Ambipar ESG

O Compliance na atualidade e as suas práticas nas organizações

Dando continuidade ao tema abordado em nossos artigos dessa semana, buscamos oferecer importantes informações sobre o GRC (Governança Risco e Compliance), visto que nos últimos anos, devido a situação econômica e política de nosso país, as empresas passaram a ter um novo olhar sobre o Compliance e sua prática nas organizações.

Por um lado, a situação do país clamou por uma política de negócios mais justas, não apenas dos Governos, mas também das empresas privadas, exigindo que houvesse mais transparência nas relações. Por este motivo, o Compliance deve ser visto com um termo amplo, muito além de ações Antissuborno e anticorrupção.

Deste modo, discutiremos no artigo de hoje, a aplicabilidade do Compliance na atualidade e a sua prática nas organizações.

Recapitulando as informações sobre Compliance

Em artigo anterior, Compliance e Governança Corporativa dentro das organizações, já esclarecemos algumas questões que são primordiais para o bom funcionamento de uma empresa, como, o que é o Compliance e sua ligação com a Governança Corporativa.

Atualmente, o termo “Compliance” está bastante em evidência, esse assunto vem ganhando força, principalmente no mundo corporativo, em que é cada vez mais discutido sobre as conformidades.

O interesse sobre o assunto vem aumentando significativamente, os últimos dados do Google Trends, mostra que entre os anos de 2003 e 2018 a busca por esse termo quadruplicou[1].

O Compliance ficou ainda mais conhecido com a promulgação da Lei 12.846/12, que trata da Anticorrupção, e sua regulamentação através do Decreto 8.420/15, que dispõe sobre a responsabilidade administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Como implementar o Compliance na gestão da sua organização?

11 Motivos para estar em Compliance!

O principal ponto para iniciar a prática do Compliance, será:

No atual cenário que vivemos, devido aos inúmeros casos de corrupção e suborno, a prática do Compliance acaba sendo algo obrigatório para uma empresa obter sucesso no mercado e atrair cliente, pois, cria uma relação de confiança entre a empresa, os parceiros, funcionários e principalmente clientes.

Além disso, os benefícios do Compliance são inquestionáveis, pois possui a função de monitoramento e certifica que todas as partes integrantes da empresa estão de acordo com as condutas e práticas da organização.

Qual a importância do Compliance no mundo corporativo?

Webinar Verde Ghaia sobre GRC: Governança, Riscos e Compliance

Além de afirmar a transparência de sua organização irá garantir que todos seus colaboradores e terceiros exerçam a ética, pois declara a conformidade (leis, normas, regras, princípios) da empresa em todos âmbitos de atuação, e está relacionada a práticas adequadas para correção de desvios e qualquer ato irregular ou contrário aos princípios da empresa.

A Verde Ghaia possui um Software capaz de auxiliar no conhecimento de gestão e obrigações, o que poderá contribuir para sua empresa ficar por dentro de todas conformidades e atos legais. Recomendamos a leitura do artigo sobre o Módulo GRC – Governança, Risco e Compliance que apresenta as funcionalidades dessa ferramenta para melhoria na gestão.

Você possui alguma dúvida ou quer conhecer o Módulo na prática, entre em contato conosco para agendar sua apresentação ou esclarecer a sua dúvida. O departamento de Compliance e Riscos da Verde Ghaia possui profissionais especializados para te ajudar.

Verde Ghaia há 20 anos no mercado de Gestão Empresarial! Fale com quem entende do assunto!


Raquel Varoni / Danielle Reis / Maria Rossi / Julia Lourenço / Juliana Amora – Dept. de Compliance Ambiental e Riscos da Verde Ghaia


[1] THOMSONREUTERS. Por que o Compliance é um dos maiores desafios da última década para as empresas? Acesso em junho de 2019.

Sair da versão mobile