Ambipar ESG

Importância do Hidrogênio Verde para Descarbonizar Economia

Em abril de 2023, o presidente da Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde, senador Cid Gomes (PDT-CE), propôs que o governo federal, em parceria com o Senado, apresente em breve um arcabouço legal para o setor.

O senador conduziu audiência pública da comissão com representantes dos governos do Brasil, Chile e Reino Unido, para discutir a função do hidrogênio verde na descarbonização das economias globais.

Ademais, para os participantes da audiência, a utilização de energias renováveis é fundamental como estratégia ambiental, social e econômica para reduzir os impactos das mudanças climáticas no planeta, em especial, do efeito estufa.

O Secretário de Planejamento e Transição do Ministério de Minas e Energia, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, afirmou que o Conselho Nacional de Política Energética criou o Programa Nacional de Hidrogênio e tem o tema como prioritário na atual gestão, atuando em cinco eixos para desenvolver a economia do hidrogênio verde no país:

Ainda, o diretor do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima, André Luiz Campos de Andrade, observou que é urgente promover descarbonização rápida, justa e a um custo baixo para desacelerar os efeitos do aquecimento do planeta e evitar desastres ambientais cada vez mais constantes no Brasil e no mundo.

A vice-chefe da Missão do Reino Unido, Melanie Hopkins, afirmou que é uma área frutífera e que seu país apoia o Brasil na descarbonização do setor energético. Ela afirmou que é possível um trabalho conjunto, como na otimização da regulação, no compartilhamento de inovação e no desenvolvimento da cadeia produtiva.

Sobre a descarbonização, salienta-se que o hidrogênio verde é uma solução que tem ganhado um espaço estratégico em governos e empresas pelo mundo. Isso porque une a possibilidade de descarbonizar a economia, isto é, reduzir a emissão de gás carbônico nas atividades econômicas, com as vantagens do hidrogênio como fonte energética.

O hidrogênio possui alta densidade de energia, estabilidade, versatilidade e possibilidade de armazenamento. Para ser fonte de energia, ele deve ser produzido, ou seja, é uma fonte de energia secundária. Apesar de ser o elemento químico mais abundante, não é facilmente encontrado na natureza em sua forma pura.

Além disso, o hidrogênio verde se refere à técnica de produção por meio da eletrólise, que separa o hidrogênio da água através de fontes de energia renováveis, como a solar ou eólica. O processo, portanto, não emite gases poluentes, segunda nota técnica da estatal Empresa de Pesquisa Energética.

Por fim, a Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde também aprovou requerimento para a realização de diligência externa na Holanda, Bélgica e França, em maio de 2023. De acordo com Cid Gomes, o objetivo é conhecer a legislação que a União Europeia está desenvolvendo para a área.

Considerações Finais

Caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, não deixe de entrar em contato conosco!

Atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Os nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Juliana Amora | Assessoria Jurídica

Sair da versão mobile