Ambipar ESG

Ter uma Certificação ISO é ter uma gestão responsável

A certificação ISO 14001 é de extrema importância para que o seu negócio alcance o sucesso sustentável. É através dela que a é colocada no centro das operações da sua organização, trazendo inúmeros benefícios e vantagens diante de seus concorrentes e demonstrando aos olhos da sociedade que sua organização é sustentável e preocupada com o meio ambiente.

Mas por que a sustentabilidade é o primeiro passo para uma gestão responsável?

A sustentabilidade diz respeito ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido em 1987 no Relatório Our Common Future (Nosso Futuro Comum), elaborado pela Comissão Brundtland, como aquele desenvolvimento que “satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Ou seja, ser sustentável significa que você está preocupado com o meio ambiente e com o uso adequado dos recursos naturais, que pensa na sua geração mas também na de seus filhos e netos.

E como garantir a sustentabilidade? No caso da sua empresa, é através de um sistema de gestão ambiental eficaz, pois é ele quem garante que você está de acordo com todas as práticas sustentáveis a clientes e organizações externas, bem como tem conhecimento sobre as políticas ambientais existentes e que está adequado às suas responsabilidades ambientais nos seus processos internos.

E para que você conquiste tudo isso, seguindo padrões reconhecidos internacionalmente, existe a norma ISO 14001, que tem como foco especificar todos os requisitos de um sistema de gestão ambiental. Então, obter a certificação ISO 14001, automaticamente, garante que seu sistema de gestão do meio ambiente é responsável e eficaz, e que você usufruirá de todos os que isso significa.

E este artigo vai falar exatamente sobre a norma ISO 14001. E mais importante que apenas falar sobre ela, vamos apresentar a você um caso de sucesso de uma grande empresa que você já deve ter ouvido falar bastante: a ALGAR Telecom. Ela obteve a certificação ISO 14001 em 2012, e desde o início de todo o processo de certificação até hoje, ela conta com todo o apoio, suporte e assessoria da Verde Ghaia para continuar certificada e obtendo resultados incríveis.

ISO 14001: primeiro passo para uma gestão responsável

Ser sustentável não significa apenas agir de maneira ecologicamente correta, mas sim ter um sistema de gestão ambiental que seja estratégico e que promova o desenvolvimento sustentável do seu negócio.

E é a norma 14001 que garante isso, especialmente depois da sua última atualização, em 2015, ao ter como objetivo possibilitar que as organizações atendam às suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente.

Em síntese, a certificação da norma ISO 14001 permite que sua empresa:

* Tenha uma atuação estratégica ao se preocupar com a cadeia de valor, ciclo de vida, direcionamento estratégico do sistema de gestão ambiental, mentalidade de risco;

* Inclua a necessidade de avaliação das expectativas das partes interessadas, incluindo condições ambientais locais, regionais e globais que afetam a organização ou que possam ser afetados por ela;

* Integre a gestão ambiental com os processos corporativos e com o ambiente de negócios da empresa, evidenciando a necessidade do comprometimento de todos da empresa, principalmente da liderança da empresa com os resultados encontrados; e

* Tenha como foco principal a melhoria do desempenho ambiental, e não do sistema de gestão simplesmente – por isso o sistema de gestão ambiental fica no centro das operações da sua organização.

Todos estes itens significam uma gestão responsável, tanto para as pessoas quanto para sua empresa ou para o meio ambiente, pois passa-se a ter foco na gestão do meio ambiente como um todo, tendo como norte o desenvolvimento sustentável e adotando uma atitude muito mais proativa e preventiva dos possíveis riscos e danos que podem vir a acontecer com o meio ambiente.

Quais os principais benefícios e vantagens da certificação ISO 14001 para sua empresa?

Como foi possível notar, a certificação ISO 14001 possui uma abordagem sistêmica que permite que sua empresa atinja o sucesso sustentável a longo prazo, ajudando a reduzir o impacto ambiental e a ampliar os seus negócios.

Esta norma é baseada no ciclo PDCA do inglês “plan-do-check-act” (planejar, fazer, checar e agir) e utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida, apresentando uma série de benefícios e vantagens para a sua empresa, tais como:

* Agregação de valor;

* Obter financiamentos e empréstimos a juros muito menores, pois a certificação demonstra que sua empresa é ética e tem credibilidade;

* Melhoria da imagem da empresa junto à sociedade;

* Redução de riscos de acidentes, de sanções legais, multas, penalidades e até interdições da atividade;

* Aumento da qualidade dos produtos, serviços e processos;

* Economia ou redução do consumo de matérias-primas, água e energia;

* Redução de custos com a queda nos gastos com energia e resíduos;

* Aumento da rentabilidade;

* Captação de novos clientes;

* Melhora dos processos;

* Aperfeiçoar o Sistema de Gestão Ambiental, através da melhoria da política ambiental interna e das adaptações necessárias para uma competitividade sustentável da empresa e sem agressões severas ao meio ambiente;

* Cumprimento da legislação ambiental no que se refere a área de atuação da empresa e também às principais orientações que devem ser adotadas para evitar problemas deste nível;

* Incentivo ao cumprimento de ações voltadas para a gestão ambiental;

* Competitividade internacional, abrindo um leque de possibilidades comerciais além da legitimidade que a empresa ganha no serviço ou produto;

* Satisfação do cliente, ao saber que está adquirindo um produto ou serviço ecologicamente correto segundo padrões ISO.

