Ambipar ESG

Logística Reversa: Lançadas consultas públicas para reciclagem de embalagens de metal, papel e papelão

No artigo de hoje, abordaremos a respeito do lançamento das consultas públicas para a reciclagem das embalagens de metal, papel e papelão.

O responsável pelo lançamento foi o Ministério do Meio Ambiente (MMA), e o referido lançamento ocorreu no dia 03 de novembro de 2022.

Acompanhe conosco e saiba mais!

Consultas públicas lançadas pelo Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente lançou em novembro de 2022, duas consultas públicas. Uma, referente ao sistema de logística reversa das embalagens de papel e papelão, incluindo embalagens do tipo longa vida, e outra, que abrange as embalagens de metal. As propostas integram o Programa Nacional de Logística Reversa, contribuem com o Programa Lixão Zero e estão alinhadas ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Ademais, com a operacionalização dos sistemas de logística reversa, é previsto uma alavancagem da reciclagem, com geração de emprego e renda, e a redução do descarte inadequado, que leva à poluição ambiental. As propostas englobam fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens e produtos comercializados em embalagens de metal, papel e papelão, e ressaltam a importância do consumidor no descarte correto dos materiais recicláveis.

O Secretário de Qualidade Ambiental, André França, explicou que a participação da sociedade é de extrema importância para o aprimoramento das propostas de sistemas de logística reversa, uma vez que, essas embalagens estão presentes no nosso cotidiano e quando são descartadas adequadamente, toda a sociedade ganha. Alguns exemplos desse ganho são: oportunidades de mais empregos verdes, preservação dos recursos naturais, diminuição da poluição em ruas, lagos, rios, mares, dentre outros2.

O aumento das metas relacionadas à logística reversa beneficia também os municípios e consórcios públicos, que muitas vezes são sobrecarregados com ações que não são de sua responsabilidade direta. Outro benefício é o estímulo ao empreendedorismo e contribuição para o aumento da renda em cooperativas de catadores de materiais

recicláveis, que passam a dispor de mais material para comercializar e podem obter uma renda extra a partir da comercialização dos Certificados de Crédito de Reciclagem.3

Logística Reversa

O Sistema de Logística Reversa amplia o descarte adequado e o reaproveitamento de produtos e embalagens descartados pelos consumidores após o uso. Em 2021, onze capitais brasileiras implementaram pontos de coleta de eletroeletrônicos, a partir de Decreto Presidencial de 2020 que instituiu o sistema no País.

Em 2022, as demais capitais também foram abrangidas pelo sistema. Entre 2019 e 2020, foram recolhidas mais de 400 toneladas de eletroeletrônicos. São itens que deixaram de ser descartados no meio ambiente, evitando a poluição do solo e das águas. A meta do MMA é chegar a 5 mil pontos de coleta até 2025, dos quais já foram implantados mais de 3000.

“Os resíduos se transformam em novos produtos. O Sistema de Logística Reversa foi criado para que produtos e embalagens descartados retornem ao processo produtivo, reduzindo o descarte inadequado, gerando empregos verdes, reduzindo emissão de gases de efeito estufa e o consumo de energia, além de reabastecer a indústria com matéria-prima, racionalizando a extração de recursos naturais”, explica André França.4

Considerações Finais

Caro (a) leitor (a), caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

Atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender. Fale conosco.

Juliana Amora | Assessoria Jurídica

Sair da versão mobile