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Estamos entre as MELHORES EMPRESAS para trabalhar

Prêmio GPTW - Verde Ghaia entre as melhores empresa para se trabalhar em MG

Estamos entre as MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHA

O Grupo Verde Ghaia começou a semana com uma ótima notícia: estamos entre as “Melhores Empresas para Trabalhar”, em Minas Gerais

De acordo com o ranking Great Place To Work – GPTW, publicado hoje no jornal Estado de Minas e na revista Encontro, a Verde Ghaia figura na 12º posição, entre 44 organizações participantes na categoria “pequenas empresas” – com 50 a 249 empregados.

O ranking, que também apresenta empresas na categoria “média” (250 a 999 empregados) e “grande” (1000 ou mais empregados), foi obtido a partir da pesquisa realizada com os colaboradores e gestores de várias organizações, no segundo semestre de 2015.

De acordo com o Presidente do Grupo Verde Ghaia, Deivison Pedroza, participar da pesquisa GPTW e estar no ranking de “Melhores Empresas para Trabalhar” era um dos objetivos definidos no Planejamento Estratégico 2011/2016 da Verde Ghaia.” O resultado representa uma importante vitória para a empresa e para os colaboradores. E que possamos continuar trabalhando juntos para manter um ambiente cada vez mais colaborativo, agradável e produtivo para todos da Verde Ghaia”, enfatiza.

Confira a entrevista completa com Deivison Pedroza.

Acreditar nas pessoas sempre foi um dos princípios da Verde Ghaia. Por isso, desde que foi fundada, em 1999, a empresa sempre teve como foco buscar a excelência na gestão de pessoas, de forma a criar um ambiente de trabalho saudável, colaborativo, solidário e que estimule o crescimento conjunto.

Questões como bem-estar, qualidade de vida, saúde dos colaboradores, segurança no trabalho, estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional, sempre permearam a gestão dos colaboradores na empresa.

Não por acaso, em 2009 a empresa conquistou a certificação internacional em Saúde e Segurança no Trabalho – normas OHSAS18001, Meio Ambiente – norma ISO14001, e Qualidade – norma ISO9001, tornando-se uma das primeiras empresas de seu segmento no Brasil a conquistar a certificação integrada.

Em 2011, ao construir o seu Planejamento Estratégico para o período 2011/2016, a empresa definiu como objetivo estratégico sistematizar todas essas ações que já eram praticadas e ainda buscar melhorias, para que pudesse participar da pesquisa Great Place To Work, considerada uma das mais importantes no sentido de avaliar as melhores práticas e ambientes de trabalho.

Desde então a empresa se estruturou e trabalhou no sentido de aperfeiçoar os seus processos de gestão de pessoas e promover o engajamento de todos os colaboradores nesse propósito. No segundo semestre de 2015, a empresa participou pela primeira vez da pesquisa e teve êxito em apresentar todo o trabalho de gestão de pessoas que já vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pela empresa.

Além de processos normais de Gestão de Pessoas – tais como Avaliação de Desempenho por Competência, Política de Cargos e Salários vinculada à Avaliação, Plano de Treinamento e Desenvolvimento, Flexibilidade de Horários, Diagnóstico Organizacional (anual), Ouvidoria e política de Comunicação Interna; a empresa vem desenvolvendo inúmeras ações que visam à manutenção de um ambiente de trabalho mais saudável para os colaboradores e que estimule a produtividade e o desenvolvimento. Merece destaque o Programa de Sustentabilidade.

O Programa tem como premissa criar um ambiente colaborativo, solidário, consciente e que estimule o desenvolvimento e a produtividade. Para isso, ele está sendo desenvolvido por colaboradores voluntários da empresa, tendo como apoiadores as áreas de Gestão de Pessoas, Comunicação e Diretoria Técnica.

O programa tem como base os pilares ambiental, social e econômico/qualidade, sendo norteado pelas normas internacionais ISO90001 – qualidade; ISO14001 – meio ambiente; SA8000, NBR 16001 e ISO260001 – Responsabilidade Social; OHSAS 18001 – Saúde e Segurança no Trabalho; ISO 14064 – Mudanças Climáticas. O Programa ainda tem como referência as perspectivas de saúde e qualidade de vida, conforme descrição da Organização Mundial de Saúde.

Voluntariamente foram definidos “tutores” para cada um dos pilares, que ficam responsáveis por captar ideias, sugestões e desenvolver e avaliar programas, campanhas e ações pontuais, tais como: Campanha de Redução de Água e Energia, Campanha de doações, Comemoração do Dia da Árvore, Campanha de Voluntariado, entre outros.

O programa recebeu o Prêmio ABAP de Sustentabilidade na Categoria Melhor Projeto de Comunicação / Educação em 2014.

