Ambipar ESG

Ferramenta brasileira de monitoramento do combate à mudança climática tem adesão de mais de 70 países

Ferramenta brasileira de monitoramento do combate à mudança climática

Em reunião técnica realizada na sede da ONU, em Nova Iorque, entre os dias 25 e 26 de março, o Tribunal de Contas da União (TCU) do Brasil apresentou a ClimateScanner, ferramenta de avaliação e monitoramento do combate global à mudança climática. A iniciativa, que contou com a adesão de mais de 70 países de todos os continentes, permitirá maior transparência, participação e integração da população e dos países na avaliação de ações relacionadas ao clima.

A ClimateScanner possui três eixos de avaliação: Finanças, Governança e Políticas Públicas. Além de acompanhar auditar as medidas ambientais dos países aderidos, a plataforma fornecerá um panorama geral das forças e desafios em cada aspecto analisado.

Um dos objetivos do projeto é avaliar, em nível nacional e internacional, as informações coletadas na plataforma. Os dados produzidos serão consolidados pelas instituições participantes e comunicados com linguagem acessível e de fácil compreensão. Ademais, a ferramenta auxiliará no planejamento e na tomada de decisão dos governos.

O projeto de criação da ClimateScanner foi lançado em novembro de 2022 durante o XXIV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai), no Rio de Janeiro. Em 2023, a ferramenta começou a ser desenvolvida e contou com a participação de vários países espalhados por diversas regiões do planeta, que contribuíram com seu desenho e testagem. Agora, em 2024, a ferramenta está disponível para uso. A expectativa é de que os resultados sejam apresentados no final do ano, durante a COP29.

Sair da versão mobile