O conceito que revolucionou o mercado

A sigla ESG se refere aos temas ambientais, sociais e de governança, que devem ser considerados para uma completa avaliação da qualidade das empresas.

Essa abordagem foi desenvolvida no mercado financeiro e recentemente, com a comprovação de correlação positiva entre resultados  financeiros e ESG, foi abraçada pelo mercado como uma forma de promover resiliência e crescimento sólido das empresas.

O ESG é uma referência
para a atuação das empresas. Não existe certificação ESG,
apenas a avaliação do desempenho empresarial para temas ESG por agências de rating, casas de pesquisa e gestores de fundos.

Governança ESG

Uma estrutura de Governança robusta tem surgido como necessidade no mercado ESG. Auxiliamos as empresas na organização de Comitês e demais órgãos de governança responsáveis pela gestão da estratégia para a sustentabilidade atendendo sempre às melhores práticas.

Políticas, Procedimentos Normativos e Manuais ESG, entre outros, são documentos importantes na formalização dos processos nas empresas e na demonstração do grau de relevância da sustentabilidade para as mesmas.

Nosso objetivo é colocar a estratégia, os objetivos e os processos no papel de forma clara e consistente, colaborando para que sejam implantados de forma efetiva pelas organizações.

Capacitação ESG

Capacitação ESG

Engajamento da Alta Liderança, treinamentos, workshops, cursos personalizados de acordo com a demanda de cada negócio, independente da área de atuação. Formatos inovadores, dinâmicos, essencialmente práticos que orientam cada grupo atendido no exercício de suas atividades com vistas à aplicação dos conceitos do ESG no seu dia a dia.

– Palestras sobre ESG para conselheiros

– Mentoria ESG de alta gestão

– Cursos de ESG para lideranças, colaboradorese stakeholders em geral

Estratégia ESG

Favorecendo a inclusão dos pilares ESG na estratégia da sua empresa

Diagnóstico em sustentabilidade

Diagnóstico em Sustentabilidade 

A partir da análise de documentos e informações coletadas, traçamos um diagnóstico de maturidade em sustentabilidade, apresentando para as lideranças onde a empresa se encontra no cenário em que está inserida.
Nossa metodologia utiliza como base o ranqueamento proposto pelo Boston College, adaptado (em constante processo de melhoria) para que seja uma ferramenta funcional e essencialmente prática para os tomadores de decisão.

Benchmark setorial

Conhecer os desafios da sustentabilidade vividos por cada área de negócio permite que a empresa se coloque de forma mais consistente e adequada no mercado.
Elaboramos estudos que apontam riscos e oportunidades para cada tipo de negócio e como empresas referências têm se colocado no enfrentamento a tais desafios.

Materialidade Estratégica

Materialidade Estratégica 

A identificação de temas materiais é parte fundamental da construção das comunicações da empresa para seus stakeholders internos e externos.
O diferencial que apresentamos coloca a materialidade como parte da construção da estratégia da empresa, de forma que planos de ação, esforços e investimentos de cada área sejam feitos baseados no que é importante para os stakeholders que atendem, ouvidos através de surveys ou entrevistas em profundidade.

Planos de engajamento e Sustentabilidade para diferentes áreas da Empresa

O sucesso de um projeto amplo de sustentabilidade depende muito do engajamento de todos os envolvidos.
A elaboração de um plano que amplie o entendimento sobre quem são as pessoas críticas desse processo e as
melhores formas de abordagem, podem ser determinantes sobre os resultados que serão atingidos.
O engajamento de stakeholders internos e externos é a base para a prática do capitalismo de stakeholder, essência
do nosso trabalho.
Produto vinculado aos produtos de capacitação.

Inclusão Dialogada da Agenda ESG/2030 no Sistema de Gestão e Criação de compromissos para 2030

Produto diretamente vinculado à criação de uma estratégia voltada para a sustentabilidade. Utilizamos o termo dialogada justamente porque entendemos que só a partir de escutas dos envolvidos, entendendo suas dores, demandas, necessidades, visões sobre o negócio, será possível incluir a sustentabilidade no sistema de gestão.
A incorporação de indicadores e processos vinculados aos atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou a elementos de gestão ESG, permitem que a empresa tenha gestão dos impactos positivos e negativos de suas ações, podendo mitigá-los ou potencializá-los conforme o caso. Assumir compromissos vinculados a esta agenda, demonstra responsabilidade e verdade em seus posicionamentos.

Fale com nossos Consultores! Eles sabem qual é a melhor solução para o seu negócio.