Semana do Bem-Estar

Ação foi realizada entre os dias 23 e 27/09/2013, com o objetivo de revitalizar a energia da empresa e estimular a autorreflexão dos colaboradores da Verde Ghaia sobre a responsabilidade de cada um na busca do bem estar.

Para isso, a ação trabalhou com o entendimento de que o bem estar, assim como a sustentabilidade, começa pelo indivíduo para depois se expandir para o grupo e para o meio ao qual está inserido – sustentabilidade nas relações.

A ação contou com atividades focadas no Bem Estar Físico, Mental e Espiritual, sendo:

No penúltimo dia, foi realizada a Dinâmica da Meditação do Perdão, conduzida pelo Gestor em cada um dos Setores. E, no último dia, a Dinâmica foi realizada com todos os colaboradores da empresa, quando cada um pode manifestar sobre o aprendizado da semana e sobre a necessidade de filtrar os acontecimentos diários, buscando enxergá-los de forma positiva, gerando aprendizado e oportunidades de melhorias para cada um. A ação recebeu o Prêmio ABAP de Sustentabilidade Categoria Melhor Projeto de Comunicação / Educação em 2013.

Feira do Livro VG

A ação foi realizada em Comemoração ao Dia Nacional do Livro, com o objetivo incentivar a leitura e mostrar a importância do reaproveitamento dos livros, através da troca e da doação.

Dessa forma, durante uma semana a Editora VG Futura, empresa do Grupo Verde Ghaia, recebeu doações de livros feitas pelos colaboradores. A cada dois livros doados os colaboradores receberam um voucher.

No dia Dia Nacional do Livro foi montada uma “mini biblioteca” na sala Ghaia de Treinamentos, onde os colaboradores puderam trocar os vouchers por livros.

Ao final do dia, os livros que sobraram foram doados para a biblioteca de uma comunidade carente de Belo Horizonte.

SIPAT  2014 – Semana das Percepções

Com a proposta de tornar a SIPAT mais participativa, as tradicionais palestras deram lugar às atividades interativas e coaching em grupo, de forma a propor reflexões sobre a qualidade de vida do colaborador a partir da sua percepção em relação a ele mesmo, o seu trabalho, seus relacionamentos, suas escolhas, a sua saúde, o seu bem-estar e os seus propósitos de vida. Desta forma, para cada dia da SIPAT foi definido um tema e todas as atividades estavam relacionadas a ele, conforme descrito abaixo:

SIPAT 2015 – Semana da Superação

A SIPAT foi estruturada tendo como foco a quebra de barreiras e superação de limites –“Semana da Superação”, em consonância com as questões atuais que afligem o colaborador no cenário macro – crise institucional e política do país, possibilidade de recessão e crise financeira; bem como no cenário micro – elementos sabotadores e limitantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para tanto foram usadas ferramentas para estimular a reflexão, gerando tomada de consciência e a ação, tais como: palestras curtas, debate mediado, dinâmicas em grupo, autorreflexão e Diário de Bordo (registro de aprendizado e plano de ações).

Durante a semana foram abordados os seguintes temas:Gestão do tempo, Saúde Financeira, Vícios e saúde física, Equilíbrio emocional em momentos de mudanças e crises (o que me aflige), Fé e Superação (Projeto Esforça-Te), Superando os meus limites (Recreação) – Olimpíadas Verde Ghaia

Corrida Maluca

A Corrida Maluca, disputa de carros artesanais, foi uma ação desenvolvida através do Programa de Sustentabilidade da Verde Ghaia com o intuito de estimular a busca pela simplicidade na resolução dos problemas cotidianos e motivar o empreendedorismo entre os colaboradores da Verde Ghaia.

Para isso, a ação foi realizada em várias etapas:

Etapa 01 – Inscrição: formação voluntária das equipes.

Etapa 02 – Estratégias, propósitos e identidade visual: definição da equipe/empresa – nome da equipe, missão (o que define a equipe? Qual a essência da equipe?), visão (qual o objetivo da equipe? Onde ela quer chegar?), valores (quais são os princípios da equipe?), cor (ou cores), logomarca, slogan, música ou grito de guerra e esboço do uniforme.

Etapa 03 – Planejamento: projeto de criação do carrinho de corrida;

Etapa 04 – Solidariedade: indicação da instituição carente para recebimento do doação, caso a equipe fosse vencedora.

Etapa 05 – Corrida: A disputa foi feita em três tempos: tempo de classificação, semifinal e final.

A premiação levou em consideração a classificação da corrida, o aspecto visual do carro (produto final), a segurança, a uniformização, a torcida e o cumprimento das outras do processo o plano de negócios da equipe, planejamento para construção do carrinho.

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