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LIRA – Lista Interna de Requisitos Aplicáveis

LIRA – Lista Interna de Requisitos Aplicáveis

LIRA – Lista Interna de Requisitos Aplicáveis

Dentro do SOGI, o software criado e desenvolvido pela Verde Ghaia, existe um módulo no qual os clientes recebem todas as legislações aplicáveis ao seu negócio, de diversos sistemas, como: Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, Qualidade, Responsabilidade Social, Gestão de Energia, Segurança de Alimentos, Segurança na Cadeia Logística, Antissuborno e Segurança da Informação.

Tal identificação dos requisitos, é realizada através da nossa equipe de especialistas com ajuda de uma inteligência artificial, que localiza, analisa e inclui, todas as normas pertinentes ao escopo do contrato.

Acompanhe conosco e conheça mais sobre este tema!

 

LIRA

Ao ingressar no Módulo LIRA, é possível separar as normas que possuem apenas um sistema exclusivo (LIRA Meio Ambiente etc.), daquelas que possuem sistemas integrados (LIRA Geral), facilitando na gestão e organização das empresas.

Ainda, para permitir uma melhor visualização dos requisitos, bem como a especificidade de qual requisito a empresa está buscando, nós possuímos filtros que dividem as normas em: aplicabilidade (se a norma traz obrigação para empresa ou se é apenas para conhecimento), temas, origem (Municipal, Estadual, Federal e Internacional), órgão, data de inclusão, sumário e muito mais.

Após a inclusão das normas na LIRA da unidade, chega o momento da empresa de realizar a avaliação das obrigações, isto é, verificar se a empresa está cumprindo ou não com as obrigações de todas as normas inclusas. Caso esteja conforme, basta sinalizar a conformidade e escrever como este monitoramento é feito, ou, onde ele pôde ser identificado, no nosso campo de evidência objetiva.

Em casos contrários, onde a empresa verifica a não conformidade de alguma obrigação, recomenda-se que seja aberto um plano de ação, onde poderá ser monitorado o desenvolvimento e a busca pela conformidade da obrigação. Neste plano de ação, pode ser designado um responsável ou uma área responsável pelo atendimento, a descrição do plano, o tipo de plano (ação corretiva, ação imediata, melhoria, oportunidade etc.), uma data de alerta, data de vencimento e outras formas e atingir a conformidade da obrigação.

Relatórios e Carta de Atualização

Com o avançar do preenchimento da LIRA, a empresa consegue gerir o atendimento dos requisitos, das obrigações, dos planos de ações, verificar as pendências, conferir o atendimento por sistema, por tema, por responsável, área, através de alguns gráficos que disponibilizamos, tanto no formato de planilha, gráfico ou pizza.

Ademais, mensalmente, os clientes recebem a Carta de Atualização, que nada mais é que toda a atualização realizada na LIRA da empresa, ou seja, todas as normas pertinentes publicadas, normas revogadas, normas alteradas, incluídas e excluídas por revisão. É necessário que todo primeiro dia do mês esta carta seja validada, conferindo todas as atualizações.

Por fim, contamos com uma consultoria jurídica especializada que está sempre disponível para tirar quaisquer dúvidas.

Considerações Finais

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

Atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Aproveite para conhecer também o nosso departamento de Compliance e Riscos ESG!

Marcelo Baltazar | Assessoria Jurídica

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