Ambipar ESG

Como e por que fazer o levantamento dos aspectos ambientais do meu negócio

O objetivo da ISO 14001:2015 é providenciar à organização uma estrutura de proteção ao meio ambiente, buscando por uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas.

Desse modo, a proposta é criar alternativas que possam contribuir para um desenvolvimento sustentável na proteção do meio ambiente. Além de contribuir pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos, bem como propiciar à organização modos de alcançar resultados definidos e pretendidos.

Como identificar aspectos ambientais e o porquê?!

A Norma é destinada à organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de forma sistemática. E assim, contribuir para o pilar ambiental de sustentabilidade, sendo este aplicável a qualquer tipo de organização. Isto independe de seu tamanho, corte, privada ou pública, aplicado aos aspectos ambientais das suas atividade, produtos e serviços da organização, podendo, portanto, determinar, controlar ou influenciar. Além disso, é possível que a organização considere sua perspectiva de ciclo de vida.

A ISO 14001:2015 define aspecto ambiental no item 3.2.2 como Aspecto ambiental: elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Em nota o aspecto ambiental pode causar um ou mais impactos ambientais significativos. E estes são determinados pela organização aplicando critérios de avaliação.

A norma diz como identificar os aspectos ambientais?

O que seriam os aspectos? Seria tudo que a empresa gera, consome ou emite seja na sua distribuição, armazenamento, produção ou transporte. A Norma, no entanto, não fala como identificar os aspectos ambientais significativos. Assim, a empresa poderá definir seu critério de avaliação, para identificar e controlar seus aspectos ambientais significativos. Desse modo, é possível gerenciar e/ou evitar impactos ambientais significativos.

No item 6.1.2 aspectos ambientais, a organização deve identificar seus aspectos ambientais no seu escopo e definidos em todas as suas atividade, por exemplo, produtos e serviços que estão dentro do escopo da organização. Considerando todos aqueles que ela possa controlar e também aqueles que se possa influenciar, sendo indiretos, como, por exemplo, na contratação de um serviço de transporte seja de resíduos recicláveis ou contaminados. Ou quando se encaminha seus aspectos para tratamento ou outro tipo de destinação. Com isso, a organização deve controlar e influenciar esses aspectos que não estão dentro do seu escopo.

Para a identificação dos aspectos ambientais, deve-se levar em consideração possíveis ou futuras mudanças em processos, projetos, produtos, serviços e atividades novas ou modificadas. Bem como, situações anormais ou de emergências. A identificação desses aspectos e impactos devem estar associados aos critérios utilizados e à identificação dos aspectos significativos documentados. A identificação dos aspectos significativos, podem resultar em riscos ou oportunidades.

Como levantar e identificar seus aspectos ambientais

É importante perceber e entender como a organização e seus colaboradores enxergam e definem e identificam suas áreas, processos, atividades, aspectos e impactos ambientais. Visto que, é relevante identificar todas as áreas e atividades, mesmo que as mesmas não estejam sendo usadas, ou possam ocorrer esporadicamente. Sendo assim, um bom levantamento requer conhecimento, observação, entrevista para facilitar a identificação dos aspectos. E consequentemente, a empresa poderá identificar cada entrada e saída das atividades.

A partir dessas entradas e saídas, podemos definir aspectos ambientais nas entradas, nas saídas e nas situações emergências ou não planejadas. Lembrando que, mesmo que um aspecto ambiental pareça insignificante ou com frequência baixa ou que até o momento não tenha ocorrido ou sido gerado e que pareça não ser importante, deve-se registrá-lo.

Podemos citar, por exemplo, os aspectos ambientais relacionados as atividade as entradas e saídas:

# Entrada: Consumo de energia elétrica

# Saída: Geração de óleo usado

# Não planejado: Risco de vazamento de óleo

Após a identificação dos aspectos ambientais, faz-se necessário a avaliação dos mesmos, através de critérios estabelecidos para conseguir identificar seus aspectos significativos. E assim, estabelecer controles operacionais dos mesmos. Lembrando que com a última atualização da Norma é necessário avaliar a expectativa do ciclo de vida, seus riscos e oportunidades, relacionados aos aspectos ambientais.

Salienta-se que a organização e assim, evitar um impacto ambiental significativo, controlando a causa e evitando o efeito.

Como melhorar seu sistema de Gestão ambiental

Para ter seus processos sempre em dia e em conformidade, é preciso que seu SG seja monitorado, diariamente. Mas, como é possível? São tantas atividades rotineiras!? Bem, as opções são várias e somente você poderá definir o melhor método. Por exemplo, você pode contratar um consultor com know how ou uma empresa que ofereça serviços de consultoria e que te garanta qualidade na implementação do seu SGA e que lhe dê resultadosUma dica é que tanto você quanto seus contratados, identifiquem seus aspectos e impactos e os gerencie. Isso é muito importante, pois vocês dois serão responsáveis por qualquer impacto gerado.

Hoje, já é possível contratar serviços de consultoria totalmente Online. E que além disso, ofereça preços menores, mas com consultores gabaritados para dar suporte. Bem como te ajudar a gerenciar seus documentos e processos. 

Quer saber mais, entre em contato conosco.

Sair da versão mobile