Sua empresa não pode parar!

Invista na sua Gestão de Resíduos, garantindo a conformidade ambiental do seu negócio através de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Serviços de Saúde.
Saiba o que fazer da coleta à disposição final!

Principais vantagens Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Serviços de Saúde - PGRS | PGRSS

Exigência Legal

Atenda à Política Nacional de Meio Ambiente, Resoluções do CONAMA, ANVISA para obtenção de Licença e Alvará.

Evite Multas e Interdições

Mantenha a documentação, Alvarás e Licenças do seu Empreendimento em dia, evitando multas e interdições.

Apoio Jurídico

Conte com o Apoio Jurídico da VG para melhorar a eficiência dos processos e evitar danos à imagem da empresa e financeiros.

Planos de Ação

Seu empreendimento precisa de um Plano de Ação eficiente que considere os aspectos de minimização de geração de resíduos até a disposição final.

Conformidade Legal

Todos os processos implementados seguem altos padrões de qualidade e segurança conforme as normas vigentes.

Levantamento in loco - Diagnóstico

O diagnóstico é realizado com foco técnico e estruturado com dados e informações sobre o perfil das localidades para entender a situação dos resíduos sólidos e de saúde gerados.

Definição de diretrizes e estratégias

As diretrizes do PNRS são norteadoras para a formulação e implementação de ações e programas para atingimento das metas e ações.

Definição de metas, programas e recursos

Alguns programas e ações são primordiais, por seu caráter estruturante, imprescindíveis para o sucesso de todo o conjunto de ações. 

Revisões dos Planos

A Política Nacional de resíduos sólidos (PNRS) e a legislação ambiental visam a minimização dos impactos gerados. Por isso, o PNRS estabelece prazos para cada nível federativo.

Desempenho da Gestão de Resíduos

PGRS é um dos documentos que fazem parte do sistema de gestão ambiental de uma organização. Os requisitos desse documento são focados na não geração e/ou minimização dos resíduos sólidos com ações voltadas à reutilização, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos gerados, visando proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos descreve ações relativas ao manejo, contemplando aspectos referentes à minimização na geração, coleta, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, transporte, destinação e disposição final.

Quem deve ter um PGRS?
Empreendimentos que geram resíduos, que podem causar danos ao meio ambiente ou à saúde pública, indiferente do seu porte ou ramo de atividade, principalmente se houver armazenamento e descarte inadequado.

Atividades Minerária, Industriais, Metalurgia, Indústria Química, Alimentícia, Atividades de Infraestrutura, Serviços e Comércio Atacadista, Atividades Agrossilvipastoris e outras.

A elaboração do PGRSS orientará as organizações a realizarem o correto gerenciamento de seus resíduos de saúde, garantindo tanto a proteção dos trabalhadores envolvidos, quanto os impactos que esse tipo de resíduo pode causar aos recursos naturais, ao meio ambiente e à saúde pública.

O PGRSS é obrigatório para muitos estabelecimentos, pois estabelecem ações adequadas para o manejo dos resíduos provenientes do atendimento à saúde humana e animal,  que por suas características, necessitam de processos de manejo diferenciado.

 

Quem deve ter um PGRSS?

Serviços de atendimento à saúde humana ou animal, assistência domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias, atividades de embalsamamento; Serviços de medicina legal; drogarias e farmácias.

Estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centros de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, dentre outros.

Fale com nossos especialistas em Gestão de Resíduos e conheça a melhor Solução para o seu negócio!

Informe seus dados para receber contato dos nossos consultores

Nossos consultores entendem bem do seu negócio. Pode confiar. Aqui, não é preciso perder tempo explicando suas necessidades e seus processos. Conhecemos bem. Afinal, são mais de 20 anos de experiencia em soluções para sua gestão.