Ambipar ESG

Giro News #10

Queda das Emissões de Carbono no Brasil

As emissões brutas de gases de efeito estufa brasileiras caíram 8% em 2022, em comparação com o ano anterior. Essa redução pode ser explicada pela redução do desmatamento e a menor necessidade de acionar usinas termelétricas movidas a gás. Caso o Brasil continue promovendo o controle da devastação, o país estará perto de cumprir as metas de corte de emissões até 2030. O perfil das emissões de CO2, em termos brutos, do Brasil possuem o seguinte perfil: 48% vem do desmatamento, 27% de recursos para a agropecuária, 18% do setor de energia, 4% de resíduos e 3% de processos industrias e uso dos produtos. O controle da devastação é de longe a medida mais importante que o país tem a tomar na frente climática. Atingir as metas é uma medida urgente para frear os mudanças e catástrofes climáticas que vem ocorrendo não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Leia a matéria completa.

 

Bateria de sódio: Uma Alternativa Sustentável

A empresa sueca Northvolt fez um anúncio que chamou atenção do setor de transição energética. A companhia comprovou a eficácia de uma tecnologia baseada em íons de sódio. Caso comprovado, esse avanço poderia baixar de forma significativa o custo das baterias de grande porte. Atualmente feitas de lítio, essas baterias teriam, com os íons de sódio, um insumo mais barato e mais abundante. Além disso, a tecnologia também dispensa matérias-primas extraídas com grandes impactos ambientais e graves violações de direitos humanos, como o cobalto produzido nas minas do Congo. A novidade seria, também, mais segura, ideal para grandes sistemas de armazenamento de eletricidade em países da África e da Ásia.

Leia a matéria completa.


Tendências  ESG para o  Mercado Digital

O comércio eletrônico revolucionou a forma de comprar e vender produtos. A pandemia do Covid-19 trouxe um boom para o setor, que cresce exponencialmente. Contudo, mesmo com mais de 90% do processo concluído digitalmente, o setor também encontra, no ESG, alternativas sustentáveis. Para diminuir os impactos ambientais, as empresas estão priorizando a redução do uso de plástico nas embalagens, a otimização da logística para minimizar emissões de carbono e o investimento em fontes de energia renovável para alimentar os centros de distribuição. Além disso, o uso de veículos elétricos e a otimização de rotas estão se tornando a norma, reduzindo significativamente a pegada de carbono do setor. No que tange a área social, as empresas de e-commerce estão comprometidas em promover locais de trabalho mais diversos e inclusivos. As questões como equidade salarial e oportunidades de crescimento, também tomaram mais espaço na agenda das empresas. Já no pilar de governança, a transparência e a ética são pontos essenciais que vem sendo desenvolvidos. A tomada de decisões éticas, a divulgação de informações relevantes e as práticas de governança responsáveis contribuem significantemente para a confiança dos investidores e dos consumidores. A transição para um futuro mais sustentável e ético no mercado digital é uma característica essencial para atender às demandas dos consumidores e garantir um sucesso duradouro no aspecto global.

Leia a matéria completa. 

 

Sair da versão mobile