissionais e os resultados que buscam.[2]

Entenda os pilares ESG

Abordaremos agora sobre as principais ações que as empresas devem se atentar, para colocarem em prática e se destacarem perante o mercado, de acordo com os pilares ESG:

Por fim, percebe-se que são muitas as vantagens a serem adquiridas com a incorporação do ESG, tanto pelas organizações quanto para a sociedade, mantendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental de todos os envolvidos.

Considerações Finais

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema abordado no artigo de hoje, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

A VG atua no mercado de Gestão Empresarial há 23 anos! Os nossos consultores estão sempre preparados para melhor lhe atender!

Aproveite para conhecer também o nosso departamento de Compliance e Riscos ESG!

Juliana Amora | Assessoria Jurídica

[1] Juliana Amora é graduanda em Direito no Centro Universitário UNA e assessora jurídica do Departamento de Compliance e Riscos ESG da Ambipar VG.

[2] https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/environmental-social-and-governance-esg-uma-nova-forma-de-atuacao-e-mercado-10062021?utm_campaign=jota_info__ultimas_noticias__destaques__10062021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station.

Sair da versão mobile