Ambipar ESG

Giro ESG News #1

Plano Nuclear Do Japão

O desastre nuclear de Fukushima em 2011 gerou inúmeras consequências para a cidade de Fukushima, no Japão. Desde o acidente, os reatores nucleares são resfriados com bombeamento de água. Com isso, são gerados, aproximadamente, 100.000 litros de água por dia, que permanecem armazenados em tanques. O Japão afirma que a prática não é sustentável. Assim, após dois anos de análise, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deu seu aval e, a partir de agosto, o Japão pretende despejá-los no oceano. Apesar de, aparentemente cumprir todas as normas internacionais de segurança, o plano tem enfrentado a resistência de várias partes. A China exigiu que o Japão obtenha uma aprovação prévia de outras instituições internacionais antes de jogar a água residual no mar. Já a população da Coreia do Sul se demonstrou insatisfeita e exige do governo sul-coreano uma posição mais firme contra o plano.

Leia a matéria completa.

___________________________________________________________________________________________________________

Dívidas Sustentáveis

 O mercado de ações está cada vez mais aberto para o ESG. Os green bonds ou títulos verdes são títulos de renda fixa emitidos por governos, organizações e empresas, a fim de promover iniciativas econômicas voltadas para a sustentabilidade. Para 2023, a meta é que sejam atingidos US$ 950 bilhões em investimentos ESG. As estimativas são positivas e, até o meio do ano, o volume total de emissões atingiu US$ 526 milhões. Os europeus são os que mais investem em títulos ESG, com 20% do total de emissões do mercado sendo dívidas verdes. Na América Latina e Caribe e na Ásia a participação também é ativa, chegando a atingir mais de 12% do mercado. O investimento na área ESG é essencial para uma economia sustentável e o mercado financeiro demonstra uma adaptação um tanto quanto favorável para essa nova realidade.

Leia a matéria completa.

___________________________________________________________________________________________________________

União Europeia Implanta Imposto Sobre Carbono

A União Europeia implantará, a partir de outubro, a transição para o estabelecimento do imposto sobre carbono. A taxa, conhecida pela sigla inglesa CBAM engloba as indústrias de cimento, ferro e aço, alumínio, fertilizantes, eletricidade e hidrogênio e todos os produtos que incluam essas matérias-primas. As empresas terão de informar os bens importados e as respectivas emissões de gases de efeito estufa geradas. Caso haja descumprimento da obrigação, a companhia será multada. A sobretaxa é a primeira desse tipo no mundo e tem como objetivo evitar que as indústrias produtoras migrem para regiões onde as legislações climáticas e ambientais são menos rígidas.

Leia a matéria completa.

Sair da versão mobile