Por fim, a certificação da norma ISO 14001 possibilita o crescimento eficaz e sustentável da empresa, através de um funcionamento com mais eficiência e sem grandes perdas financeiras. Isso porque o sucesso da norma não está apenas na conquista da certificação, mas na continuidade do cumprimento de cada um dos requisitos estabelecidos pela ISO 14001.

A ALGAR Telecom progresso com a Norma ISO 14001

Já fica clara quando na própria missão da ALGAR Telecom a sustentabilidade é seu foco principal: “Servir e integrar pessoas e negócios de forma sustentável”. É claro que uma empresa que possui uma missão desse tipo precisa de um sistema de gestão ambiental eficaz, que possibilite que a sustentabilidade seja alcançada nos mais diversos setores e segmentos. Como ela garante isso? Através da certificação da norma ISO 14001.

Em 2012 a ALGAR obteve essa certificação, por ter sido adotado um sistema de gestão que permitiu desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis, levando em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela. Isso garantiu que ela atingisse resultados incríveis e pudesse usufruir de todos os benefícios e vantagens que essa certificação ISO traz para uma organização e para o meio ambiente.

De acordo com os relatórios da própria empresa, alguns deles são:

* Serem reconhecidos no mercado como empresa modelo em sustentabilidade ambiental pelo Guia Exame de Sustentabilidade;

 * Não sofrerem nenhum tipo de multa ou sanção não-monetária em virtude da não conformidade com leis e regulamentos ambientais;

* Aumento do total de energia consumida de fontes renováveis: por exemplo, em 2012, 26% do total de energia direta consumida era proveniente de fontes renováveis e, em 2013, esse percentual subiu para 44%;

* Aumento da eficiência energética, resultando em redução do gasto em energia elétrica. Um exemplo é do final de 2012, no qual 22,34% da rede da Companhia estava baseada na tecnologia NGN (Next Generation Network), o que possibilitou a desativação de sites e centrais. A desocupação de espaços físicos diminui a demanda por refrigeração e, consequentemente, o gasto de energia. Além disso, as novas centrais não possuem geradores, o que trouxe ainda uma economia no consumo de diesel, evitando a geração de CO2. Reunidas, todas as ações permitiram a redução de 4% no consumo de energia, o equivalente a 2,2 milhões de kWh, superando a meta estabelecida de 2,1 milhões de kWh.

* Recuperação de áreas degradadas através do plantio de mudas de espécies nativas;

* Melhoria na gestão de resíduos: no ano de 2012, foram recolhidos 1.000 lâmpadas e 450 kg de aparelhos celulares e seus componentes. Depois de realizar o processo de separação e devolver à indústria os materiais que podem ser reaproveitados, o projeto de reciclagem destina corretamente os componentes potencialmente perigosos.

Existem muitos outros resultados positivos alcançados pela ALGAR desde a obtenção da certificação ISO, e estes são só alguns exemplos. 

Tudo isso só foi possível porque um dos itens essenciais nesse processo de certificação ISO 14001 foi a sistematização de informações e dados de gestão ambiental. E quem auxiliou nesse ponto essencial para a ALGAR foi a Verde Ghaia, através do Sistema Online de Gestão Integrada (SOGI) para acompanhamento das leis e regulamentos ambientais vigentes aplicáveis.

A partir das informações do sistema foram definidas ações para atendimento à legislação e procedimentos de monitoramento presenciais. Com todo esse trabalho de assessoria e suporte, a ALGAR tornou-se certificada e uma empresa referência quando se fala de gestão ambiental e sustentabilidade.

Como a Verde Ghaia também pode te ajudar

Assim como a Verde Ghaia ofereceu (e ainda oferece) todo suporte e a assessoria necessária para a ALGAR Telecom para a obtenção e a manutenção da certificação ISO 14001, ela também pode te ajudar a se tornar uma empresa sustentável e alcançar excelentes resultados.

A Verde Ghaia é uma empresa consolidada há mais de 20 anos no mercado de assessoria ambiental e conta com consultores especializados das mais diversas áreas. Seus clientes são médias e grandes empresas espalhadas por todo o Brasil, América Latina e África que alcançam o sucesso sustentável através do uso de produtos da Verde Ghaia desenvolvidos com o que existe de mais moderno em tecnologias e metodologias de sistemas de gestão, tais como a plataforma SOGI, também utilizada pela ALGAR Telecom.

Dentro do SOGI, por exemplo, existe o Módulo Gaia, desenvolvido exclusivamente para facilitar o gerenciamento de todos os aspectos e impactos ambientais da sua organização. Além disso, auxilia você na avaliação desses impactos e na criação de planos de ação voltados para a melhoria e adaptação às exigências.

Você também encontra cursos e treinamentos online de acordo com as suas necessidades. Os consultores Verde Ghaia estarão sempre prontos para te ajudarem e tirarem quaisquer dúvidas que possam existir quando o assunto é obter a certificação ISO 14001.

Quer que a gestão ambiental esteja no centro das operações da sua organização, para que assim você garanta uma gestão eficaz de maneira a obter inúmeros benefícios e vantagens diante de seus concorrentes e demonstrando aos olhos da sociedade que sua organização é sustentável e preocupada com o meio ambiente? Então tenha a certificação da norma ISO 14001!

Entre em contato agora mesmo com os consultores Verde Ghaia para dar esse primeiro passo rumo à uma gestão responsável.

Sair da versão mobile