Ambipar ESG

Tudo sobre o Índice de Sustentabilidade empresarial B3

Empresas comprometidas com questões ambientais, sociais e de governança estão se destacando no mercado de investimentos e você precisa conhecer o Índice de Sustentabilidade empresarial B3.

Em 2019, por exemplo, o relatório do “Principles for Responsible Investing” (PRI), órgão criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mostrou que havia US$86 trilhões aplicados em ativos sustentáveis, o dobro de cinco anos antes.

Isso significa que os investidores estão valorizando os ativos referentes a sustentabilidade. Mas, como saber quais empresas são mais sustentáveis para investir dinheiro?

Logo, para responder a pergunta, a B3 possui índices de sustentabilidade que tem como objetivo principal apoiar investidores a aplicarem seus recursos em empresas que adotam as melhores práticas de ESG (Environmental, Social and Governance, ou Meio Ambiente, Social e Governança em português).

E para que você possa ficar por dentro do assunto: “O que é o B3 índice de sustentabilidade empresarial “, e já começar a analisar em qual empresa você pode investir seu dinheiro em segurança ou saber quais empresas se preocupam verdadeiramente com a sustentabilidade em suas operações, fizemos este artigo para você. Nele vamos falar sobre os índices de sustentabilidade B3 e apresentar a ferramenta ISE B3 e a metodologia utilizada por ela. Confira!

Os Índices de sustentabilidade da B3

Você deve estar se perguntando… Como investir em um índice de sustentabilidade?

Diretamente ainda não é possível. Assim, para acompanhar essas ações na Bolsa de Valores é necessário aplicar em Fundos ESG ou em uma carteira ESG1.

Através da B3 isso é possível. A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, atuando em ambiente de bolsa e de balcão.  A companhia é sociedade de capital aberto – cujas ações (B3SA3) são negociadas no Novo Mercado –, e integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e ITAG, entre outros.

Entre os índices, estão os de sustentabilidade. Ou seja, a B3 possui um conjunto de índices para acompanhar o desempenho das companhias preocupadas com as melhores práticas sustentáveis.

Estes índices servem como instrumentos atrativos para os investidores comprometidos com esta temática, e ajudam a estimular companhias a incorporarem questões ambientais, sociais e de governança em seu dia a dia2.

São eles:

Dada a sua importância para o mercado financeiro, o foco aqui neste artigo está neste último índice, o ISE B3. Portanto, vamos apresentá-lo a seguir, junto com sua metodologia.

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3)

O ISE B3 teve início em 2005, sendo operado pela B3 com apoio técnico da ABC Associados. Originalmente foi financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico foi desenvolvido pelo FGVces e B3.

“O ISE B3 é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e mudança do clima”3.

Ele é considerado o 4° índice de sustentabilidade do mundo e conta com no máximo 40 empresas dentre as emissoras das 200 ações mais líquidas para compor a sua carteira. A participação é voluntária.

Segundo dados do próprio site do ISE B3, a atual carteira do índice vigora no período de 04 de janeiro de 2021 a 30 de dezembro de 2021. Ela reúne 46 ações de 39 companhias, representando 15 setores e somando R$ 1,8 trilhão em valor de mercado. Esse montante equivale a 38% do total do valor de mercado das companhias com ações negociadas na B3 em 25/11/2020.

Desde 2005, quando foi criado, o ISE B3 apresentou rentabilidade de +294,73% contra +245,06% do Ibovespa, e teve ainda menor volatilidade: 25,62% em relação a 28,10% do Ibovespa.

Companhias que compõem a Carteira ISE B3 2021

Metodologia do ISE B3

A metodologia do ISE B3 se baseia em três partes: 1) questionário com 7 dimensões, que avaliam diferentes aspectos da sustentabilidade, 2) envio de evidências para fundamentar as informações fornecidas e 3) deliberação final conduzida pelo Conselho Deliberativo do ISE (CISE). A gestão técnica deste processo é conduzida pela B3, com apoio técnico da ABC Associados e asseguração da KPMG.

O questionário é elaborado por meio de construção coletiva. E as respostas podem ser verificadas no próprio site do ISE B3.

A forma mais simples de estar em dia com suas licenças ambientais

As dimensões analisadas são4:

Cada uma das dimensões recebe peso 100, e elas subdivididas em critérios, conforme os temas acima. O que define os pesos desses critérios são a relevância do tema no contexto atual da gestão empresarial e das demandas da sociedade, sendo privilegiadas as práticas de gestão e o desempenho.

Importante destacar que foi desenvolvida uma plataforma de indicadores do ISE5 na qual você pode conhecer o desempenho médio, mínimo e máximo das empresas que participaram do processo seletivo do ISE nessa década. Esta plataforma contém um dos bancos de dados mais ricos sobre sustentabilidade empresarial no Brasil.

Conclusão

Como deu para notar, o ISE B3 fornece segurança para quem quer investir, porque este índice destaca as empresas que adotam as melhores práticas de sustentabilidade.

Fale com nosso Consultor! Ele é altamente capacitado para entender as particularidades de cada um dos nossos clientes e propor soluções eficientes para uma Alta gestão com Alto Desempenho.

Quer saber mais sobre? Ficou com alguma dúvida ou quer saber tudo sobre ESG e o Índice de Sustentabilidade empresarial B3? Então acesse https://normaiso.verdeghaia.com.br/esg-de-fato e assista a série ESG de Fato. São episódios feitos por grandes especialistas no tema com o objetivo de desmistificar o assunto da sustentabilidade. É imperdível para quem deseja investir ou pelo menos ter conhecimento sobre o assunto da vez no mundo dos investimentos!


Referências

  1. https://blog.ativainvestimentos.com.br/indice-esg/
  2. http://www.b3.com.br/pt_br/b3/sustentabilidade/nas-empresas/indices/
  3. http://iseb3.com.br/o-que-e-o-ise
  4. http://iseb3.com.br/processo-de-selecao

http://indicadores.iseb3.com.br

Sair da versão mobile