Ambipar ESG

O que fazer após implantar um sistema de gestão?

monitore seus riscos e encontre oportunidades

Saber o que fazer depois de implementar um sistema de gestão pode ser um desafio ainda maior que iniciar esse processo. A manutenção e a contínua de melhorias dos diversos aspectos de um empreendimento após a implementação de um sistema de gestão é essencial.

Ao implementar um sistema de gestão, toda a energia e dedicação de todos da empresa estão direcionadas em fazer dar certo todo o processo. Há uma motivação contagiante, e determinação a bater as metas. E quando isso acontece, ocorre aquele momento de relaxamento: primeiro passo alcançado!

E é nesse descanso momentâneo que pode estar o início da dificuldade de manter a manutenção do processo. O que acontece é que ao sentir que uma tarefa ou meta foi cumprida, saímos do estado de êxtase, e entramos no modo estável. Mas o que fazer para evitar esse esfriamento da motivação?

Implementar um sistema de gestão e fazer a manutenção

É natural que aconteça uma queda no rendimento depois de implementar um sistema de gestão. Entretanto, cabe ao gestor do sistema se manter centrado no que deve ou não ser feito. E procurar maneirar de conservar um controle de qualidade, aplicando ações preventivas e corretivas.

Após esta implantação,é importante manter o mesmo como algo que faz parte de maneira definitiva da empresa, passando aos colaboradores uma sensação de que é algo solido e que deve ser seguido, sempre.

É importante que a manutenção seja colocada como prioridade. Dessa forma será possível conseguir a implementação do sistema de gestão de forma efetiva. Pode ser trabalhoso no início, e até mesmo estressante, mas, pense nisso como um investimento a longo prazo para a sua empresa.

Dicas para implementação e manutenção

O sucesso do sistema de gestão depende de diversos fatores, é preciso que esse processo seja feito da maneira certa, e de forma gradativa. Separamos algumas dicas que podem te auxiliar a não errar na hora de pôr a prova seu sistema de gestão, são elas:

* Envolva seus funcionários: as pessoas que compõem a sua empresa são essências para o sucesso do sistema de gestão. É importante que todos estejam envolvidos e motivados a trabalhar para o melhoramento da empresa.

O colaborador precisa entender a importância do sistema para a empresa e para ele também. Sabendo o porquê e para que aquele sistema serve.

É importante entender que cada detalhe conta para que a implementação do sistema de gestão seja bem sucedida. O início pode demorar um pouco para que tudo corra como o esperado, mas depois dessa parte de adaptação, sua empresa terá o suporte que ela precisa para expandir.

Promova auditorias internas para controle

A auditoria interna irá servir para que você possa ter um melhor controle de qualidade dos processos que estão sendo realizados na sua empresa. Através dela, é possível identificar falhas, indicando onde é preciso melhorar e o que está dando certo no seu novo sistema de gestão.

Através de acompanhamento mais próximo da rotina da sua empresa, é possível trazer soluções de melhorias, além de deixar mais claro para o gestor quais são as decisões a serem tomadas para que os processos se tornem mais eficientes e qualificados.

Essas auditorias internas e externas podem ser realizadas periodicamente, a cada seis meses no início da implementação. É uma maneira mais clara e direta de avaliar o andamento do novo sistema de gestão, e manter uma manutenção mais rígida, para que erros sejam corrigidos logo no início.

Utilize de ferramentas de controle de qualidade

Após a realização de auditorias e levantamento de dados com informações gerais do andamento da empresa, será necessário a realização de ações corretivas e preventivas. Uma das formas de fazer isso é utilizando de ferramentas de manutenção do sistema de gestão.

Através dessas fermentas, será possível obter um melhor controle dos processos e aplicar melhorias onde for necessário. Algumas das fermentas que poderão ser utilizadas, são:

Implementar um sistema de gestão não é um processo fácil e rápido, é preciso ter paciência e não perder o foco das metas e objetivos. Apesar de ser uma tarefa árdua, os benefícios que sua empresa terá com o sucesso desse sistema de gestão valera todo esse trabalho.

Dúvidas, fale conosco!

Sair da versão mobile