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Você sabe como funciona o processo de revisão das normas ISO?

A importância da gestão da qualidade nas empresas já é algo consolidado. A economia globalizada exige que as práticas nas organizações sejam focadas em entregar aos clientes produtos e serviços em melhoria constante, e as normas ISO funcionam como um parâmetro de padronização para que as práticas e processos nas empresas sigam conforme as diretrizes especificadas em cada norma.

Propósito das Normas ISO

Acontece que as normas estabelecidas não são estáticas, todas elas passam por processos constantes de revisão. É importante que as normas sejam revistas regularmente porque a realidade do mercado e das empresas também é modificada com o passar dos anos.

As formas de produção para determinado produto sofrem influências a todo instante: novas tecnologias são descobertas, novas práticas de gestão mais alinhadas ao negócio, entre outros. Então, as diretrizes relacionadas a elas também precisam ser atualizadas.

A revisão da norma ISO 9001:2015, por exemplo, uma das normas mais conhecidas mundialmente, já passou por cinco alterações desde a sua primeira publicação, que aconteceu em 1987.

E seu novo processo de revisão está em fase inicial, que acontece num primeiro momento a partir de uma consulta aos países membros da ISO, e após algumas etapas os responsáveis terão um prazo de até 6 meses para definir o que deve ou não ser alterado.

Qual o principal objetivo das revisões?

Todas as alterações são pensadas com o objetivo de estabelecer melhorias na qualidade da prestação de serviços e da oferta de produtos. Tornar a norma mais abrangente, e mais flexível à realidade de cada negócio, facilitando a incorporação das medidas propostas, é importante para que as organizações possam adequar essas práticas dentro do seu contexto.

As normas são estabelecidas por padrões internacionais, e são utilizadas em países de todos os continentes. Existe uma infinidade de especificidades que cada país enfrenta, e que consequentemente tem influência no seu mercado e na estrutura das suas empresas.

As normas e suas revisões visam alinhar da forma mais assertiva possível o que é prescrito pela norma, e como a empresa vai fazer essa aplicação da forma que melhor se encaixe aos seus processos e sua realidade. Isso envolve o contexto da própria organização, dos clientes, comunidade local, e também de todas as partes interessadas da organização, com requisitos que atendam suas expectativas e necessidades.

Foco da última revisão ISO 9001

Um dos focos da última revisão da norma ISO 9001:2015 em relação à sua edição anterior, de 2008, foi a ênfase para a importância de uma posição mais presente da alta liderança nas empresas para que a gestão da qualidade tenha resultados mais satisfatórios.

O envolvimento da liderança faz com que ela se sinta parte do Sistema de Gestão da Qualidade, e isso se reflete positivamente em toda estrutura da empresa. Outro ponto importante foi a mudança da expressão utilizada para nomear as saídas da empresa apenas como “produtos”, deixando empresas que são prestadoras de serviços confusas.

A nova terminologia contempla “produtos e serviços” se adequando melhor aos variados tipos de organização. Esses foram apenas alguns exemplos de alterações que podem ser consideradas pequenas, mas que podem fazer a diferença dentro das organizações.

Quando as revisões devem ser feitas?

O processo de revisão das normas é estabelecido pela ISO, International Organization for Standardization, que é a organização responsável pela definição e divulgação das normas,  em um processo chamado systematic review, e funciona da seguinte forma: a cada cinco anos, no máximo, fica determinado qual  tipo de alteração a norma vai sofrer.

Ela pode ser confirmada, emendada, revisada ou descartada. Esse processo não é definido apenas pelo tempo de existência da norma, é necessário que sejam considerados também o que foi aprendido durante a vigência da norma, o relacionamento com seus vários públicos de interesse, entre outros fatores.

Revisão das normas e o seu negócio

A aplicação correta das normas ISO é fundamental para que sua gestão obtenha melhorias nos processos, e na qualidade final dos seus produtos e serviços. Os processos de revisão são feitos para que seu negócio consiga potencializar seus resultados de forma mais saudável e eficiente, aumentando a satisfação dos clientes, dos colaboradores, fornecedores, e todas as partes interessadas.

Ao atender os padrões das normas ISO, sua empresa garante um crescimento sustentável, com alto padrão de qualidade e um ambiente propício à evolução constante. E isso vai gerar mais confiança e respeito ao seu negócio.

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