Ambipar ESG

Gestão: qual a importância do Gestor, Auditor e Alta Direção?

Pare para pensar na importância do Gestor ISO, na estrategia do seu negócio e avalie o comportamento da sua organização.

Gestor ISO é uma peça estratégica para o seu negócio. O Auditor contribui na validação do seu sistema de gestão, analisando seu funcionamento. A Alta Direção, por sua vez, faz uso de todos os dados e informações levantadas para as tomadas de decisão. Porém, infelizmente, ainda há muitas organizações que resistem a contratação de auditorias com a crença de que é um gasto desnecessário. E esquecem da importância do Gestor em Normas ISO.

Por que o Auditor é importante para a estratégia do negócio?

É o Auditor quem aponta as não conformidades, mostrando o que deve ser feito e ainda apresentando as melhorias que o tratamento trará para os processos internos e/ou externos, garantindo informação necessária para não ter problema futuros.

Tudo que abordamos até agora, se resume a sustentabilidade. Embora a abordagem seja do ponto de vista organizacional, não é possível discutir o futuro do nosso planeta, se não discutirmos como o tempo de vida dos produtos e serviços, se a organização não tiver um índice/indicador de sustentabilidade. Portanto, são os Auditores, bem como os gestores da ISO dessas organizações que garantem o compliance e a estratégia de crescimento da empresa.

Inter-relação: Gestor, Auditor e Alta Direção

A Política de meio ambiente e qualidade são cobrados pelos clientes, eles exigem produtos e/ou serviços que tenham padronização e exigem a qualidade daquilo que está sendo oferecido.

Esse comportamento, já é esperado dos clientes, já está enraizado na nossa cultura. Porém, está sendo instaurado um novo comportamento na sociedade, visto os diversos problemas ambientais. E, com isso, os clientes passam a cobrar das organizações mais responsabilidade ambiental. Contudo, a mudança de comportamento social, gera um novo posicionamento organizacional, ou seja, uma nova discussão sobre como se posicionar para a sociedade com mais transparência, ética e com propósito, adequando-se às transformações sociais. 

É claro que a corporação, o dono, os sócios e/ou os acionistas, têm um propósito maior que, normalmente estão associados a como manter a empresa por mais 40, 50 anos, questionando se é o momento adequado para se crescer num mercado de ações, se é a hora de fazer fusão, se é a hora de aquisição, de joy venture.

Qual a importância do Gestor ISO na estratégia do seu negócio?

Quando se gerencia um sistema de gestão, ele te oferece muitas vantagens. Há países, como a Colômbia, por exemplo, que só vende/compra de quem tem ISO implementada e certificada. Diferente no Brasil, visto que as vantagens ainda não são tão claras, de um modo geral, há vantagens específicas.

As empresas precisam entender, no entanto, que não são os custos que devem ser discutidos, mas sim, o que está sendo prevenindo e o quanto estou economizando com o investimento feito para manter a certificação ISO, bem como o gerenciamento dos sistemas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Outro ponto importante, para que esse discurso do custo possa mudar, é a comunicação entre as áreas. Os gerentes de SGQ, SGA e SSO precisam manter a comunicação entre as áreas do financeiro, administrativo, de modo que todos deixem claro os gastos ocorridos com multas, sanções, retrabalho, corretivos.

A relação entre Gestor e a Alta Direção

São os dados expostos acima, que farão diferença para a Alta Direção compreender a importância de se investir num sistema de gestão que gere indicadores com dados assertivos para tomada de decisão.

Outro questionamento, ou melhor, comparativo, que as organizações precisam entender e visualizar, são os dados reais de retrabalhos que já ocorreram, tais como, o valor gasto no ano de empregados acidentados e afastados; a interdição de empreendimentos por falta de documentação não revalidada; descumprimento de uma lei que resultou em gastos excepcionais.

Brasil: país com excesso de leis. Como cumprir lei?

É o Gestor do Sistema de Gestão ISO, que vai apontar o que precisa ser feito e ainda ajudar a organização a compreender como deve ser feito e quais leis a empresa precisa cumprir para evitar penalidades e crescer de forma saudável.

Não é novidade para ninguém que o Brasil é o campeão em leis no mundo. A gente vive rodeado de leis. Como exemplo, para elucidar o que digo, temos aproximadamente mais de 90 mil leis, só nesses quatro assuntos. E dessas 90 mil deve ter 1.000 leis, no mínimo, para qualidade e meio ambiente. É muita lei para ser administrada e interpretada. Ressalvo que não cito nesses emaranhados de leis, àquelas referentes ao padrão ISO.

Quanto custa cumprir Normas, Requisitos e Leis?

Gosto de deixar claro, que caro é não cumprir. Percebe-se que as empresas têm muita dificuldade em aceitar que é barato. Isto porque, há descredito da Alta Direção, pois ao implementar um sistema de gestão ISO, é necessário fazer algumas modificações nos processos e se sentem desmotivados de ter que mudar uma enorme quantidade de processos realizados erroneamente. Outro motivo, é que se acredita que é possível trabalhar com base na remediação.

São comportamentos assim, que fazem com que as organizações, independentemente de seu porte, perderem seus clientes. E isso, pode ser um caminho sem volta, pois cliente se constrói com confiança e é um processo longo e caro para conquistar um cliente.


Deivison Pedroza – Ceo e Fundador do Grupo Verde Ghaia


Sair da versão mobile