Ambipar ESG

Formação de Brigada de Prevenção de Incêndios

A prevenção contra incêndios é um dos aspectos mais importantes na avaliação e planejamento da proteção de uma coletividade. O termo “prevenção de incêndios” expressa tanto a educação pública, como as medidas de proteção contra incêndio em um edifício ou empresa.

A implantação da prevenção de incêndio se faz por meio de atividades que visam evitar o surgimento do sinistro, possibilitar sua extinção e reduzir seus efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiros.

As atividades relacionadas à educação consistem no preparo da população
por meio da difusão de ideias que divulguem as medidas de segurança para evitar o surgimento de incêndios nas ocupações.

Buscam, ainda, ensinar os procedimentos a serem adotados pelas pessoas diante de um incêndio, os cuidados a serem observados com a manipulação de produtos perigosos e também as práticas que geram riscos de incêndio.

A proteção contra incêndio deve ser entendida como o conjunto de medidas para a detecção e controle do crescimento e sua consequente contenção ou extinção.

Essas medidas dividem-se em:

– Medidas ativas de proteção, que abrangem a detecção, alarme e extinção do  fogo (automática e/ou manual);

– Medidas passivas de proteção que abrangem o controle dos materiais, meios   de escape, compartimentação e proteção da estrutura da edificação.

Objetivos da prevenção de incêndio

– Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;

– Dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;

– Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;

– Dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros;

– Proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco.

Ações de Prevenção da Brigada

– Análise dos riscos existentes durante as reuniões da brigada de incêndio;

– Notificação ao setor competente da  empresa  ou  da  edificação sobre as eventuais irregularidades encontradas no tocante à prevenção e proteção contra incêndios;

– Orientação à população fixa e flutuante;

– Participação nos exercícios simulados;

– Conhecer o plano de emergência da edificação.

Ações de Emergência da Brigada

– Identificação da situação:

Após o alerta, a brigada deve analisar a situação, desde o início até o final do sinistro. Havendo necessidade, acionar o Corpo de Bombeiros e o apoio especializado, e desencadear os procedimentos necessários, que podem ser priorizados ou realizados simultaneamente, de acordo com o número de brigadistas e com os recursos disponíveis no local.

– Alarme / abandono de área:

Proceder ao abandono da área, parcial ou total, quando necessário, conforme   comunicação preestabelecida, removendo para local seguro, a uma distância mínima de 100m do local do sinistro, permanecendo até a definição final.

– Corte de energia:

Cortar, quando possível ou necessário, a energia elétrica dos equipamentos da área ou geral.

– Primeiros socorros:

Prestar primeiros socorros às possíveis vítimas, mantendo ou restabelecendo suas funções vitais com SBV (Suporte Básico da Vida) e RCP (Reanimação  Cardiopulmonar) até que se obtenha o socorro especializado.

– Combate ao princípio de incêndio:

Confinamento do sinistro, evitando sua propagação. Isolar fisicamente a área  sinistrada  de  modo  a  garantir  os  trabalhos de emergência e evitar que pessoas não autorizadas adentrem ao local.

– Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros:

Com a chegada do Corpo de Bombeiros a brigada deve ficar à sua disposição.

– Investigação:

Levantar as possíveis causas do sinistro e suas consequências e emitir relatório para discussão nas reuniões extraordinárias, com o objetivo de propor  medidas corretivas para evitar a repetição da ocorrência.

O Curso Online “Formação de Brigada de Incêndio” da Verde Ghaia tem como objetivo estabelecer as condições mínimas de treinamento e reciclagem de Brigadas de Emergência, para atuação em edificações e áreas de risco, na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros. Acesse e confira!

Sair da versão mobile