Ambipar ESG

Porque estar em Conformidade com os Requisitos impacta seu negócio?

Estar em conformidade com todas as leis e requisitos aplicáveis em seu negócio é tão importante que a plataforma SOGI da Verde Ghaia tem atualização constante de todas as legislações e, através de inteligência artificial, seus clientes podem interpretá-las e cumpri-las de maneira correta e segura, sempre contando com apoio e suporte necessário dos consultores especializados da companhia.

Para Deivison, a conquista desse prêmio se deu por variados motivos. Um deles é a geração de impacto social que a Verde Ghaia promove através do incentivo a seus funcionários, para que se tornem tutores voluntários de projetos de impactos positivos para a comunidade e para o planeta. Um exemplo neste sentido é o Instituto Oksigeno, uma Oscip mantida pela empresa com o objetivo de promover a nas escolas públicas.

“Atualmente o Instituto atende 40 escolas, em dez municípios de cinco estados, coma capacitação de 800 professores, 1000 livros distribuídos, atingindo 12000 alunos. O esforço é multiplicado com o patrocínio de outras empresas, que podem adotar uma ou mais escolas ao lado da Oksigeno”. Soma-se a esta iniciativa o incentivo da Verde Ghaia em campanhas de coleta seletiva de lixo e arrecadação de calçados para crianças.

Além disso, a criação de uma startup para a gestão de resíduos, a VG Resíduos, também é uma estratégia importante da Verde Ghaia que contribui para a sustentabilidade. Por ser uma plataforma online, ela possibilita “a gestão das sobras de produção de qualquer tipo, como papel, metal e entulho, da geração a destinação final correta, do ponto de vista legal e ambiental. A empresa já é responsável pela gestão de mais de 4000 toneladas de resíduos por mês”.

Conformidade eleva as condições das organizações

A Verde Ghaia, especialista na assessoria e no monitoramento de conformidade legal nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social, Qualidade, Segurança de Alimentos, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, foi fundada em 1999 com o objetivo de oferecer o primeiro sistema online de monitoramento de requisitos legais no Brasil.

O negócio deu tão certo que hoje ela tem operações em oito países, conta com 140 colaboradores, uma base de 2500 clientes e mais de 36000 usuários de seus softwares de monitoramento no Brasil e na América Latina.

Todas estas ações fizeram com que a Verde Ghaia atingisse 88,9% do desempenho geral da avaliação realizada pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Na dimensão econômica, o percentual atingido foi de 65%; na dimensão social, 87,4%; e na dimensão ambiental, 86,3%. Entre os dez indicadores-chaves analisados, gestão da água, gestão da biodiversidade e gestão de resíduos ficaram acima da média.

A análise realizada pela revista Exame das empresas, em relação à sustentabilidade, demonstrou que o setor privado está preocupado com o fenômeno das mudanças climáticas. Por exemplo, 44% das empresas conseguem comprovar a efetiva redução de emissões de gases do efeito estufa em suas operações. E isso vai de encontro às preocupações a nível mundial, em reduzir em até 2030 em 1,5°C a temperatura do planeta – para isso é necessário diminuir 45% das emissões de gases do efeito estufa nesse período.

Segundo o Acordo de Paris e do quinto relatório do Painel Intergovernamental de Mudança do Cima da ONU (IPCC), essa diminuição das emissões é essencial para garantir a continuidade da vida da Terra, e deve ser um compromisso tanto por parte de governos quanto das empresas. No caso das participantes do questionário, 57% das empresas afirmaram que consideram o fator de adaptação às mudanças climáticas já na concepção de seus processos, produtos e serviços, estando preocupadas inclusive com a utilização de material reciclado nos processos produtivos e existindo a preocupação com a economia circular, que visa reutilizar recursos da maneira mais eficiente possível.

Portanto, ser reconhecida como uma empresa sustentável hoje significa que a empresa está trilhando o caminho certo. Pois diante dos desafios que a mudança climática nos impõe, é essencial para qualquer negócio se preocupar com seus produtos e serviços, mas também e principalmente com seus colaboradores, clientes e com o meio ambiente. E a Verde Ghaia comprovou que tem essa preocupação, e que está caminhando de acordo com seus valores, visão e missão e tendo todo o reconhecimento merecido por isso.

Sair da versão mobile